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Universidade Federal do Oeste do Pará

Coordenação de Comunicação

26 de Março de 2018 às 14:24

Órgão suplementar ligado à Reitoria, a Coordenação de Comunicação da Ufopa tem como missão coordenar o processo de criação, implantação e execução da política de comunicação institucional, bem como desenvolver estratégias de divulgação das ações institucionais para os públicos interno e externo da instituição. Órgão de assessoria de imprensa, a Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação, interna e externa, das diversas atividades e ações institucionais realizadas pela Ufopa, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.

Com o objetivo de estabelecer um fluxo permanente de comunicação e de diálogo com os diversos públicos da universidade, a Coordenação de Comunicação realiza, diariamente, várias atividades, tais como: elaboração de conteúdo jornalístico (matérias, notas e sugestões de pauta) para a divulgação das ações da Universidade; atendimento da imprensa (sugestão de fontes, agendamento e acompanhamento de entrevistas); atualização e gerenciamento do conteúdo jornalístico do sítio da Ufopa e de mídias sociais digitais, como o Facebook  flickr e o Twitter; ações de comunicação interna, por meio da divulgação de notícias pelo Sistema SIG-Ufopa; alimentação de conteúdo do Mural eletrônico da Ufopa; produção do Jornal da Ufopa e do Boletim de Notícias da Ufopa, além da edição e divulgação do Boletim de Atos Administrativos; entre outras.

Competências e Atribuições

Não são atribuições da Coordenação de Comunicação

Equipe

Jornalistas

Lenne Santos:
Coordenadora de Comunicação

jorgelene.oliveira@ufopa.edu.br
 

Albanira Coelho:
albanira.coelho@ufopa.edu.br

Maria Lúcia Sabaa Srur Morais:
maria.morais@ufopa.edu.br

Rosa Luciana Pereira Rodrigues:
rosa.rodrigues@ufopa.edu.br

Talita Baena:
talita.baena@ufopa.edu.br
 

Publicitárias

Manuele Rodrigues:
manuele.rodrigues@ufopa.edu.br

Tatiana Castro:
tatiana.mota@ufopa.edu.br
 

Programador Visual

Jocelyn Alencar:
jocelyn.alencar@ufopa.edu.br
 

Relações Públicas

Karen dos Santos Correia:
karen.correia@ufopa.edu.br
 

Revisor de Textos

Júlio César da Assunção Pedrosa:
julio.pedrosa@ufopa.edu.br
 

Assistentes em Administração

Daniel Ramalho:
daniel.ramalho@ufopa.edu.br

Kelly Belentani Gonçalves:
kelly.goncalves@ufopa.edu.br
 

Estagiários

Josemir Moreira Guimarães

Leidemara Sousa
 

Contato

Telefones:

(93) 2101-6532 - Coordenação

(93) 99112-6642 - Administrativo

Comunicação Interna:
comunica@ufopa.edu.br

Comunicação Externa (Imprensa):
comunicaufopa@gmail.com

 

Orientações para solicitar serviços na Comunicação

- A Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação de:

1) notícias relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como atividades e eventos da Universidade;

2) conteúdo jornalístico para o site;

3) editais;

4) campanhas institucionais;

5) divulgação de informações de interesse institucional nas redes sociais.

- O atendimento das demandas ocorrerá de acordo com a ordem de recebimento das solicitações (isto é, o formulário devidamente preenchido) pela Comunicação.
 

Faça aqui o download do Formulário de Atendimento de Demandas de Comunicação>
 

- O formulário deve ser envido para o e-mail comunicaufopa@gmail.com cópia para comunica@ufopa.edu.br .

- Ficará a cargo da Coordenação de Comunicação a avaliação da demanda, a viabilidade de atendimento e a publicação do conteúdo nos meios adequados, além da possibilidade de cobertura do evento e/ou divulgação à imprensa. Caso não seja viável a cobertura pela equipe/Ufopa ou o agendamento da pauta com a imprensa, a equipe de comunicação irá deixar o solicitante da demanda ciente sobre a impossibilidade.

- Meios de comunicação disponíveis, atualmente, para divulgação de conteúdo de interesse institucional da Ufopa:

a) Site Ufopa;

b) Comunicados via e-mail - sistema SigAdmin;

c) Redes sociais;

d) Mural eletrônico;

e) Boletim Eletrônico;

Lembrando que cada ferramenta tem sua limitação e regras estabelecidas para uso adequado.
 

Prazos

- O envio de demandas, exceto as com prazo estabelecidos abaixo, deverá obedecer ao tempo mínimo de 2 dias úteis.

- Para divulgação de notícias sobre lançamento de editais, cujo conteúdo a Coordenação de Comunicação não teve acesso anteriormente, o prazo do pedido será de 48 horas de antecedência (2 dias úteis).

- Para solicitação de cobertura de eventos pela equipe de Comunicação, o prazo deve ser de no mínimo 10 dias úteis.

- Para eventos em que haja necessidade de cobertura midiática – imprensa local/regional - e de divulgação prévia nos veículos de comunicação da Ufopa, a exemplo da abertura de inscrições, confecção de banner rotativo, etc, o prazo mínimo é de 15 dias.

- As demandas de criação de links de editais - sem a necessidade de elaboração de notícia - resultados, boletins, avisos, assim como a criação de páginas e atualização de conteúdos, serão atendidas obedecendo-se ao horário de expediente: das 8h às 18h e conforme a ordem de chegada. Os pedidos que chegarem fora desse horário serão publicados somente no dia útil seguinte.

O mesmo procedimento vale para os pedidos de envio de e-mail aos demais setores pelo sistema SigAdmin.
 

Formatação de documentos

- Os documentos (em PDF, DOC, ODT ou outro formato) a ser publicados deverão estar redigidos em papel timbrado com o brasão da Ufopa ou as armas nacionais, de acordo com a resolução nº 17 (21/5/2013) do Conselho Universitário. A resolução nº 17/2013 e os arquivos de imagem do brasão da Ufopa estão disponíveis em: < Símbolos e Insígnias >. A Coordenação de Comunicação fornecerá, aos interessados, arquivos com modelos de papel timbrado.

- Os documentos a ser publicados (em PDF, DOC, ODT, JPEG ou outros tipos de imagens, planilhas ou outras extensões) não podem estar bloqueados para edição, devido à possibilidade de ser preciso alterar formatos e redimensioná-los.

- Fotos e outros arquivos de imagem deverão estar no formato JPEG e dimensões 640X425 pixels.

- É preferível que arquivos em PDF sejam criados a partir dos arquivos em DOC, não escaneados. Se for preciso escanear, devido a necessidade de virem assinados, o arquivo final não poderá ter mais de 5 MB (megabytes).

- Memorandos, comunicados, editais, avisos e outros documentos deste tipo deverão apresentar data e nome do responsável por sua emissão ou setor emitente.

- Os documentos relacionados a editais deverão indicar claramente a quais editais se referem.

- Para assessoramento e divulgação de campanhas institucionais, a Coordenação de Comunicação deverá tomar conhecimento de seu conteúdo desde o início do planejamento ou, pelo menos, com 3 (três) meses de antecedência.
 

Divulgação de pesquisa

Pesquisador (a), você exerce um papel fundamental para a Universidade e para o desenvolvimento educacional do País. Divulgar o seu trabalho é ampliar os diálogos com a comunidade acadêmica e a sociedade. Contribua com a divulgação científica da UFOPA e nos envie sua pesquisa.

Faça aqui o download do arquivo e envie-nos preenchido para o e-mail: comunica@ufopa.edu.br

 

Mídias e Serviços
  • Sítio Institucional

Um dos principais meios de divulgação da universidade, o sítio institucional www.ufopa.edu.br disponibiliza as principais informações sobre a UFOPA. Todas as notícias produzidas pela Coordenação de Comunicação sobre a universidade são publicadas neste site.

  • Notícias da UFOPA

Boletim eletrônico que reúne os links das principais notícias publicadas no site da UFOPA e na imprensa. É enviado por e-mail para toda a comunidade acadêmica da UFOPA.

  • Mídias Sociais

Além do sítio institucional, a UFOPA também utiliza as redes sociais como forma de divulgar suas ações e atividades. Com este objetivo, a Universidade possui páginas no Facebook (Ufopa Comunica), no Twitter (Twitter Ufopa), no flickr e no Youtube (Canal TV UFOPA), as quais são gerenciadas pela equipe da Coordenação de Comunicação.

  • Boletim de Serviço da UFOPA

O Boletim de Serviço da UFOPA é organizado e consolidado pela Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – DGDP  e publicado pela Coordenação de Comunicação. O Boletim destina-se à publicação de atos oficiais da UFOPA. Os atos nele publicados têm validade jurídica na forma da legislação vigente, ressalvados aqueles de publicação obrigatória no Diário Oficial da União, e deverão ser registrados e cumpridos independentemente de qualquer comunicado ou expediente complementar.

Os documentos que dele constam devem ser enviados à DGDP (dgdp.ufopa@gmail.com), para consolidação e posterior envio à Coordenação de Comunicação para publicação.

Servidor responsável pela consolidação de documentos:
Marcela Cardoso Pimentel  Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (dgdp.ufopa@gmail.com)

Servidor responsável pela revisão e publicação:
Raimundo Solano Lira Pereira – Reitoria  (raimundo.pereira@ufopa.edu.br)
Acesse o Boletim de Serviço


Banco Digital de Teses e Dissertações

Criado e gerenciado pela Coordenação de Comunicação, o Banco Digital de Teses e Dissertações reúne teses e dissertações produzidas por alunos de pós-graduação da UFOPA. O conteúdo disponível aqui tem por objetivo divulgar a produção dos programas de mestrado e doutorado da UFOPA, e destina-se a uso pessoal ou científico, sendo proibida a sua comercialização.

O Banco Digital de Teses e Dissertações poder ser acessado aqui.

Servidor responsável: 
Júlio César da Assunção Pedrosa

 

Campus de Santarém
Unidade Amazônia
5º piso – salas 507, 509,511 e 513