UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Novembro de 2023 às 09:39

Participação do IFII no IV Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro a Pró Reitoria de Gestão Estudantil da Ufopa promoveu, no Campus de Alenquer, o IV Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil. Com o tema “Assistência Estudantil e Ações Afirmativas no Ensino Superior: Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade na Universidade Multicampi”.

A comunidade academica da Ufopa participou ativamente do evento. Do Iinstituto Interdisciplinar e Intercultural (Ifii) da Ufopa participaram as servidoras professora Marília Fernanda Pereira Leite, coordenadora pedagógica da Formação Acadêmica Indígena (Fain), representando o (Ifii), que atualmente é o Instituto responsável pela formação acadêmica inicial dos estudantes indígenas, e Zelina Patrícia de Siqueira Corrêa - Assistente em Administração e colaboradora na organização do evento.

Nas mesas de debates sobre temas relacionados às Ações Afirmativas, a professora Marília Fernanda Pereira Leite explanou sobre o histórico da Fain, que iniciou em 2017, bem como os desdobramentos desse importante ciclo para o sucesso acadêmico dos discentes indígenas ao longo últimos anos. Segundo a docente, há pesquisas que comprovam a eficácia da Fain na formação e conclusão dos cursos de graduação escolhidos pelos estudantes que, inicialmente, passaram pela Formação Acadêmica Indígena.

Texto: Patrícia Siqueira

Fotos: grupo participante