Criado em 14 de Setembro de 2023 às 08:28

Ufopa recebe novas cotas de bolsa de Doutorado, Pibic e Pibiti

14 de Setembro de 2023 às 08:28

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu, na primeira semana de setembro, uma excelente notícia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio eletrônico informando a concessão de novas bolsas de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (Pibiti), além de bolsas para os programas de doutorado da instituição.
Todos estes auxílios foram adquiridos via chamadas públicas no ano de 2022, nos quais a Proppit, por meio das Diretorias de Pesquisa e de Pós-graduação, submeteram propostas institucionais como compromisso contínuo com as pesquisas de alta qualidade desenvolvidas pelos professores e universitários na Ufopa e o reconhecimento da importância desses programas para o desenvolvimento acadêmico e científico. Os programas PIBIC e PIBITI são essenciais para o envolvimento de estudantes de graduação em projetos de pesquisa e inovação tecnológica, permitindo-lhes experiência prática e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas valiosas. A suplementação de bolsas científicas contribuirá para fortalecer ainda mais esses programas e promover a excelência na pesquisa acadêmica.
Para os programas de doutorado da Ufopa, a aquisição de novas bolsas acadêmicas do CNPq impactará no melhor desempenho das suas atividades técnico-científicas e avaliações, uma vez que tais programas desempenham um papel fundamental na formação e fixação de recursos humanos de alto nível para a região amazônica e na produção de conhecimento relevante para o país.
O aporte do CNPq foi de R$ 75.600,00 anuais em cotas Pibic, R$ 16.800,00  anuais em cotas Pibiti e R$ 1.245.120,00 em cotas de bolsas de doutorado, possibilitando a ampliação de 9 bolsas Pibic, 2 Pibiti e 10 bolsas de doutorado. Essa notícia reforça uma conquista notável para a Ufopa e evidencia seu compromisso com a promoção e manutenção da excelência na pesquisa e na formação de seus estudantes de graduação e pós-graduação. Com esta suplementação de bolsas, a universidade progride no caminho da inovação e do avanço científico.