Ultima atualização em 15 de Fevereiro de 2024 às 18:21

Prevenção de Emergência no uso de Elevadores

15 de Fevereiro de 2024 às 18:17

Você é conhecedor que o elevador é um equipamento muito útil no transporte de bens ou pessoas, mas seu uso requer cuidados para que não ocorram acidentes, que podem, inclusive, ser fatais.
Neste segundo texto, da série elevadores, são apresentadas orientações básicas com o objetivo de prevenir situações de emergência durante o uso de elevadores. As orientações a seguir visam estimular comportamentos que contribuem para resguardar a sua integridade física, bem como de terceiros.

O elevador parou. O que fazer?

• Mantenha a calma - tente se acalmar, ou acalmar outras pessoas que estejam no elevador. Para quem sofre de claustrofobia, manter a posição agachada pode aliviar a sensação de aprisionamento;

Fonte: O que fazer ao ficar preso no elevador - Notícias - Seu Condomínio (seucondominio.com.br)

• Informe a parada do elevador - nos elevadores com interfone, o utilize para comunicar a parada. Caso o mesmo não possua interfone, acione o botão de alarme do elevador, ou ligue para os números de contato informados na cabine do elevador;
  • Aguarde a equipe de resgate especializada - não tente sair sozinho, aguarde as instruções e o contato dos agentes de portaria, que provavelmente estabelecerá o primeiro contato com você, até a chegada da equipe técnica, que fará o seu resgate do equipamento. Atenção: Se o elevador parar entre os andares, NUNCA saia pelos vãos. Há risco de acidente grave!
  • Veja abaixo, a figura em que aparecem os botões do painel de comando de uma cabine de elevador. O botão de alarme é o amarelo.

Fonte: acervo CVSS.

Uso de elevadores por crianças:

O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para:

• Não acionar os botões desnecessariamente;
  • Não pular ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine. O elevador possui sensores de segurança que fazem o equipamento parar;
  • Não colocar as mãos na porta;
  • Não entrar de imediato no elevador. Tenha certeza que a cabine do elevador está no andar que você se encontra;
  • Não fazer uso do elevador, sem a supervisão de um adulto.

O elevador pode estar com problemas se:

• Houver formação de “degrau” entre a cabine e o andar;
  • A cabine para sozinha em andares não solicitados pelo usuário;
  • O elevador para entre os andares ou parece “dar trancos”;
  • O fechamento das portas apresenta-se irregular.

Atenção: Se você observar um ou mais dos fatos acima mencionados, comunique ao agente de portaria mais próximo. Ele deverá interditá-lo imediatamente e, em seguida, comunicar à Sinfra, que solicitará a manutenção do equipamento.

Os ocupantes devem:

• Manter a calma, pois o perigo não é iminente, e aguardar resgate;
  • NÃO se apressar para tomar o elevador;
  • NÃO tentar sair pela abertura. O elevador poderá voltar a funcionar no momento de sua saída. Aguarde a sua estabilização e correto nivelamento com o solo. Se isso não ocorrer, acione o botão de alarme, interfone ou ligue para os números de contato indicados dentro do elevador.

Atenção: Jamais tente sair por quaisquer aberturas, se o elevador não estiver estabilizado, e nivelado junto ao solo! Não há perigo iminente, se você permanecer no elevador, até a chegada do resgate.

Fonte: BOMBEIRO BALDINI

Não force as portas nem tente sair por conta própria.
Cabe salientar que a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) estabeleceu Procedimento Operacional Padrão (POP) para a retirada de pessoas retidas em elevadores, a fim de garantir a segurança dos usuários, durante o infortúnio. Caso ocorra a parada ou o travamento, após você comunicar a ocorrência (por meio do botão de alarme, interfone ou ligação), os agentes de portaria entrarão em contato com você, ao mesmo tempo em que estará contatando a equipe técnica para realizar o seu resgate.

Uso do elevador em caso de incêndio

• NUNCA utilize os elevadores!

O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.

REFERÊNCIAS:

Brasil. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Medidas de cuidado são implantadas para uso de elevadores do HC. Disponível em: < https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hc-ufpe/comunicacao/noticias/medidas-de-cuidado-sao-implantadas-para-uso-de-elevadores-do-hc>. Acesso em: jan/2024.

Paraná. Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Cuidados no uso do elevador. Disponível em: <https://www.bombeiros.pr.gov.br/Pagina/Cuidados-no-uso-do-elevador>. Acesso em: jan/2024.

São Paulo. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de São Paulo. Uso de elevadores. Disponível em: <http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_educacao-publica/midias-edpub/folders/pdf/USO-DE-ELEVADORES.pdf>. Acesso em: jan/2024.

Elaboração: Coordenação de Vigilância à Saúde do Servidor –CVSS/ Publicação: fev/2024.Texto 2 – Série elevadores.
Contato: cvss@ufopa.edu.br
Equipe de segurança do trabalho:
Tatiane Almeida – Técnica de segurança do trabalho.
Larissa Soares – Engenheira de Segurança do Trabalho.
Francimara Barreto – Enfermeira do trabalho