MINICURSOS/OFICINAS

Introdução ao software R

GABRIEL VIDAL MOTA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:O minicurso foi desenvolvido com o objetivo de divulgar o ambiente R para estudantes das áreas que utilizam métodos estatísticos juntamente com suas análises, como maneira de fomentar o uso desta plataforma. O cerne é a introdução básica à estrutura e ao uso da linguagem para manipulação de dados. É imprescindível abordar alguns conceitos estatísticos, mas este é um ensino do uso da linguagem R e não somente de estatística, considerada básica para estudantes da área. 

Os objetivos específicos são: 
• Demonstrar o potencial de uso da linguagem R para análises estatísticas; 
• Propiciar aos alunos o entendimento do funcionamento do ambiente de trabalho no R e de sua filosofia de análise de dados; 
• Tornar os alunos cientes em algumas ferramentas básicas de análise estatística com a linguagem R.

Público Alvo: Todo e qualquer Discente de graduação que utiliza de metodologias para manipulação de dados e que pretende utilizar a linguagem de programação em R.

Noções para Estratégia Nacional de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar – O Olhar do Agente Comunitário de Saúde

LAIANE JORGE CAMPOS

18h40 às 22 h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Capacitar agentes capazes de promover a prática de alimentação saudável desde a primeira infância. Essa oficina é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. 

Público Alvo:

Acadêmicos da área da saúde e afins, profissionais liberais, e quem possam interessar.

O Homo economicus e a Agricultura Familiar: uma relação com a Antropologia econômica e a racionalidade econômica

ELEN CRISTINA DA SILVA PESSôA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivo: Proporcionar a comunidade acadêmica um suporte teórico sobre a agricultura Familiar ,o Homos economicos e a Antropologia econômica.

Público Alvo: Docentes e discentes, comunidade acadêmica.

O uso de Apps de celular e programas de computador na educação inclusiva

TIAGO DANIEL PALHETA DANTAS

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Apresentar essas ferramentas tecnológicas que podem ser usado nas práticas de ensino e trazendo novas metodologias, afim de incluir esses alunos nas aulas através do conteúdo em forma mais adequada as suas necessidades.

Público Alvo:

Docentes de Licenciatura das mais diversas áreas, discentes das mais diversas áreas, público em geral, servidores de instituições de ensino.

Letramento intercultural e Produção de Sequências didáticas possibilidades para a diversidade

SAMUEL FIGUEIRA CARDOSO

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Conceituar o Letramento Intercultural e Sequências didáticas;
  • (Re) conhecer a estrutura de uma sequência didática;
  • Construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Público Alvo: Professores de língua e estudantes de graduação em Letras.


Murcha bacteriana das solanáceas (tomate, pimentão, berinjela, pimenta-de-cheiro e jiló) de ocorrência no município de Santarém e circunvizinhos, Pará (Minicurso: 1ª edição, 2018)

ROBINSON SEVERO

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Descrever a situação atual de ocorrência e controle da doença nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Apresentar e debater as condições favoráveis, a identificação e o controle integrado da doença.

Público Alvo:

Alunos, professores, pesquisadores, extensionistas, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos, técnicos e agricultores.

O GeoGebra como ferramenta didática no ensino de Geometria Analítica e Cálculo

ELIESIO ALVES DA SILVA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Propor uma ferramenta computacional de apoio didático;
  • Utilizar a ferramenta computacional GeoGebra no ensino de tópicos de Cálculo e Geometria Analítica;
  • Mostrar as potencialidades do software Geogebra;
  • Propor sugestões de utilização do GeoGebra nas aulas de Cálculo e Geometria Analítica ;
  • Promover o ensino do Cálculo e da Geometria Analítica

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio, graduação e pós-graduação em matemática e áreas afins.

Plataforma Brasil: cadastro dos pesquisadores e do protocolo de pesquisa

THIAGO MENDES DE SOUZA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

1-Compreender a importância do cadastro do pesquisador na Plataforma Brasil;
2-Descrever a importância do cadastro de pesquisa na Plataforma Brasil;
3-Ampliar os conhecimentos do pesquisador a respeito de como manusear a ferramenta no sentido de garantir a qualidade da pesquisa realizada.

Público Alvo:

Estudantes de Graduação;
Estudantes de Pós-Graduação;
Professores.

ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE APOIO PARA A DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O SUPERIOR

BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA QUEIROZ DE SOUZA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivo: Elaborar materiais didáticos (modelos de estruturas biológicas) que sirvam como suporte para a docência da disciplina e do curso de Biologia, para estudantes do ensino fundamental até o ensino superior, de forma a melhorar o aprendizado destes por meio do uso de ferramentas lúdicas em seu processo educacional.

Público Alvo: Estudantes de graduação de Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas e de outros cursos afins, bem como docentes que trabalhem na área com turmas do ensino fundamental, médio, técnico e/ou superior.

Animais peçonhentos? identificação e prevenção

JéSSICA TAISA DOS SANTOS GUIMARãES

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos: 

  • Apresentar as principais espécies de animais peçonhentos causadoras de acidentes na região;
  •  Reconhecer as características morfológicas utilizadas para diagnóstico das espécies peçonhentas;
  •  Abordar as formas de prevenção contra acidentes com animais peçonhentos;
  • Como proceder após acidentes com animais peçonhentos.


Público Alvo: Em especial aos estudantes de Ciências Biológicas e outras áreas afins (aberto a comunidade acadêmica)


neurociência e comportamento humano: o "fantástico"

MAELLY LARISSA MENDES PANTOJA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Estimular o interesse sobre o funcionamento cerebral;
  • Transmitir as inovações a respeito do estudo cerebral;
  • Mostrar os experimentos e o funcionamento do sistema nervoso humano.

Público Alvo:  Acadêmicos interessados na temática de várias áreas do conhecimento científico.

Base Teórica, Metodológica e Legal de Pedagogia da Alternância

JACYRA FROTA OLIVEIRA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:
• Proporcionar aos cursistas conhecimento sobre os fundamentos teóricos-metodológicos e marcos legais da Pedagogia da Alternância;
• Contribuir para a formação de quadros profissionais para atuação junto às Casas Familiares Rurais;
• Compartilhar as experiências das CFR’s do Baixo Amazonas.

Público Alvo:
• Professores da rede pública (Municipal, Estadual e Federal) e privada de ensino que atuam na Educação do Campo; 
• Acadêmicos da rede pública e privada de ensino superior;
• Monitores das Escolas Comunitárias das Casas Familiares Rurais do Baixo Amazonas (CFR Santarém, CFR Lago Grande, CFR Óbidos, CFR de Juruti, CFR de Belterra); 
• Alunos das Escolas Comunitárias Casas Familiares Rurais do Baixo Amazonas ( CFR Santarém, CFR Lago Grande, CFR Óbidos, CFR de Juruti, CFR de Belterra); 
• Diretoria das Associações de cada CFR; Pais e Sócios das CFR'S;
• Profissionais que atuam junto à Agricultura Familiar; 
• Militantes de movimentos sociais;
• Comunidade em geral.

Currículo Lattes: Cadastro e Atualização de Informações

FERNANDA TABITA ZEIDAN DE SOUZA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

1- Compreender a importância do Currículo Lattes;
2- Descrever a importância do cadastro do sujeito (aluno (a), docente, pesquisador (a)) no sistema de currículo do CNPQ;
3- Ampliar os conhecimentos do sujeito a respeito de como manusear a ferramenta no sentido de garantir a fidedignidade dos dados incluídos, bem como atualizá-los sempre que necessário.

Público Alvo:

Estudantes de Graduação;
Estudantes de Pós-Graduação;
Professores;

Apresentações orais e pôsteres: Como deixá-los mais eficientes – terceira edição

RAILON DE SOUSA MARINHO

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

- Mostrar a utilidade das apresentações orais e pôsteres. 
- Oferecer bases para a compreensão de como torná-las mais eficientes.

Público Alvo: Discentes de qualquer curso de graduação e sociedade em geral. 


Processamento e análise de dados utilizando o Excel

GLEICE ELEN LIMA MACHADO

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

- Apresentar os conhecimentos básico sobre Excel para os alunos de graduação que sejam iniciantes no processo de tabulação e análise da dados, demonstrando as funcionalidades básicas que esse programa apresenta;
- Demonstrar métodos básicos de tabulação de dados para análises estatísticas, assim como macetes para facilitar o uso desse programa
- Mostrar os procedimentos de estatística descritiva básica presentes no Excel assim como plotagem de gráficos e tabelas a partir dessas análises;


Público Alvo: Estudantes de graduação que estejam iniciando em atividades que necessitem tabulação, análise de dados, em especial os alunos de engenharia florestal e agronômica


Noções Básicas de Braille

JACQUELINE DA SILVA MIRANDA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Conhecer os recursos utilizados que possibilitam a escrita do Braille, reglete, pulsão, cela;
Compreender o código de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas, mundialmente, intitulado por Sistema Braille;
Saber escrever o alfabeto de forma correta, fazendo aplicação na escrita de frases e pequenos textos;
Conseguir iniciar a leitura de pequenas palavras em braille.

Público Alvo:

Docentes, técnicos e discentes, bem como comunidade em geral.

CONHECENDO O SISTEMA BRAILLE E A LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

EMERSON SARAIVA DE MOURA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Geral: Contribuir com a inclusão dos alunos com cegueira e surdez da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa em sua vida social, sobretudo, em sua educação.
  • Objetivos específicos:
    Proporcionar formação ao público interno e externo da Ufopa acerca da educação das pessoas cegas e surdas; 
    Oportunizar aos discentes do minicurso conhecer o Sistema Braille e a Libras – Língua Brasileira de Sinais;
    Apresentar o alfabeto braille e os primeiros sinais da Libras; 
    Mostrar a importância e as diferenças do Sistema Braille e da Libras aos alunos do minicurso;

Público Alvo:Público interno e externo à Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa.

Introdução a ecologia alimentar de peixes: como identificar o hábito alimentar da espécie a partir da análise do conteúdo estomacal

GILCIDEYA SILVA PRADO

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivo geral: Fornecer o conhecimento geral sobre a ecologia trófica de organismos aquáticos com ênfase para a cadeia alimentar dos peixes de água doce.

Objetivos específicos:
1. Apresentar os objetivos e a importância da ecologia trófica de organismos aquáticos
2. Fornecer informações básicas sobre teia alimentar, cadeia alimentar e elos tróficos com ênfase para os peixes.
3. Apresentar a técnica de análise de conteúdo estomacal de peixes como uma das principais ferramentas utilizadas em estudos da ecologia trófica aquática.

Público Alvo:

Alunos de ciências biológicas e engenharia de pesca com noções de ecologia básica


Treinamento e identificação de fungos macroscópicos do filo Basidiomycota

ADRIENE MAYRA DA SILVA SOARES

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Estudar as principais características e classificações de fungos macroscópicos Basidiomycota;
Apresentar os métodos de coleta destes fungos; 
Conhecer as principais ferramentas na identificação de fungos macroscópicos;
Reconhecer as principais estruturas morfológicas que diferenciam os grupos de fungos.

Público Alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação em área de conhecimento de Sistemática, Biodiversidade e afins.

Justiça Juvenil: Novas Propostas para Políticas Socioeducativas no Município de Santarém.

ISABEL RODRIGUES MOURA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Geral: Possibilitar condições teóricas e metodológicas para uma compreensão da temática da Justiça Restaurativa, bem como meios de utilização desse método nas políticas socioeducativas que abrangem a Justiça Juvenil.
  • Específicos:

- Discutir a importância da metodologia no tratamento de conflito com menores infratores.

- Fazer análise de atuações e resultados obtidos pela Fundação e Atendimento Socioeducativo do Pará – FASEPA e pela Vara de Infância e Juventude da comarca de Santarém.

- Realizar procedimentos dialógicos e cooperativos, baseados na metodologia de processos Circulares desenvolvidos pela Kay Pranis (2010 e 2011), com o público alvo do minicurso.

Público Alvo: Estudantes de graduação em direito, psicologia, assistência social, pedagogia, comunidade acadêmica geral e quaisquer outros interessados na temática.


Noções básicas de herpetologia

ANA MARIA DE SOUSA COELHO

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:  introduzir aspectos básicos ao estudo da herpetofauna, mostrando quais os principais representantes do grupo e suas características gerais. Além disso, o minicurso abordará temas como os principais táxons da herpetofauna brasileira com enfoque na diversidade amazônica e os trabalhos científicos mais recentes publicados sobre o grupo.

Público Alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de ciências biológicas.

JUSTIÇA RESTAURATIVA E PRÁTICAS CIRCULARES DE CONSTRUÇÃO DE PAZ: teoria e prática

INGLITH RODRIGUES DE LIMA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

A proposta da oficina objetiva demonstrar a importância da Justiça Restaurativa entrelaçada a psicologia visto que a prática circular proporciona um impacto subjetivo nos participantes, contudo, apresentar a proposta dos círculos de construção de paz, compreendendo os princípios e valores deste para a promoção de diálogos através da vivência circular.

Público Alvo:

A oficina será aberta para diversos públicos, como acadêmicos de diversos cursos, profissionais e comunidade de forma geral.


Dialogando sobre Violência Obstétrica sob Aspecto Multidisciplinar

ANáLIA OLIVEIRA DE SOUZA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Geral: Promover o debate acerca da violência obstétrica no ambiente acadêmico.
  • Específicos: 
    - Discutir a violência obstétrica de forma interdisciplinar (tanto sob o enfoque jurídico, quanto da área da saúde);
    -Construir um conceito coletivo de violência obstétrica;
    -Promover a educação em direitos Humanos;
    -Sensibilizar acerca da Violência Obstétrica.

Público Alvo: Discentes e Docentes do Curso de Direito e da Área da saúde e demais interessados na temática.

APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: o potencial pedagógico dos mitos, lendas e contos local e regional

LUCAS DE VASCONCELOS SOARES

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

•Contribuir para efetivação da aprendizagem interdisciplinar do currículo escolar, tendo as lendas, mitos e contos como pressuposto para a inovação de práticas pedagógicas diferenciadas no contexto escolar das instituições de ensino públicas.
•Historicizar os saberes culturais das lendas, mitos e contos regional e local;
•Categorizar os tipos de lendas, mitos e contos;
•Divulgar a análise e resultado das experiências.

Público Alvo:

Discentes de graduação, professores da educação básica e ensino superior, demais membros da sociedade civil.



Tecnologia e processamento de produtos de colmeias de abelhas na culinária

ADCLEIA PEREIRA PIRES

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o uso de méis de abelhas sem ferrão na culinária para a valorização da matéria prima e também de outros produtos que poderão ser fabricados com o mel. Desta forma, os objetivos específicos são: 
Proporcionar informações sobre coleta de mel com boas práticas,
Promover conhecimentos voltados para fabricação de produtos e subprodutos, com o uso de mel e pólen de colmeias de abelhas;
Ensinar a produção de molhos de pimenta com mel;
Ensinar a produção de molhos verdes com mel.

Público Alvo:

Produtores, meliponicultores e estudantes de ciências agrárias.

Construção civil: Concreto Armado X Madeira

THIAGO AUGUSTO DE SOUSA MOREIRA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

-Propiciar ao aluno um conhecimento fundamental sobre propriedades mecânicas dos principais materiais empregados em estruturas de construção civil
- Possibilitar ao participante, um contato com técnicas de caracterização mecânica de materiais.

Público Alvo: Alunos de Engenharias.

INTRODUÇÃO À GEOLOGIA ESTRUTURAL

MARLLON DIAS DORABIATO

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Tem por objetivo apresentar a Geologia Estrutural, fornecer aos discentes conhecimentos fundamentais sobre a Geologia Estrutural, visando o estudo de corpos rochosos de forma local e global, procurando entender a origem de suas estruturas, (através de analises geométricas), sua movimentação (análise cinemática) e a origem desta movimentação (análise dinâmica).

Público Alvo:

Discentes do curso de Geologia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, ou de quaisquer cursos que possam utilizar a Geologia Estrutural para a construção de seus conhecimentos.

Implementação e configuração de REDE

ANDERSON LEMOS ESPINHOSA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivo: O participante ira entender como funciona uma Rede wireless e cabeada , conseguira realizar a configuração e montagem da rede baseando-se nas necessidades e parâmetros adequados para o funcionamento pleno da rede.

Público Alvo: Estudantes de Engenharia, Ciência da Computação e Informatica Educacional

Noções básicas de Signwriting

JENNIFER KARINE LIMA VIEIRA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivo:  Conscientizar e sensibilizar quanto à importância do Signwriting tanto para surdos quanto para ouvintes que conhecem a Língua brasileira de sinais.

Público Alvo: Comunidade acadêmica em geral com interesse na temática de Educação Especial e alunos surdos, em especial discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará.

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE R PARA ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS

TIAGO BENTES MANDÚ

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

O minicurso foi desenvolvido com o objetivo de divulgar o uso do ambiente R para analise de series temporais uma vez que durante o percurso acadêmico estudantes se deparam com series temporais e o entendimento e analise delas é de extrema importância nas mais diversas áreas.
Os objetivos específicos são: 
1 - Demonstrar o potencial de uso da linguagem R para analises e modelagem de series temporais; 
2 - Propiciar aos participantes o entendimento do funcionamento do ambiente de trabalho no R para que possam fazer análises de dados; 
3 - Apresentar como é feita analises de dados por meio de linguagem de programação.

Público Alvo:

Qualquer pessoa que tenha interesse na temática.

A fotografia como fonte de pesquisa: a coleção As Escolas do Projeto Ford

EDNA MARZZITELLI PEREIRA

18h40 às 22h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Geral:
    > Discutir o uso da imagem fotográfica como fonte histórica, em especial, nas pesquisas em educação. 
  • Específicos:

            > Analisar a importância do uso da fotografia na vida cotidiana e no mundo acadêmico.

           > Contribuir para o debate sobre o significado e consequências do uso da imagem fotográfica para a produção do conhecimento e para a educação.
          > Refletir sobre a prática do uso da fotografia como instrumento de investigação, diante dessa fonte arredia à entrega imediata do seu significado.
          > Demonstrar aspectos que facilitam usar a imagem fotográfica nas pesquisas históricas, sociais e educacionais.
          > Divulgar a Coleção As Escolas do Projeto Ford

Público Alvo:  Estudantes e Professores em geral, pesquisadores em educação e demais interessados na temática.

Afro-Autoria: Lendo Mulheres Negras

RAIANA MENDES FERRUGEM

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

A oficina tem como objetivo divulgar e promover a produção literária de mulheres negras;
Suscitar o debate sobre a autoria e representação das mulheres negras na literatura;
E contribuir para elaboração de novas concepções e representações sobre as mulheres negras.

Público Alvo:

Discentes dos cursos de graduação da UFOPA

Estudantes do Ensino Médio 
Pessoas com interesse em leitura e literatura sobre e de mulheres negras



Técnicas básicas de Anatomia Vegetal aplicadas à flora amazônica

ADVANIO INáCIO SIQUEIRA SILVA

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos: Capacitar os discentes com métodos em Anatomia Vegetal, empregando espécies vegetais nativas da flora amazônica. Adicionalmente, pretende-se também gerar recursos humanos qualificados e fortalecer a graduação, os grupos de pesquisa e os programas de Pós-Graduação da UFOPA e das demais instituições participantes da VII Jornada Acadêmica UFOPA.

Público Alvo: Discentes de graduação e pós-graduação.

Saúde com Florestania e Campesinato: A assistência à saúde para populações da região do campo e da floresta

WALLACE SANTOS BATISTA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Promover um debate critico e reflexivo com os participantes sobre a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta;
Problematizar sobre saúde no contexto das peculiaridades da População do Campo e da Floresta no tocante a região amazônica;
 Abordar sobre os desafios para a saúde publica em nossa região e as formas de intervenção para com essas populações;
 Apontar reflexões criticas e formas de melhorias e na prestação de serviços de saúde para pessoas de região de campos e florestas;

Público Alvo:

Estudantes e profissionais da área da saúde que tenham interesse pelo tema.


Moringa: a planta dos mil usos

CEZARINA DO SOCORRO DE SOUZA CARVALHO

14h às 18h

Carga horária: 8 horas

Objetivos:

  • Abordar o potencial dos diferentes uso da espécie Moringa;
  • Explanar sobre a importância econômica da espécie;
  • Enfatizar os resultados da inserção da espécie em Sistemas Agroflorestais;
  • Disseminar o seu uso como purificador de água
  • Incentivar o uso da espécie como suplemento alimentar;
  • Discorrer sobre implantação e manejo da espécie.

Público Alvo: Agricultores, técnicos agrícolas, extensionistas e discentes de graduação.

Características funcionais de plantas: bases para estudos ecofisiológicos

DELIANE VIEIRA PENHA DE OLIVEIRA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

Este minicurso visa introduzir a abordagem de ecologia funcional de plantas, enfatizando atributos funcionais hidráulicos e suas aplicações em estudos ecofisiológicos.

Público Alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação com interesse em Botânica, Ecofisiologia e Agronomia.

Didáticas botânicas

JULY DANNIELI DE SOUSA COELHO

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivo Geral:
Objetiva-se com esse minicurso, despertar o interesse do ensino-aprendizagem na área de Botânica, através de atividades lúdicas, utilizando o conteúdo ministrado na graduação associado a atividades práticas.

Objetivos Específicos: 
1. Investigar a experiência pré-adquirida dos discentes da graduação, para que possamos introduzir o conteúdo científico adaptado a esse conhecimento empírico; 
2. Discutir as principais dificuldades de aprendizagem e envolvimento na disciplina de botânica; 
3. Aplicação do uso de experimentos em Botânica de fácil manuseio e baixo custo.

Público Alvo:

Discentes da graduação.

MULHERES NEGRAS E VIOLÊNCIA: A IDENTIDADE RACIAL COMO MANIFESTAÇÃO DE RESISTÊNCIA

KERLANNY DO AMARAL SOUSA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivo Geral:

Analisar a relação de violência contra a mulher negra com o processo de construção na identidade racial.

Objetivos Específicos:
a) Conhecer os processos históricos relacionados à violência contra a mulher negra; 
b) Motivar as mulheres negras para o engajamento nos Movimentos de enfrentamento ao racismo e violência contra a mulher negra;
c) Compreender a dimensão política intrínseca à identidade racial.

Público Alvo:

Acadêmicas (os) e profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas.

Conhecendo o Transtorno de Espectro Autista - TEA

JOSIANE DE ALMEIDA PAULINO

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

1. Promover a construção de conhecimentos em torno do Transtorno do espectro autista (TEA) pelos membros da comunidade em geral.
2. Possibilitar ao professor/ou pais, desenvolver estratégias para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
3. Oferecer informações sobre maneiras que facilitam o cotidiano com a pessoa portadora de TEA.

Público Alvo: Professores, cuidadores e população em geral.




Educação Financeira: como ter uma boa saúde financeira para sempre

MARISSOL RABELO DE ALMEIDA

14h às 18h

Carga horária: 08 horas

Objetivos:

O minicurso tem o objetivo de sensibilizar alunos e servidores sobre a importância do controle nas finanças pessoais, conhecer os gastos e traçar objetivos que possam levar ao equilíbrio econômico – de devedor a investidor, além de demonstrar a importância de uma boa vida financeira para a saúde.

Público Alvo: Alunos e servidores da Ufopa.


Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Reitoria: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68035-110 Telefone (93) 2101-4911 E-Mail reitoria@ufopa.edu.br Santarém, Pará, Brasil

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