Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 23 de Novembro de 2023 às 16:44

Aula Magna

Aula, aula magna, aula inaugural

 

Originária do latim, com o sentido de "pátio" ou "átrio", a palavra aula designava, a princípio, a sala onde se davam lições, onde se estudava. Com o passar do tempo, adquiriu o sentido que tem hoje em português, sendo equivalente a lição. Nas instituições de ensino portuguesas, principalmente nas universidades, dá-se o nome aula magna ao salão nobre ou solene, onde ocorrem as cerimônias mais importantes da instituição, inclusive os discursos de abertura do ano letivo.

No Brasil, o termo aula magna adquiriu o sentido de "aula inaugural", designando a palestra ou conferência, proferida por pessoa convidada pela direção da instituição, que dá início a um curso ou ao ano acadêmico. O nome aula magna pode designar, também, a própria solenidade, de que a conferência é a parte principal.

Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Aula Magna é um dos eventos mais importantes: abre o ano letivo, dando início às atividades acadêmicas e recebendo os alunos que ingressam através dos processos seletivos da universidade.

 

2010

 

A primeira Aula Magna da Ufopa ocorreu poucos meses após a fundação da universidade, abrindo o ano letivo de 2010 e recebendo os calouros daquele ano, que entraram na instituição ainda através dos processos seletivos e cursos da Universidade Federal do Pará — UFPA (Biologia, Direito, Física Ambiental, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação) e da Universidade Federal Rural da Amazônia — Ufra (Engenharia Florestal). Estas duas universidades federais tiveram desmembradas suas unidades em Santarém e Oriximiná para a criação da Ufopa, em 5 de novembro de 2009 (Lei nº. 12.085/2009).

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/6bbe810b48aaa310c2af151e07481adf.JPG
A comunidade acadêmica lotou a Casa da Cultura de Santarém para a primeira Aula Magna da Ufopa.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

A cerimônia, presidida pelo reitor Prof. Dr. José Seixas Lourenço, foi realizada no dia 22 de março de 2010 na Casa da Cultura de Santarém. O orador convidado foi o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rodrigo de Araújo Ramalho, que falou sobre o conceito de universidade, seu histórico e apresentou a proposta inovadora da Ufopa.

Além do reitor e do pró-reitor de Ensino de Graduação, estiveram presentes a vice-reitora, Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro, e os demais pró-reitores, além de grande público, que encheu o teatro da Casa da Cultura.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/db943c56b1a11cc6b65ee8ae115064d0.JPG
Rodrigo de Araújo Ramalho apresentou a proposta da Ufopa.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

Durante os preparativos para a Aula Magna, teve-se a feliz ideia de sugerir: "Por que não convidar Sebastião Tapajós?". Sugestão acatada, convite feito e aceito, e Sebastião Tapajós, violonista de renome internacional, tornou-se o primeiro artista a apresentar-se numa Aula Magna da Ufopa, prestigiando a universidade com sua arte.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/712e31e6fc5f6088cc60f54c93a3dfa4.JPG
Sebastião Tapajós apresenta-se na Aula Magna de 2010.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

2011

 

A Aula Magna de 2011 seria o ponto alto da abertura daquele ano letivo e da recepção aos primeiros calouros da Ufopa, pois os alunos de 2010 ainda entraram na instituição por meio dos processos seletivos e cursos da UFPA e da Ufra. Foi convidado como orador o Prof. Dr. Armando Dias Mendes, docente e ex-pró-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ex-presidente do Banco da Amazônia, que falaria sobre o tema “A Universidade Amazônica do Século XXI”. Para o evento foi escolhido o Salão Nobre do Amazônia Boulevard, em Santarém, para o qual, no início da noite de 18 de março de 2011, acorreu grande público de alunos e servidores da Ufopa, que lotaram o local.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/f79237556c4b9f2d35a52d247fd289cf.JPG
A comunidade acadêmica encheu o Salão Nobre do Amazônia Boulevard.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

O evento iniciou-se às 19h, presidido pelo reitor José Seixas Lourenço e com apresentação musical do cantor Nato Aguiar. Após a parte artística, uma manifestação de alunos e servidores contra a Reitoria causou um tumulto que interrompeu a solenidade. O reitor decidiu, portanto, encerrar a cerimônia antes da conferência de Armando Mendes.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/8576df0de4e15c02434e16c6d06dfa5c.JPG
Jorge Kisnney Santos Kamassury recebeu do reitor José Seixas Lourenço diploma de honra ao mérito
como primeiro colocado dos ingressantes de 2011. Foto: Comunicação/Ufopa.

 

Em 7 de novembro do mesmo ano, Armando Dias Mendes retornou à Ufopa e proferiu a palestra “As fronteiras amazônicas: tangíveis e intangíveis”, no âmbito do II Ciclo de Extensão do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que abordou o tema “Interdisciplinaridade, pesquisa e extensão no contexto amazônico: os avanços no Oeste do Pará”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/18241fe93cbc48829e844008452d78fa.jpg
Armando Dias Mendes (1924-2012).
Foto: Marcelo Seabra (O Liberal/ORM).

 

 

 

2012

 

A Ufopa abriu o ano letivo de 2012 em cerimônia realizada na noite do dia 27 de fevereiro, no Auditório Curuá-Una do Barrudada Tropical Hotel, em Santarém, para recepcionar os cerca de 1.200 novos alunos. A solenidade, presidida pelo reitor José Seixas Lourenço, teve a presença do Prof. Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello, ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), que na ocasião proferiu a Aula Magna daquele ano. O reitor felicitou os novos alunos por terem vencido a grande concorrência que é ingressar em um curso universitário e por estarem, a partir de então, integrados a um projeto universitário inovador e que já se destacava no Brasil e no exterior.

Em sua conferência, que versou sobre o tema A Educação Superior perante os desafios do novo século, o professor Fiúza de Mello assertou que a Ufopa, por estar no coração da Amazônia, tem um destino diferenciado do das outras universidades: “Se nós tivermos a grandeza de perceber isso, e construirmos nessa perspectiva um destino impar e que pode, na verdade, destacá-la dentro do cenário da educação superior brasileira, e eu diria também no cenário latino-americano, nós estamos apenas no início de um processo, cujo futuro nós não temos consciência possível para saber”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/0b8a89739b31e3cb25ce6b9f158e95db.JPG
Alex Fiúza de Melo, 27/02/2012.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

 

2013

 

O ano de 2013 foi o único em que a Ufopa não recepcionou os calouros com a Aula Magna. A Reitoria optou por receber os cerca de 1.200 novos alunos com uma programação diferenciada e descentralizada: atividades esportivas (caminhada, passeio ciclístico) e culturais (apresentações musicais, exibição de filmes), palestras e exposições temáticas nas unidades acadêmicas e nos laboratórios, planetário móvel, “trote diferenciado”, sorteio de computadores portáteis e bicicletas.

Destaque-se a Oficina de Língua Portuguesa, promovida pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) para “contribuir com a preparação do aluno para o novo mundo universitário”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/83b1d3b0feea06a8cdfcaf3e9b32e5e4.jpg
Caminhada: saída da Unidade Tapajós, 03/03/2013.
Foto: Keiliane Bandeira.

 

 

2014

 

Com o tema Integração da Região Amazônica: perspectivas e realidades, a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Ennio Candotti no dia 24 de março de 2014, no Auditório da Unidade Tapajós, em Santarém, foi o ponto alto da recepção aos alunos ingressantes na Ufopa em 2014.

Candotti tratou dos desafios científicos a serem pesquisados pelos estudantes: “A Amazônia é um imenso laboratório. O que vocês ganharão ao longo desses anos é uma capacidade de enxergar aquilo que todo mundo vê, mas com um olhar diferenciado, aguçando os sentidos. É assim que vocês começarão a fazer ciência”.

Foi essa a primeira cerimônia de recepção de novos alunos presidida pela reitora Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro, que saudou os calouros, dando-lhes as boas-vindas a um ambiente de grande diversidade. “Estamos localizados na Amazônia Central, uma região que passa por profundas mudanças sociais e econômicas. O papel da Ufopa dentro dessa realidade ainda está sendo construído, mas, certamente, faz parte dele formar novos profissionais e contribuir para o desenvolvimento da região”, destacou.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/b0cf541b8c3e6fa6895cb9d82428296e.jpg
Raimunda Monteiro e Ennio Candotti, 24/03/2014.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

 

2015

 

Alunos e servidores lotaram o Auditório Tapajós para a recepção aos calouros da Ufopa na noite de 5 de março de 2015. A reitora Raimunda Monteiro deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou o momento de construção da Ufopa em seus 5 anos de existência, reforçando a importância da participação de todos nesse processo: “As reflexões sobre o nosso papel, os nossos percursos acadêmicos, o fortalecimento institucional da Ufopa vão se dar e vocês vão participar delas nos próximos anos”.

O público presente assistiu à Aula Magna, proferida pelo Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema A crise atual do capitalismo e os desafios para o Brasil.

A respeito da Amazônia e da Ufopa, disse Cassiolato: “Vocês aqui têm possibilidades nessa região que nenhum outro lugar do país tem, que é o fato de juntar os conhecimentos tradicionais com os conhecimentos organizados da universidade. Esse desafio é dado num momento de intensa transformação, em que se tem a impossibilidade de que dentro do sistema saiam soluções que possam levar à melhoria de vida e à relação com o planeta Terra menos predatória”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/86c54cb526debd4c4eaeaa343a93473e_BxwE6v5.jpg
José Eduardo Cassiolato, 05/03/2015.
Foto: Luena Barros.

 

 

2016

 

Grande público de alunos e servidores esteve presente no Auditório da Unidade Tapajós, no dia 10 de junho de 2016, para a Aula Magna, que teve como oradora a Profa. Dra. Wrana Panizzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que discorreu sobre o tema Ensino Superior Público no Brasil: conquistas e perspectivas. Ela fez um resgate histórico do ensino superior público brasileiro: “Nosso sistema é recente, mas apresenta resultados importantes para o desenvolvimento nacional, seja formando recursos humanos, produzindo conhecimento técnico-científico e reflexões sobre nossa realidade brasileira”.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, deu as boas-vindas aos calouros e falou do processo de consolidação da Universidade: “Estamos completando nosso sétimo ano de implantação. Já estamos numa etapa mais adiantada de estruturação, mas ainda há muito para avançar. Vocês verão que estamos numa instituição de grande diversidade, de muitas conquistas já consolidadas, mas também de grandes desafios”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/6b1c9830797c4c635a4c97dfe4744d4e.jpg
Wrana Panizzi, 10/06/2016.
Foto: Renata Dantas.

 

 

2017

 

“No contexto em que estamos, um contexto muito nublado, turvo, o conhecimento ilumina” – afirmou o Prof. Dr. Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em sua conferência na Aula Magna da Ufopa em 1º de junho de 2017, tratando do tema Desafios da Educação Superior no Século XXI. O Auditório da Unidade Tapajós estava cheio de estudantes calouros e veteranos, professores e técnicos, que ouviram sobre a importância da universidade pública para a busca de soluções aos desafios enfrentados por nossa sociedade.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, presidiu o evento e deu as boas-vindas aos alunos ingressantes de 2017: “Desejamos que a trajetória de vocês seja de grande aprendizado e de cidadania para que vocês possam ser bons profissionais, mas também influenciadores sociais para as melhorias que a nossa região, o nosso país e o mundo precisam neste momento”.

A Aula Magna de 2017 contou também com a presença artística do grupo de teatro Iurupari, do professor da Ufopa e músico Celson Lima e da banda Argilas Selvagens.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/26d8dc6fcc5d46a5cf202c27d28867fd.jpg
Roberto Leher, 01/06/2017.
Foto: Carlos Bandeira Júnior.

 

 

2018

 

“A pluralidade e a diversidade de ideias são valores absolutos” – disse o Prof. Dr. Carlos Edilson Maneschy, ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), em sua conferência proferida em 7 de maio de 2018 no Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém, por ocasião da solenidade de recepção aos calouros da Ufopa.

Maneschy tratou do tema Universidade multicampi na Amazônia: o papel da Ufopa na inclusão social, resiliência ambiental e desenvolvimento econômico, falando sobre inclusão social e valores humanos; também chamou a atenção dos calouros para compreenderem a ciência como um valor social: “A ciência só tem sentido se for colocada a serviço da melhoria de vida da população”, concluindo: “A universidade só tem sentido se tiver uma resposta social para tudo o que faz”.

A parte artística do evento esteve a cargo do grupo de teatro Iurupari e do Coral da Ufopa, que se apresentou sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e acompanhado pelo quarteto de cordas do Instituto Wilson Fonseca.

A Aula Magna de 2018 foi a primeira sob a presidência do recém-empossado reitor Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz, que então apresentou à comunidade ufopiana os novos pró-reitores e outros membros da Gestão Superior da Universidade para o período de 2018 a 2022.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/4b8cd5cf1dd8349ca47d97706a1b56de.jpg
Carlos Maneschy, 07/05/2018.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

 

2019

 

Realizada em 18 de março de 2019 no Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém, com a já esperada presença de grande público, a Aula Magna desse ano, além de ponto alto da recepção aos calouros, foi também o pontapé inicial das comemorações dos 10 anos de criação da Ufopa.

Com a presença do reitor Hugo Diniz, que abriu o evento e deu as boas-vindas aos calouros, o orador foi o Prof. Dr. José Roberto Branco Filho, docente do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, que abordou o tema Conexões com a Inovação: A Inovação na Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito da programação dos 10 anos de criação da Ufopa, a inovação foi o tema do mês de março de 2019.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/4c558647e75f485bbacb17efcc926e61.jpg
José Roberto Branco Filho, 18/03/2019.
Foto: Comunicação/Ufopa.

 

 

2020

 

A recepção aos calouros de 2020 teve seu ponto culminante no dia 9 de março daquele ano, quando o auditório da Unidade Tapajós ficou lotado para a Aula Magna, proferida pela Dra. Beatriz Ronchi, coordenadora de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), conceituada instituição sediada em Manaus (AM).

Com o tema Ensino de Pesquisa na Amazônia: Desafios e Perspectivas do Século XXI, Beatriz Ronchi fez diversos apontamentos para dar visibilidade à importância dos estudos realizados na região amazônica, descrevendo o funcionamento do INPA.  A palestrante expôs os reais números de profissionais capacitados pelo INPA, cujos estudos abordaram temáticas regionais, com foco nas questões ambientais, com amostragem de dados indicando de onde são e onde estão esses pesquisadores atualmente, e mostrou com precisão que 68% deles são oriundos da região Norte.

Beatriz Ronchi também mostrou dados com números de pessoas que têm o privilégio de entrar em uma universidade: “Somente 21% da população brasileira, de 18 a 24 anos, chegam à universidade. São 8,4 milhões de estudantes, mas apenas 2% deles estão nas universidades federais”.

O evento foi presidido pela vice-reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Xavier, então reitora em exercício.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/c8cfabf347a4c3c3bc88b686bd600271.jpg
Beatriz Ronchi descreveu o funcionamento do Inpa, onde atua.
Foto: Albanira Coelho.

 

 

2021

 

Assim como ocorreu com outras instituições no Brasil e em todo o mundo, a pandemia de covid-19 obrigou a Ufopa a restringir suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos anos de 2020 e 2021. Por esse motivo, a Aula Magna de 2021 também foi realizada de forma virtual, no dia 5 de outubro de 2021, sendo transmitida ao vivo pela Internet.

Falando sobre o tema Neurociência e Saúde Mental: A Importância da Vida Saudável para o Cérebro, o orador foi o Prof. Dr. Walace Gomes Leal, docente do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa.

O evento foi gravado e está disponível no canal do Cerimonial da Ufopa no YouTube:

 

 

 

2022

 

Após cerca de dois anos e meio de atividades administrativas e acadêmicas semipresenciais ou realizadas à distância por meio da Internet, a Aula Magna de 19 de setembro de 2022 marcou a retomada definitiva das atividades presenciais e a recepção aos calouros aprovados pelos processos seletivos regulares e especiais de 2022.

O tradicional evento ocorreu no auditório da Unidade Tapajós, que ficou repleto de alunos calouros e veteranos e de servidores, que ouviram as palavras de boas-vindas da reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Ruela Xavier, na primeira Aula Magna sob sua presidência após assumir a Reitoria: “Estávamos planejando este momento há mais ou menos dois anos e meio. Receber vocês aqui é um ânimo para os novos desafios que virão. Aqui temos um modelo de formação diferenciado, um modelo de formação voltado para a nossa realidade, a realidade amazônida. Acreditamos em uma formação libertadora, para vocês terem o poder de questionar e de ser críticos à realidade em que vivemos. A educação que vocês vão receber é uma formação característica da universidade pública e a universidade fará diferença na vida de vocês”.

Falaram também a vice-reitora, Profa. Dra. Solange Helena Ximenes Rocha, e a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Honorly Kátia Mestre Correa.

Após a abertura, foi dada a palavra ao Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa, docente e pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proferiu conferência sobre o tema "Internacionalização da universidade amazônida: desafios e perspectivas para o século XXI".

 

2023

 

A recepção aos calouros de 2023 da Ufopa coincidiu com a Semana do Estudante e teve seu ponto culminante com a tradicional Aula Magna, no dia 7 de agosto. A comunidade acadêmica compareceu em grande número ao auditório da Unidade Tapajós, no Campus Santarém, onde a reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Ruela Xavier, deu as boas-vindas aos estudantes: “Calouros, nós esperamos que vocês possam integrar plenamente a comunidade acadêmica, tão rica de saberes culturais, de saberes tradicionais, que, junto com o conhecimento científico produzido na universidade, buscam soluções para os problemas que a sociedade moderna enfrenta”.

Os alunos calouros foram saudados também pela vice-reitora, Profa. Dra. Solange Helena Ximenes Rocha, e pela pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Honorly Kátia Mestre Correa.

A Aula Magna foi proferida pela Profa. Dra. Márcia Abrahão Moura, reitora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que falou sobre o tema “Universidade do Futuro”.

“Para falar da universidade do futuro, precisamos pensar na universidade do presente. Estamos em um país com uma desigualdade enorme, com uma concentração de riqueza muito grande”, afirmou Márcia Abrahão Moura. Segunda ela, “a universidade do presente no Brasil procura ser uma universidade inclusiva, democrática e de excelência. Uma universidade de excelência não é só um lugar onde os pesquisadores publicam nas melhores revistas internacionais. Uma universidade de excelência, sem o compromisso social, está solta num país que tem essas características de desigualdade que nós temos. Então essa universidade do presente é uma universidade de excelência, onde fazemos ensino, pesquisa e extensão com compromisso social”.

O recado dado aos calouros pela professora é o de que a universidade do futuro precisa considerar esse compromisso social: “É isso o que a esperamos da universidade do futuro: uma universidade que acolha todas as formas de saberes e que leve a humanidade, primeiro para a sua sobrevivência, e, depois, para que a gente seja um planeta menos desigual, em que todas e todos tenham a oportunidade de viver da forma que julgarem mais adequada”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/e51be4d141fcc275addbef6e5ced8703.JPG
Márcia Abrahão Moura.
Foto: Jocelyn Alencar.

 

 


Texto: Júlio César Pedrosa
Imagens: Acervo Comunicação/Ufopa