UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 9 de Fevereiro de 2024 às 15:55

Projeto Cuidadores do Ar realiza treinamento e atividades práticas sobre mudanças climáticas na região Oeste do Pará

Os participantes do projeto conheceram os fundamentos do protótipo utilizado nos kits de monitoramento da qualidade do ar na região e as pesquisas ambientais do Museu de Ciência da Amazônia, em Belterra.

O grupo de pesquisa Ciências Atmosféricas na Amazônia (GP.CAA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ofereceu curso de capacitação sobre Inovação tecnológica por meio de sensores de baixo custo e internet das coisas (IoT), "Arduíno para Iniciantes". A capacitação, realizada no último dia 03 de fevereiro, foi destinada aos bolsistas do projeto de pesquisa “Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar na Região do Oeste do Pará: Cuidadores do Ar”. O GP.CAA é coordenado pela docente Ana Carla Gomes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG/Ufopa).

O curso foi ministrado pelo professor Elias Leitão, coordenador do Curso Técnico em Informática da EETEPA/Santarém, com auxílio das professoras Ana Carla Gomes (IEG/UFOPA), Glauce Vitor da Silva (IFI/UFOPA) e Sarah Batalha (EETEPA/Santarém).

O objetivo da ação foi oferecer uma introdução prática ao mundo da eletrônica e da programação, além de desenvolver habilidades fundamentais associadas à inovação com baixo custo e resolução de problemas. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer na prática os fundamentos do protótipo utilizado nos kits de monitoramento da qualidade do ar na região.

Por fim, contou com a participação de discentes da Ufopa e da Eetepa/Santarém da graduação em Ciências Atmosféricas, do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) e dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Logística, Segurança do Trabalho e Informática.

Museu de Ciência da Amazônia – Na data de 26 de janeiro de 2024, os integrantes do projeto Cuidadores do Ar realizaram uma visita técnica ao Museu de Ciência da Amazônia (MuCA), localizado em Belterra. O grupo foi recepcionado pelo diretor científico do museu, professor Hipócrates Chalkidis que, além de apresentar o museu, também palestrou sobre a “Bioeconomia na Amazônia: Desafios, Perspectivas e o MuCA”.

O grupo de visitantes teve a participação de 40 bolsistas de iniciação cientifica da graduação e do ensino médio, além da coordenadora do projeto e docente do Curso Ciências Atmosféricas do IEG, professora Ana Carla Gomes, do professor João Elbio Sequeira (EETEPA/Santarém) e das professoras Glauce Vitor da Silva (IFI/UFOPA) e Sarah Batalha (EETEPA/Santarém).

A visita teve o foco de mostrar aos discentes as formas que os pesquisadores do museu estão buscando, para criar medidas de mitigação aos impactos das mudanças climáticas na região, por meio da pesquisa científica, empreendedorismo e incentivo à bioeconomia local.

Fonte: Professora Ana Carla Gomes, coordenadora do projeto Cuidadores do Ar

Crédito das fotos: Projeto Cuidadores do Ar

/media/file/site/ieg/imagens/2024/eae976fc26c3f74548f0557a4aa743fd.jpeg
Participantes do curso
/media/file/site/ieg/imagens/2024/93e14114222608abb079b16fbce7adc3.jpeg
Discente do Curso Tec. em Meio Ambiente, Orlene Costa

/media/file/site/ieg/imagens/2024/0895410113eb58a1518adfc4c1b89c92.jpeg

/media/file/site/ieg/imagens/2024/90ca09b040880f099d7d9628bb4d00c2.jpeg
Pesquisadores do Projeto Cuidadores do Ar e o represetante do MuCA

/media/file/site/ieg/imagens/2024/52279298b0ed94d0abe3869cce0a6355.jpeg

/media/file/site/ieg/imagens/2024/167f74e5125fadcd8eaf56a4b82d22db.jpeg

/media/file/site/ieg/imagens/2024/b493a279e7f4cd6fa99b09da5c2029ce.jpeg
O professor Chalkidis palestrou sobre a “Bioeconomia na Amazônia: Desafios, Perspectivas e o MuCA”.