Ultima atualização em 6 de Fevereiro de 2024 às 15:37

Docentes do PPGSND têm projetos aprovados na Chamada CNPq Nº 14/2023

5 de Fevereiro de 2024 às 18:33

Os projetos “Monitoramento ecotoxicológico nas regiões Sudeste e Sudoeste do Estado do Pará por meio de modelos animais aquáticos: impactos da exploração minerale da implantação de usina hidrelétrica” e “MODEL-Bio - Modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas às cadeias produtivas da Bioeconomia," coordenados pelos professores doutores Antonio Humberto Hamad Minervino e Celson Pantoja Lima, respectivamente, foram aprovados na Chamada CNPq n.º 14/2023 - Apoio a projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Profº Celson e Amazon Innovation Grupo (AMIGO)

Os docentes pertencem ao quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da UFOPA (PPGSND), atualmente nas funções de Coordenador e Vice-coordenador do respectivo e obtiveram sucesso na submissão dos projetos neste edital de bastante concorrência.

O primeiro projeto, intitulado “Monitoramento ecotoxicológico nas regiões Sudeste e Sudoeste do Estado do Pará por meio de modelos animais aquáticos: impactos da exploração minerale da implantação de usina hidrelétrica”, coordenado pelo professor Antonio Humberto Hamad Minervino, visa investigar os possíveis efeitos da exploração mineral e da presença da usina hidrelétrica de Belo Monte sobre a vida aquática nas regiões sudeste e sudoeste do estado do Pará e tem como objetivo avaliar as concentrações de metais tóxicos: Arsênio, Cádmio, Mercúrio e Chumbo e metais essenciais em peixes e compará-las com os limites máximos permitidos pela legislação. O projeto conta com as seguintes parceiras, além da Ufopa: Universidad de Santiago de Compostela - Campus Lugo (USC, na Espanha), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Université de Pau et des Pays de l'Adour (UPPA, na França).

Profº Humberto e integrantes do Projeto, prof.as Marta Alonso e Marta Miranda

O segundo projeto, denominado “MODEL-Bio - Modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas às cadeias produtivas da Bioeconomia”, coordenado pelo professor Celson Pantoja Lima, tem como objetivo geral elaborar estudos de futuro para orientar modelos de transferência de tecnologia em rotas de desenvolvimento da bioeconomia. As regiões de foco incluem a Amazônia e o Nordeste do Brasil, áreas estratégicas para o avanço sustentável da bioeconomia. O projeto envolve diferentes instituições, tais como a Universidade de Lisboa e a Universidade NOVA de Lisboa (UNL), ambas em Portugal, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Museu de Ciência da Amazônia (Muca), o Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos – Goiás, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e o Polo de Referência em Bioeconomia do SEBRAE.

Esperamos que os frutos destas colaborações internacionais sejam novos degraus no avanço do conhecimento, bem como para o fortalecimento das redes de inovação tecnológica em nossa região, no país e no exterior.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 05/02/2024