Pesquisa Intervenção e Análise Institucional: alguns apontamentos no âmbito da pesquisa qualitativa.

Autores

  • Edna Ferreira Coelho Galvão UEPA
  • Juarez Bezerra Galvão UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.373

Resumo

Nas últimas três décadas instalou-se nas áreas das ciências humanas e sociais um grande processo de busca de novas forma de olhar e compreender a realidade. Um universo de possibilidades desenhou-se no campo da pesquisa qualitativa, neste artigo, propõem-se algumas reflexões em torno da análise institucional e da pesquisa intervenção em articulação com a genealogia de Foucault. Espera-se contribuir com o debate em torno dos métodos de pesquisa, assim como, possibilitar outros caminhos de investigação no âmbito das instituições, considerando o instituído e o instituinte como espaço cheio de vicissitudes a serem apreendidas e compreendidas a partir das relações de saber-poder.

Biografia do Autor

Edna Ferreira Coelho Galvão, UEPA

Doutora em Educação pela UFF. Professora da PPG da UEPA - Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Professora Colaboradora do PPG da UFOPA -  Mestrado acadêmico em Ciências da Sociedade. Líder do GEPESPA.

Juarez Bezerra Galvão, UFOPA

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor Associado da UFOPA. Professor do PPG da UFOPA -  Mestrado acadêmico em Ciências da Sociedade.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Galvão, E. F. C., & Galvão, J. B. (2017). Pesquisa Intervenção e Análise Institucional: alguns apontamentos no âmbito da pesquisa qualitativa. REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, 1(1), 54-67. https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.373