PROCESSO SELETIVO ESPECIAL INDÍGENA 2019

O Processo Seletivo Especial Indígena 2019 será regido pelo Edital Nº 065/2018-CPPS/UFOPA, destinado à seleção diferenciada de candidatos(as) indígenas, para o provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará, nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, do Estatuto e Regimento Geral da Ufopa, e mediante as condições estabelecidas neste Edital.

Justifica-se a realização deste edital como de interesse público, haja vista objetiva atender às formas de ingresso diferenciadas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), previstas no art. 16, Inciso II, da Resolução nº 177/Consepe/Ufopa, de 20 de janeiro de 2017, que institui o Regimento de Graduação da Ufopa, bem como o art. 3º, parágrafo único, da Resolução nº 200/Consepe/Ufopa, de 08 de junho de 2017, que institui a Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

Os candidatos indígenas que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR não poderão concorrer às vagas ofertadas no presente Edital de Seleção.

Também não poderão concorrer às vagas ofertadas no presente Edital de seleção os discentes regularmente matriculados na UFOPA que ingressaram por meio do PSEI.

O Processo de Seleção é composto de duas fases de caráter classificatório e eliminatório: 1ª ) Redação em Língua Portuguesa e 2ª) Entrevista.

Antes da primeira fase do processo é necessário fazer a HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES. Os documentos exigidos para a homologação e o local para entrega dos mesmos estão no item 4 do Edital e devem ser entregues no período de 18 de setembro de 2018 a 08 de outubro de 2018, das 08h30min as 11h30min e das 14h30min às 17h30min, observado o horário de Santarém.

Só estarão aptos à Primeira Fase (Redação em Língua Portuguesa) os candidatos que tiverem suas inscrições devidamente homologadas.