26 de Março de 2018 às 14:24
Órgão suplementar ligado à Reitoria, a Coordenação de Comunicação da Ufopa tem como missão coordenar o processo de criação, implantação e execução da política de comunicação institucional, bem como desenvolver estratégias de divulgação das ações institucionais para os públicos interno e externo da instituição. Órgão de assessoria de imprensa, a Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação, interna e externa, das diversas atividades e ações institucionais realizadas pela Ufopa, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.
Com o objetivo de estabelecer um fluxo permanente de comunicação e de diálogo com os diversos públicos da universidade, a Coordenação de Comunicação realiza, diariamente, várias atividades, tais como: elaboração de conteúdo jornalístico (matérias, notas e sugestões de pauta) para a divulgação das ações da Universidade; atendimento da imprensa (sugestão de fontes, agendamento e acompanhamento de entrevistas); atualização e gerenciamento do conteúdo jornalístico do sítio da Ufopa e de mídias sociais digitais, como o Facebook ; flickr e o Twitter; ações de comunicação interna, por meio da divulgação de notícias pelo Sistema SIG-Ufopa; alimentação de conteúdo do Mural eletrônico da Ufopa; produção do J e do Boletim de Notícias da Ufopa, além da edição e divulgação do Boletim de Atos Administrativos; entre outras.ornal da Ufopa
Competências e Atribuições
Implantar, coordenar e executar a política de comunicação institucional da Ufopa, baseada nos princípios norteadores da comunicação pública e em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa;
Atender às demandas de informação e de entrevistas dos veículos de comunicação local, regional e nacional (assessoria de imprensa);
Promover a integração entre a Universidade e a comunidade, através dos meios de comunicação internos e externos;
Promover a divulgação das atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão, por meio da produção jornalística e de assessoria de imprensa;
Produzir conteúdo e gerenciar os veículos oficiais de comunicação institucional (jornal, boletim eletrônico, sítio, mídias sociais etc.);
Realizar a cobertura jornalística de eventos institucionais e atividades acadêmicas, proporcionando visibilidade às diversas áreas de atuação institucional;
Assessorar campanhas de comunicação institucional em parceria com os demais setores da instituição;
Facilitar o acesso às informações de interesse institucional por meio dos veículos oficiais de comunicação institucional.
Não são atribuições da Coordenação de Comunicação
Revisão de documentos oficiais da Universidade;
Organização e apresentação de eventos;
Reserva de espaços e equipamentos (datashow, microfones, câmeras, caixas de som etc.);
Elaboração de convites para eventos;
Serviço de filmagem e fotografia;
Distribuição de cartazes, fôlderes etc.;
Diagramação de livros, publicações e anais de eventos.
Equipe
Jornalistas
Lenne Santos:
Coordenadora de Comunicação
jorgelene.oliveira@ufopa.edu.br
Albanira Coelho:
albanira.coelho@ufopa.edu.br
Maria Lúcia Sabaa Srur Morais:
maria.morais@ufopa.edu.br
Rosa Luciana Pereira Rodrigues:
rosa.rodrigues@ufopa.edu.br
Talita Baena:
talita.baena@ufopa.edu.br
Publicitárias
Manuele Rodrigues:
manuele.rodrigues@ufopa.edu.br
Tatiana Castro:
tatiana.mota@ufopa.edu.br
Programador Visual
Jocelyn Alencar:
jocelyn.alencar@ufopa.edu.br
Relações Públicas
Karen dos Santos Correia:
karen.correia@ufopa.edu.br
Revisor de Textos
Júlio César da Assunção Pedrosa:
julio.pedrosa@ufopa.edu.br
Assistentes em Administração
Daniel Ramalho:
daniel.ramalho@ufopa.edu.br
Kelly Belentani Gonçalves:
kelly.goncalves@ufopa.edu.br
Estagiários
Leidemara Sousa
Contato
Telefones:
(93) 2101-6532 - Coordenação
(93) 99112-6642 - Administrativo
Comunicação Interna:
comunica@ufopa.edu.br
Comunicação Externa (Imprensa):
comunicaufopa@gmail.com
Marketing Institucional:
marketinginstitucional@ufopa.edu.br
- A Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação de:
1) notícias relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como atividades e eventos da Universidade;
2) conteúdo jornalístico para o site;
3) editais;
4) campanhas institucionais;
5) divulgação de informações de interesse institucional nas redes sociais.
- O atendimento das demandas ocorrerá de acordo com a ordem de recebimento das solicitações (isto é, o formulário devidamente preenchido) pela Comunicação.
< Faça aqui o download do Formulário de Atendimento de Demandas de Comunicação 2019 >
- O formulário deve ser envido para o e-mail comunicaufopa@gmail.com cópia para comunica@ufopa.edu.br
- Ficará a cargo da Coordenação de Comunicação a avaliação da demanda, a viabilidade de atendimento e a publicação do conteúdo nos meios adequados, além da possibilidade de cobertura do evento e/ou divulgação à imprensa. Caso não seja viável a cobertura pela equipe/Ufopa ou o agendamento da pauta com a imprensa, a equipe de comunicação irá deixar o solicitante da demanda ciente sobre a impossibilidade.
- Meios de comunicação disponíveis, atualmente, para divulgação de conteúdo de interesse institucional da Ufopa:
a) Site Ufopa;
b) Comunicados via e-mail - sistema SigAdmin;
c) Redes sociais;
d) Mural eletrônico;
e) Boletim Eletrônico;
Lembrando que cada ferramenta tem sua limitação e regras estabelecidas para uso adequado.
- O envio de demandas, exceto as com prazo estabelecidos abaixo, deverá obedecer ao tempo mínimo de 2 dias úteis.
- Para divulgação de notícias sobre lançamento de editais, cujo conteúdo a Coordenação de Comunicação não teve acesso anteriormente, o prazo do pedido será de 48 horas de antecedência (2 dias úteis).
- Para solicitação de cobertura de eventos pela equipe de Comunicação, o prazo deve ser de no mínimo 10 dias úteis.
- Para eventos em que haja necessidade de cobertura midiática – imprensa local/regional - e de divulgação prévia nos veículos de comunicação da Ufopa, a exemplo da abertura de inscrições, confecção de banner rotativo, etc, o prazo mínimo é de 15 dias.
- As demandas de criação de links de editais - sem a necessidade de elaboração de notícia - resultados, boletins, avisos, assim como a criação de páginas e atualização de conteúdos, serão atendidas obedecendo-se ao horário de expediente: das 8h às 18h e conforme a ordem de chegada. Os pedidos que chegarem fora desse horário serão publicados somente no dia útil seguinte.
O mesmo procedimento vale para os pedidos de envio de e-mail aos demais setores pelo sistema SigAdmin.
- Os documentos (em PDF, DOC, ODT ou outro formato) a ser publicados deverão estar redigidos em papel timbrado com o brasão da Ufopa ou as armas nacionais, de acordo com a resolução nº 17 (21/5/2013) do Conselho Universitário. A resolução nº 17/2013 e os arquivos de imagem do brasão da Ufopa estão disponíveis em: < Símbolos e Insígnias >. A Coordenação de Comunicação fornecerá, aos interessados, arquivos com modelos de papel timbrado.
- Os documentos a ser publicados (em PDF, DOC, ODT, JPEG ou outros tipos de imagens, planilhas ou outras extensões) não podem estar bloqueados para edição, devido à possibilidade de ser preciso alterar formatos e redimensioná-los.
- Fotos e outros arquivos de imagem deverão estar no formato JPEG e dimensões 640X425 pixels.
- É preferível que arquivos em PDF sejam criados a partir dos arquivos em DOC, não escaneados. Se for preciso escanear, devido a necessidade de virem assinados, o arquivo final não poderá ter mais de 5 MB (megabytes).
- Memorandos, comunicados, editais, avisos e outros documentos deste tipo deverão apresentar data e nome do responsável por sua emissão ou setor emitente.
- Os documentos relacionados a editais deverão indicar claramente a quais editais se referem.
- Para assessoramento e divulgação de campanhas institucionais, a Coordenação de Comunicação deverá tomar conhecimento de seu conteúdo desde o início do planejamento ou, pelo menos, com 3 (três) meses de antecedência.
Pesquisador (a), você exerce um papel fundamental para a Universidade e para o desenvolvimento educacional do País. Divulgar o seu trabalho é ampliar os diálogos com a comunidade acadêmica e a sociedade. Contribua com a divulgação científica da UFOPA e nos envie sua pesquisa.
Faça aqui o download do arquivo e envie-nos preenchido para o e-mail: comunica@ufopa.edu.br
Sítio Institucional
Um dos principais meios de divulgação da universidade, o sítio institucional www.ufopa.edu.br disponibiliza as principais informações sobre a UFOPA. Todas as notícias produzidas pela Coordenação de Comunicação sobre a universidade são publicadas neste site.
Notícias da UFOPA
Boletim eletrônico que reúne os links das principais notícias publicadas no site da UFOPA e na imprensa. É enviado por e-mail para toda a comunidade acadêmica da UFOPA.
Mídias Sociais
Além do sítio institucional, a UFOPA também utiliza as redes sociais como forma de divulgar suas ações e atividades. Com este objetivo, a Universidade possui páginas no Facebook (Ufopa Comunica), no Twitter (Twitter Ufopa), no flickr e no Youtube (Canal TV UFOPA), as quais são gerenciadas pela equipe da Coordenação de Comunicação.
Boletim de Serviço da UFOPA
O Boletim de Serviço da UFOPA é organizado e consolidado pela Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – DGDP e publicado pela Coordenação de Comunicação. O Boletim destina-se à publicação de atos oficiais da UFOPA. Os atos nele publicados têm validade jurídica na forma da legislação vigente, ressalvados aqueles de publicação obrigatória no Diário Oficial da União, e deverão ser registrados e cumpridos independentemente de qualquer comunicado ou expediente complementar.
Os documentos que dele constam devem ser enviados à DGDP (dgdp.ufopa@gmail.com), para consolidação e posterior envio à Coordenação de Comunicação para publicação.
Servidor responsável pela consolidação de documentos:
Marcela Cardoso Pimentel – Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (dgdp.ufopa@gmail.com)
Servidor responsável pela revisão e publicação:
Raimundo Solano Lira Pereira – Reitoria (raimundo.pereira@ufopa.edu.br)
Acesse o Boletim de Serviço
Banco Digital de Teses e Dissertações
Criado e gerenciado pela Coordenação de Comunicação, o Banco Digital de Teses e Dissertações reúne teses e dissertações produzidas por alunos de pós-graduação da UFOPA. O conteúdo disponível aqui tem por objetivo divulgar a produção dos programas de mestrado e doutorado da UFOPA, e destina-se a uso pessoal ou científico, sendo proibida a sua comercialização.
O Banco Digital de Teses e Dissertações poder ser acessado aqui.
Servidor responsável:
Júlio César da Assunção Pedrosa
Campus de Santarém
Unidade Amazônia
5º piso – salas 507, 509,511 e 513