Criado em 22 de Maio de 2020 às 17:09

Simpósio sobre educação infantil encerra-se nesta quarta.

Quarto Poder. 26 de outubro de 2010.

22 de Maio de 2020 às 17:09

Simpósio sobre educação infantil encerra nesta quarta

Encerra nesta quarta-feira (27), no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Santarém, o 2º Simpósio de Política de Gestão da Educação Infantil, promovido pela UFOPA, Secretaria Municipal de Educação e SINPROSAN.

O evento, que reúne profissionais que atuam na área da educação na região Oeste do Pará, tem por objetivo debater uma política de educação infantil que atenda às demandas regionais, segundo explicou a coordenadora do evento e diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), professora Fátima Lima.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, entre outras autoridades, a Secretária Municipal de Educação, Lucineide Pinheiro que parabenizou a iniciativa da UFOPA em realizar o evento. “Este simpósio vem num momento muito oportuno em que, em âmbito nacional, discute-se a construção de uma política nacional para a Educação Infantil, por isso, precisamos consolidar uma política regional de educação infantil aqui no Oeste do Pará”.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Rodrigo Ramalho, que na ocasião representou o Reitor da UFOPA, Prof. José Seixas Lourenço, ressaltou o papel da Universidade como um vetor de desenvolvimento regional. “Entre os desafios da UFOPA ressaltamos a construção de um sistema de educação na Pan-Amazônia”. Ele falou ainda da educação como pré-requisito para a cidadania. “A construção de uma sociedade melhor passa pela qualidade da educação”.

Destinado a estudantes e profissionais da educação, o evento contou com a presença de profissionais renomados regional e nacionalmente. A conferência de abertura foi proferida pela professora Ana Tancredi (ICED/UFPA) e abordou os desafios da Educação Infantil na Amazônia. “Temos que tratar os nossos alunos com muito carinho, acima de tudo. Afinal, esses primeiros passos vão determinar a história de vida deles”, afirmou Ana Tancredi.

A outra palestrante do primeiro dia foi a professora Ana Lúcia Goulart de Farias, da Unicamp, que falou sobre a importância do brincar na Educação Infantil. O evento encerra-se na quarta-feira, dia 27, quando será realizada a mesa-redonda “A formação do profissional da Educação Infantil: realidades e perspectivas”, com a participação das professoras Ana Maria Tancredi (UFOPA) e Márcia Stemmer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também apresentará, às 15 horas, a conferência “Educação Infantil: desafios do século XX

Ediene Mota, 25, é professora de educação infantil há oito anos. Leciona numa creche no Bairro Esperança. Ela acredita que o simpósio é uma excelente oportunidade para a troca de experiências. “Conhecemos o trabalho de outras pessoas, confrontamos com as nossas experiências e encontramos uma melhor maneira de nos planejarmos para melhorar ainda mais a nossa prática”.

A Prefeitura Municipal de Santarém mantém atualmente cerca de 7 mil alunos com idade entre 0 e 5 anos em creches municipais ou em unidades instaladas dentro de escolas de Ensino Fundamental, na cidade e em localidades do interior. A nova estrutura curricular da UFOPA prevê cursos específicos para profissionais que pretendem atuar na educação infantil: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Educação, com formação específica em Educação Infantil - Primeiros Anos, Educação Especial e Gestão e Coordenação Pedagógica.

Serviço: 2.º Simpósio de Política de Gestão da Educação Infantil. Encerramento quarta-eira, 27 de outubro, no auditório da UEPA, em Santarém (PA). Realização: UFOPA, Secretaria Municipal de Educação e SINPROSAN.

Link:https://www.blogquartopoder.com.br/2010/10/simposio-sobre-educacao-infantil.html