PROCESSO SELETIVO ESPECIAL QUILOMBOLA 2018

RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS INTERPOSTOS AO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL QUILOMBOLA e DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL QUILOMBOLA (PSEQ/UFOPA 2018), A PARTIR DAS 19H.
Acesse: Site da PROEN

O Processo Seletivo Especial Quilombola 2018 será regido pelo Edita Nº 05/2018, destinado à seleção diferenciada de candidatos(as) quilombolas, para o provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pela UFOPA, não importando prejuízo às vagas destinadas às cotas sociais de que trata o Processo Seletivo Regular 2018.

Os candidatos quilombolas que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR não poderão concorrer às vagas ofertadas no presente Edital de Seleção.

Também não poderão concorrer às vagas ofertadas no presente Edital de seleção os discentes regularmente matriculados na UFOPA que ingressaram por meio do PSEQ.

O Processo de Seleção é composto de uma fase de caráter classificatório e eliminatório: Prova de Leitura e Interpretação de Textos dos seguintes textos:

  1. Educação Quilombola. Salto para o Futuro. TV Escola SEED-MEC. Boletim 10, junho 2017. p. 1-41. Disponível em https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Educacao-quilombola.pdf
  2. SILVA, Delma Josefa da. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: um direito a ser efetivado. 2008. p. 1-28 Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_cclf_educ_quilombola_direito_a_ser_efetivado.pdf
  3. SANTOS, Maria Rosalina dos. Relato sobre a realidade das comunidades quilombolas no brasil. In: WOLKMER et. al. Os direitos territoriais quilombolas: além do marco territorial, Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2016. p. 17-24. Disponível: https://racismoambiental.net.br/wp-content/uploads/2017/08/DireitosTerritoriaisQuilombolas3.pdf

Antes da primeira fase do processo é necessário fazer a HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES. Esse processo será feito com base na Declaração de Pertencimento, conforme item 2.3.1, alíneas a e b, do edital de abertura, a ser anexada no formulário de inscrição.

Só estarão aptos à fazer a Prova de Leitura e Interpretação de Textos os candidatos que tiverem suas inscrições devidamente homologadas.