Criado em 22 de Maio de 2020 às 19:05

Encontros Acadêmicos do Parfor promovem debates do ciclo de extensão

IBRAM. 02 de dezembro 2010.

22 de Maio de 2020 às 19:05

02/12/2010

Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos recebem mais uma edição do Ciclo de Extensão do Centro de Formação Interdisciplinar da Ufopa, que integra a programação dos encontros acadêmicos do Parfor.

Em continuidade ao 1° Ciclo de Extensão da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa), o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) realiza no próximo sábado, 4, mais cinco rodadas de palestras com temas relacionados à Educação, Ciência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Aberto ao público, o evento fará parte da programação dos encontros acadêmicos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que acontecerão simultaneamente nos campi de Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos, nos dias 4 e 5 de dezembro.

A programação de sábado também marcará o encerramento do primeiro semestre das turmas do Parfor/Ufopa nesses municípios. Atualmente a Ufopa conta com 1300 alunos do Parfor que atuam como professores leigos no oeste do Pará. Eles estão cursando licenciaturas em Pedagogia, Letras (Português e Inglês), História e Geografia, Química e Biologia, e Matemática e Física.

Santarém - A abertura do 1º Encontro Acadêmico do Parfor no Campus de Santarém acontecerá às 8h, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, com a participação do reitor da Ufopa, prof. dr. José Seixas Lourenço; da coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Terezinha de Jesus Pacheco; e da profa. Soraia Lameirão, do CFI, a qual coordenará o evento.

Às 10h15, será realizada mais uma rodada de palestras do 1° Ciclo de Extensão da Ufopa, com o debate "Educação do Campo: realidade e perspectivas", que contará com a participação dos professores Solange Ximenes, da Ufopa, Luiz Bezerra, da UFSCAR, e Mara Regina Martins Jacomeli, da Unicamp. À tarde haverá apresentação de pôsteres dos alunos do Parfor de Santarém. No domingo, dia 5, haverá apresentações orais, pela manhã, e avaliação final dos alunos, a partir das 14 horas.

Itaituba - A abertura do 1º Encontro Científico do Parfor no Campus de Itaituba começa no sábado, dia 4, às 9h, com a participação das professoras Lígia Valadão, coordenadora do Parfor em Itaituba, e Dóris Faria, diretora do CFI. Em seguida será realizada a mesa redonda "Educação, Mineração e Meio Ambiente", com os professores Alberto Rogério, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e Bernhard Perigovitch, do Instituto de Engenharia e Geociências da Ufopa. No dia 5, haverá a apresentação das pesquisas realizadas pelos graduandos do Parfor de Itaituba. A programação será realizada na Escola A Mão Cooperadora, situada na Av. Riomar Tapajós Virgulino Lages, 554, bairro de Bela Vista.

Monte Alegre - Em Monte Alegre, o Ciclo de Extensão será realizado no dia 4 de dezembro, a partir das 14 horas, na Escola Orlando Costa, onde acontecerá o debate "Educação e Desenvolvimento", com a participação dos professores Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, da Secretaria Municipal de Educação de Santarém; Tânia Brasileiro, da UNIR; e Aldo Queiróz, pró-reitor de Planejamento Institucional da Ufopa. A mesa será coordenada pelo prof. João Feitosa (CFI-Ufopa), que também dirige as atividades do Parfor no município. No dia 5, também haverá exposição de pôsteres dos alunos do Parfor.

Alenquer - "Estado, Ocupação e Conservação Ambiental na Amazônia" é o tema a ser debatido no dia 4 de dezembro, em Alenquer. Aberto ao público, o debate será realizado às 14h, no Ginásio Poliesportivo Otávio Proença, bairro do Planalto, e contará com a participação dos professores Genylton Rego da Rocha, da UFPA; José Alberto Machado, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e da vice-reitora da Ufopa, profa. Raimunda Monteiro. A mesa será mediada pelo professor Roberto Paiva (CFI-Ufopa). Já as provas dos alunos do Parfor serão realizadas pela manhã, das 8 às 12 horas, na Escola Beatriz do Vale.

Óbidos - Coordenado pelo professor João Tristan Vargas (CFI-Ufopa), o encontro acadêmico do Parfor em Óbidos acontecerá na Associação Recreativa Tauxis e contará com diversas apresentações culturais. A programação se inicia no sábado, dia 4, às 8 horas, com a avaliação geral dos alunos. As 10h30, será realizada a abertura oficial do encontro, com pronunciamento das autoridades, professores, alunos da Ufopa e apresentação do Marambiré, folia tradicional da comunidade Silêncio.

A partir das 14h, será realizada a rodada de debates do Ciclo de Extensão que discutirá o tema "Educação e Cultura", com a presença das professoras Maria José Aviz do Rosário, da UFPA; Delma Pessanha, da Ufopa; e Socorro Simões, da UFPA. A pró-reitora de Administração da Ufopa, Arlete Moraes, será a mediadora da mesa. Em seguida, haverá apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos, de paródias e do espetáculo de dança do grupo "Carimbó Forte Pauxis".

No domingo, dia 5, além das apresentações culturais e científicas, serão realizadas as palestras: "Estado, ocupação e conservação ambiental na Amazônia", a ser ministrada às 14h50 pelo professor José Alberto Machado, da UFAM; e "A história de Óbidos", pelo professor Carlos Vieira, às 16h10.

Agência Pará

Link:http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=128099