Una aproximación a la sociología de los cuerpos y las emociones en los discursos históricos fundacionales de Villa Nueva y Villa María (Córdoba-Argentina)

Autores

  • Guillermo Bovo Universidad Nacional Villa María
  • Emanuel Barrera Calderón Universidad Nacional Villa María

DOI:

https://doi.org/10.30810/rcs.v2i3.627

Palavras-chave:

Discursos históricos, sociología de los cuerpos y las emociones, mecanismo de soportabilidad social

Resumo

As cidades de Villa Nueva e Villa María estão localizadas em cada banco do rio Ctalamochita, no sudeste da província de Córdoba (Argentina). Esta área era um enclave na era colonial e hoje tornou-se uma confluência de diferentes ferrovias e rotas nacionais e provinciais. Os discursos históricos baseados nos momentos fundamentais dessas cidades foram constituídos recorrendo a diversos antagonismos, como Progreso-Tradición, Liberalismo-Conservadorismo, secular-clerical, entre outros, representados nas memórias dos historiadores. Especificamente, a idéia de Villa María está subjacente a uma cidade próspera e planejada a partir de suas fundações e a Villa Nueva como detida no tempo, com características conservadoras e clericais. Nesta proposta que trazemos, entendemos que a emotividade é uma maneira de entender fenômenos sociais. Eles não são apenas entendidos através do conhecimento, mas também através das emoções. Nesse sentido, os discursos históricos também são compostos de sensibilidades, isto é, de percepções, sensações e emoções e não apenas de registros e dados. O objetivo deste trabalho é analisar a construção de discursos históricos sobre o passado fundacional de Villa Nueva e Villa María através da sociologia de corpos e emoções. Isso será através da análise do discurso de um corpus de estudo integrado pela historiografia em questão.

Biografia do Autor

Guillermo Bovo, Universidad Nacional Villa María

Licenciado en Ciencias de la Comunicación (Universidad Nacional Villa María) Investigador de la UNVM y Becario doctoral del Consejo de Investigaciones en Ciencia y Tecnología (Conicet).

Emanuel Barrera Calderón, Universidad Nacional Villa María

Licenciado en Ciencia Política (Universidad Nacional Villa María) Docente e investigador de la UNVM y Becario doctoral del Consejo de Investigaciones en Ciencia y Tecnología (Conicet).

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

Bovo, G., & Calderón, E. B. (2018). Una aproximación a la sociología de los cuerpos y las emociones en los discursos históricos fundacionales de Villa Nueva y Villa María (Córdoba-Argentina). REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, 2(3), 201-222. https://doi.org/10.30810/rcs.v2i3.627