Estudo econométrico das relações entre desemprego e tráfico de drogas em Santarém-PA

Autores

  • Brena do Nascimento Carvalho UFOPA
  • Tarcísio da Costa Lobato UFOPA
  • Abner Vilhena de Carvalho UFOPA
  • Jarsen Luís Castro Guimarães UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.372

Resumo

A criminalidade é um problema que aflige a sociedade como um todo, e vem sendo objeto dos mais diversos estudos ao longo do tempo. A partir dos trabalhos desenvolvidos por Becker em 1968, o estudo do crime adquiriu um enfoque econômico. Partindo desta vertente, este estudo tem o intuito de verificar a relação entre o tráfico de drogas e o desemprego na cidade de Santarém-PA. Foram coletados dados mensais de Uso de Entorpecentes- proxy do tráfico de drogas - obtidos pelo OBCRIT e dados de Admissões e Desligamentos - proxy do desemprego- capturados no CAGED no período de 2014 a 2015. Para análise dos resultados, utilizou-se Regressão Linear múltipla com logaritmo natural. As quantidades de Desligamentos com defasagem e Admissões foram significativas para explicar as variações no modelo de Uso de Entorpecentes apresentando os sinais esperados. O uso de Entorpecentes é influenciado por Desligamentos com três defasagens, indicando que seus aumentos causam aumentos de Uso de Entorpecentes, Admissões foi significativa para o modelo, conforme esperado, seu aumento reduz essa atividade ilícita. Conclui-se que o indivíduo desempregado encontrará no ato ilícito a oportunidade para alcançar seus objetivos socioeconômicos, fato que dependerá da efetividade da justiça e das condições de trabalho.
Palavras-chave: Criminalidade, Desemprego, Tráfico de Drogas.

Biografia do Autor

Brena do Nascimento Carvalho, UFOPA

Bacharelanda em Ciências Econômicas. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Tarcísio da Costa Lobato, UFOPA

Professor Mestre do Programa de Ciências Econômicas, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.  Universidade Federal do Oeste do Pará.

Abner Vilhena de Carvalho, UFOPA

Professor Mestre do Programa de Ciências Econômicas, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Jarsen Luís Castro Guimarães, UFOPA

Professor Pós-Doutor do Programa de Ciências Econômicas, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Carvalho, B. do N., Lobato, T. da C., Carvalho, A. V. de, & Guimarães, J. L. C. (2017). Estudo econométrico das relações entre desemprego e tráfico de drogas em Santarém-PA. REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, 1(1), 40-53. https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.372