Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Coordenação de Comunicação

26 de Março de 2018 às 14:24

Órgão suplementar ligado à Reitoria, a Coordenação de Comunicação da Ufopa tem como missão coordenar o processo de criação, implantação e execução da política de comunicação institucional, bem como desenvolver estratégias de divulgação das ações institucionais para os públicos interno e externo da instituição. Órgão de assessoria de imprensa, a Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação, interna e externa, das diversas atividades e ações institucionais realizadas pela Ufopa, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.

Com o objetivo de estabelecer um fluxo permanente de comunicação e de diálogo com os diversos públicos da universidade, a Coordenação de Comunicação realiza, diariamente, várias atividades, tais como: elaboração de conteúdo jornalístico (matérias, notas e sugestões de pauta) para a divulgação das ações da Universidade; atendimento da imprensa (sugestão de fontes, agendamento e acompanhamento de entrevistas); atualização e gerenciamento do conteúdo jornalístico do sítio da Ufopa e de mídias sociais digitais, como o Facebook e o Twitter; ações de comunicação interna, por meio da divulgação de notícias pelo Sistema SIG-Ufopa; alimentação de conteúdo da TV Capes por meio de produção de notícias para o canal Acontece no Câmpus; produção do Jornal da Ufopa e do Boletim de Notícias da Ufopa, além da edição e divulgação do Boletim de Atos Administrativos; entre outras.

Competências e Atribuições

Não são atribuições da Coordenação de Comunicação

Equipe

Jornalistas

Lenne Santos:
Coordenadora de Comunicação

jorgelene.oliveira@ufopa.edu.br

Albanira Coelho:
albanira.coelho@ufopa.edu.br

Maria Lúcia Sabaa Srur Morais:
maria.morais@ufopa.edu.br

Rosa Luciana Pereira Rodrigues:
rosa.rodrigues@ufopa.edu.br

Talita Baena:
talita.baena@ufopa.edu.br
 

Publicitárias

Manuele Rodrigues:
manuele.rodrigues@ufopa.edu.br

Tatiana Castro:
tatiana.mota@ufopa.edu.br
 

Programador Visual

Jocelyn Alencar:
jocelyn.alencar@ufopa.edu.br
 

Relações Públicas

Karen dos Santos Correia:
karen.correia@ufopa.edu.br
 

Revisor de Textos

Júlio César da Assunção Pedrosa:
julio.pedrosa@ufopa.edu.br
 

Assistentes em Administração

Daniel Ramalho:
daniel.ramalho@ufopa.edu.br

Kelly Belentani Gonçalves:
kelly.goncalves@ufopa.edu.br
 

Estagiários

Josemir Moreira Guimarães

Leidemara Sousa
 

Contato

Telefones:

(93) 2101-6532 - Coordenação

(93) 99112-6642 - Administrativo

Comunicação Interna:
comunica@ufopa.edu.br

Comunicação Externa (Imprensa):
comunicaufopa@gmail.com

 

Orientações para solicitar serviços na Comunicação

- A Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação de:

1) notícias relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como atividades e eventos da Universidade;

2) conteúdo jornalístico para o site;

3) editais;

4) campanhas institucionais;

5) divulgação de informações de interesse institucional nas redes sociais.

- O atendimento das demandas ocorrerá de acordo com a ordem de recebimento das solicitações (isto é, o formulário devidamente preenchido) pela Comunicação.

 Formulário de Atendimento de Demandas de Comunicação

- O formulário deve ser envido para o e-mail comunicaufopa@gmail.com cópia para comunica@ufopa.edu.br .

- Ficará a cargo da Coordenação de Comunicação a avaliação da demanda, a viabilidade de atendimento e a publicação do conteúdo nos meios adequados, além da possibilidade de cobertura do evento e/ou divulgação à imprensa. Caso não seja viável a cobertura pela equipe/Ufopa ou o agendamento da pauta com a imprensa, a equipe de comunicação irá deixar o solicitante da demanda ciente sobre a impossibilidade.

- Meios de comunicação disponíveis, atualmente, para divulgação de conteúdo de interesse institucional da Ufopa:

a) Site Ufopa;

b) comunicados via email - sistema SigAdmin;

c) Redes sociais – Ufopa Comunica e outros;

d) Mural eletrônico;

e) Boletim Eletrônico;

f) Informe Ufopa.

Lembrando que cada ferramenta tem sua limitação e regras estabelecidas para uso adequado.
 

Prazos

- O envio de demandas, exceto as com prazo estabelecidos abaixo, deverá obedecer ao tempo mínimo de 2 dias úteis.

- Para divulgação de notícias sobre lançamento de editais, cujo conteúdo a Coordenação de Comunicação não teve acesso anteriormente, o prazo do pedido será de 48 horas de antecedência (2 dias úteis).

- Para solicitação de cobertura de eventos pela equipe de Comunicação, o prazo deve ser de no mínimo 10 dias úteis.

- Para eventos em que haja necessidade de cobertura midiática – imprensa local/regional - e de divulgação prévia nos veículos de comunicação da Ufopa, a exemplo da abertura de inscrições, confecção de banner rotativo, etc, o prazo mínimo é de 15 dias.

- As demandas de criação de links de editais - sem a necessidade de elaboração de notícia - resultados, boletins, avisos, assim como a criação de páginas e atualização de conteúdos, serão atendidas obedecendo-se ao horário de expediente: das 8h às 18h e conforme a ordem de chegada. Os pedidos que chegarem fora desse horário serão publicados somente no dia útil seguinte.

O mesmo procedimento vale para os pedidos de envio de e-mail aos demais setores pelo sistema SigAdmin.
 

Formatação de documentos

- Os documentos (em PDF, DOC, ODT ou outro formato) a ser publicados deverão estar redigidos em papel timbrado com o brasão da Ufopa ou as armas nacionais, de acordo com a resolução nº 17 (21/5/2013) do Conselho Universitário. A resolução nº 17/2013 e os arquivos de imagem do brasão da Ufopa estão disponíveis em: < Símbolos e Insígnias >. A Coordenação de Comunicação fornecerá, aos interessados, arquivos com modelos de papel timbrado.

- Os documentos a ser publicados (em PDF, DOC, ODT, JPEG ou outros tipos de imagens, planilhas ou outras extensões) não podem estar bloqueados para edição, devido à possibilidade de ser preciso alterar formatos e redimensioná-los.

- Fotos e outros arquivos de imagem deverão estar no formato JPEG e dimensões 640X425 pixels.

- É preferível que arquivos em PDF sejam criados a partir dos arquivos em DOC, não escaneados. Se for preciso escanear, devido a necessidade de virem assinados, o arquivo final não poderá ter mais de 5 MB (megabytes).

- Memorandos, comunicados, editais, avisos e outros documentos deste tipo deverão apresentar data e nome do responsável por sua emissão ou setor emitente.

- Os documentos relacionados a editais deverão indicar claramente a quais editais se referem.

- Para assessoramento e divulgação de campanhas institucionais, a Coordenação de Comunicação deverá tomar conhecimento de seu conteúdo desde o início do planejamento ou, pelo menos, com 3 (três) meses de antecedência.
 

Divulgação de pesquisa

Pesquisador (a), você exerce um papel fundamental para a Universidade e para o desenvolvimento educacional do País. Divulgar o seu trabalho é ampliar os diálogos com a comunidade acadêmica e a sociedade. Contribua com a divulgação científica da UFOPA e nos envie sua pesquisa.

Faça aqui o download do arquivo e envie-nos preenchido para o e-mail: comunica@ufopa.edu.br

 

 

Campus de Santarém
Unidade Amazônia
5º piso – salas 507, 509,511 e 513