Ultima atualização em 11 de Setembro de 2019 às 14:02

Workshop de Grupos de Pesquisa reúne dezenas de estudantes na Ufopa

Ação fez parte da VIII Jornada Acadêmica, que segue até o sábado, 14.

Durante a manhã e tarde de segunda-feira, 9, mais uma atividade que reuniu um número significativo de estudantes foi o Workshop de Grupos de Pesquisa, que fez parte da programação da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.

Para a estudante do nono semestre do curso de Engenharia de Pesca, Alícia Siqueira, a ideia de atrair novos interessados para, também, optar pela formação na área, foi manifestada por alguns visitantes, entre eles, alunos de ensino médio do colégio Onésima Pereira de Barros.

“Nosso grupo de pesquisa, Aquicultura do Baixo Amazonas, que aplica várias vertentes sobre o pescado, expôs desde a metodologia até a tecnologia de manejo. Trouxemos a parte de ornamentais, de alimentação, sistema de água clara, entre outros processos, para que o pessoal conheça mais e também para que possamos mostrar, de uma forma  atrativa, os projetos que estamos realizando”.

Na ocasião, outros projetos foram expostos, como uso correto do solo e aproveitamento de resíduos da floresta para diversos benefícios, a exemplo do cultivo de plantas.

A professora Elenise Silva, pró-reitora em exercício de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e membro da organização da Jornada, explicou que as atividades integradas que ocorreram na segunda, 9, proporcionaram troca de experiências entre vários estudantes e pesquisadores.

“Tivemos a colaboração dos estudantes com exposição de banners e reuniões em grupos, que juntos puderam se mostrar e dar oportunidade à comunidade acadêmica de conhecer o que fazem e seus futuros projetos. Há possibilidade de ocorrer a integridade entre os grupos, e isso possa ser uma ação continuada. A Jornada, no geral, é um momento bem interessante, criativo, em que as pessoas querem colaborar com as ações de ensino, pesquisa e extensão na Ufopa”.

A programação da VIII Jornada Acadêmica continua até o próximo sábado, 14 de setembro. Confira aqui a programação completa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/5eafb96fd089fd6f15fc74bc13d1efc6.jpg
Demonstração de funcionamento de um eixo a um visitante.

10/9/2019

Exposição dos alunos do curso de Engenharia de Pesca foi um dos destques do evento. Foto: Albanira Coelho