UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 12 de Dezembro de 2023 às 11:34

Alunos da Ufopa conhecem experiências de aquicultura e pesca no nordeste do Pará

Alunos do ICTA particpam de Aula prática em Bragança-PA.

Uma turma de 34 alunos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou uma aula de campo na região do nordeste do Pará, entre os dias 22 e 28 de novembro de 2023. O objetivo foi conhecer as principais atividades de aquicultura e pesca marinhas e estuarinas desenvolvidas na região, que é considerada uma das mais produtivas e diversificadas do estado.

A aula de campo faz parte das disciplinas de Dinâmica de Populações Pesqueira II ministrada pelo Prof. Bruno Batista, Sistema de Gestão e Manejo Pesqueiro ministrada pelo Prof. Tony Braga, Larvicultura de organismos aquáticos ministrada pela Prof. Michelle Fugimura e Manejo e Produção de organismos aquáticos ministrada pelo Prof. Luciano Jensen, que acompanharam os alunos na viagem. Esta aula de campo integrada, foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu aos estudantes terem contato direto com as diferentes realidades e desafios do setor pesqueiro marinho e estuarino.

Durante a aula de campo, os alunos visitaram uma fazenda de camarão marinho em Curuçá, onde aprenderam sobre as técnicas de produção, manejo, sanidade, alimentação e comercialização do crustáceo. Eles também conheceram uma cooperativa de produtores de ostras em Nova Olinda, onde viram como é feita a coleta, depuração, beneficiamento e venda do molusco. Além disso, eles visitaram embarcações, feiras de pescado e vila de pescadores para entender sobre as tecnologias para a pesca marinha, como redes, anzóis, armadilhas e rastreadores, realizada em Bragança. Por fim, eles participaram de uma aula noturna sobre o ciclo da maré e a importância dela para a pesca e a navegação. Nesta mesma aula também foi possível acompanhar a pesca de arrasto noturno na praia de Ajuruteua.

Para os alunos, a aula de campo foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de se preparar para o mercado de trabalho. Eles destacaram a importância de conhecer as diferentes cadeias produtivas, os aspectos socioeconômicos, ambientais e culturais envolvidos na atividade pesqueira, bem como as demandas e as potencialidades da região. Eles também ressaltaram a troca de experiências e o aprendizado com os produtores, pescadores, técnicos e pesquisadores que os receberam.

A aula de campo faz parte do projeto pedagógico do curso de engenharia de pesca da Ufopa, que busca integrar a teoria e a prática, estimular a pesquisa e a extensão, e formar profissionais capacitados para atuar na gestão, no planejamento, no desenvolvimento e na inovação do setor pesqueiro na Amazônia.

Texto: Bruno Batista

Alunos do ICTA particpam de Aula prática em Bragança-PA.