UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Criado em 22 de Fevereiro de 2024 às 11:49

Pesquisa mostra a percepção das condições climáticas e o turismo em Alter do Chão

A estudante de graduação do curso Ciências Atmosféricas do IEG, Ana Vitória Padilha Mendes, publicou artigo intitulado “Percepção das Condições Climáticas e o Turismo em Alter do Chão, Santarém (PA)”, na Revista Brasileira de Climatologia, uma das mais conceituadas na área, possuindo nivel “A” na avaliação Qualis, da Capes. O trabalho teve a orientação da Profa. Dra. Glauce Vitor Silva, do Ifii/Ufopa.

O estudo fez parte do projeto PEEx/IEG “Impactos socioambientais da mudança climática em comunidades na região do Oeste do Pará”, conhecido popularmente por “Mudanças Climáticas e Comunidades”, coordenado pela Profa. Dra. Ana Carla Gomes, do Curso de Ciências Atmosféricas do IEG/Ufopa, que objetiva verificar os impactos das mudanças climáticas em comunidades localizadas na região do Oeste do Pará e contribuir na formação de cidadãos ambientalmente conscientes.

O projeto do IEG é parte do Programa PEEx da Ufopa, que, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tem por objetivo efetivar a indissociabilidade entre o tripé universitário, por meio da integração entre a educação básica e o ensino de graduação e de pós-graduação.

O projeto abordou os impactos das mudanças climáticas na saúde, no conforto térmico, na ocorrência de eventos extremos e no turismo em Alter do Chão e contou com a colaboração dos docentes Profa. Dra. Iolanda Reis e Prof. Gabriel Costa, do Instituto de Biodiversidade e Floresta - Ibef/Ufopa, Profa. Dra. Glauce Vitor Silva, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural – Ifii/Ufopa e da Profa. Dra. Sarah Batalha, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato (EETEPA – Santarém).

Alter do Chão - Um dos importantes resultados do projeto foi a publicação do artigo científico de Ana Vitória, que levantou dados sobre a percepção das pessoas quanto às condições climáticas e o turismo na APA Alter do Chão, criada em julho de 2003, com uma área de 16.180 hectares, visando garantir a conservação e o uso dos recursos naturais pelas comunidades que habitam a região. Em 2009, a praia mais famosa de Alter, conhecida como Ilha do Amor, foi eleita pelo jornal inglês The Guardian, a praia de água doce mais bonita do mundo, ficando popularmente conhecida como “Caribe Brasileiro”.

Uma das conclusões do estudo é que o principal problema para o desenvolvimento do turismo em Alter do Chão é a falta de consciência de turistas e moradores, além do saneamento básico, que pode ser resolvido com redes de abastecimento de água, rede de esgotos e coleta correta de lixo. “É fundamental frisar a importância de uma estrutura turística organizada e sustentável para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Para isso ocorrer, é necessário a implementação de políticas sustentáveis e práticas mais limpas, como uso de energias renováveis”, destaca o estudo.

“Vale ressaltar que, a falta de apoio de autoridades competentes, como a Secretária de Turismo, representa uma barreira significativa para o desenvolvimento do turismo em Alter do Chão. Em vista disso, é crucial que a Secretaria de Turismo e outras entidades responsáveis tomem um papel proativo na promoção de políticas e ações que intencionem a sustentabilidade do turismo na região”, destaca o artigo.

A publicação pode ser conferida neste link

/media/file/site/ieg/imagens/2024/4fe082d2cf57c39bdc2e1c363c270cd2.jpeg
Discente Ana Vitória, teve artigo publicado na Revista Brasileira de Climatologia
/media/file/site/ieg/imagens/2024/08c62f0d1fe7370a59233f6b02584638.jpeg