Criado em 22 de Maio de 2020 às 19:01

UFOPA realiza seminários acadêmicos em Juruti e Oriximiná

Quarto Poder. 10 de dezembro de 2010.

22 de Maio de 2020 às 19:01

UFOPA realiza seminários acadêmicos em Juruti e Oriximiná

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza neste final de semana, dias 11 e 12 de dezembro, seminários acadêmicos nos campi de Juruti e Oriximiná. Aberta ao público, a programação contará com apresentações de estudos realizados pelos graduandos da UFOPA que fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Outro destaque são as palestras do Ciclo de Extensão da UFOPA, que é promovido pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

A conservação de bacias hidrográficas é o tema do debate em Oriximiná, que acontecerá no sábado, dia 11, a partir das 8h30, no Clube Bancrevea, situado na Av. Barão do Rio Branco, no Centro. Os palestrantes serão os professores Arthur Matos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Fábio Aprille, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da UFOPA. O debate será presidido pelo Prof. Carlos França, que coordena as atividades do PARFOR em Oriximiná, e contará com a participação do Coordenador do Campus de Oriximiná, Prof. Domingo Diniz, como relator. A partir das 14 horas, haverá a apresentação das pesquisas realizadas pelos acadêmicos do PARFOR ao longo do primeiro semestre de estudos, denominado Formação Interdisciplinar I, que é ministrado pelo CFI.

Juruti – O 1º Encontro Acadêmico-Científico da UFOPA no Campus Juruti inicia-se no sábado, dia 11, às 8h30, com cerimônia de abertura e mesa-redonda sobre o tema “Desenvolvimento, biodiversidade e construção do conhecimento na Amazônia”, que contará com a participação dos professores da UFOPA Ademir Terra, Ricardo Scoles e Dércio Duarte, como palestrantes; Rosivanderson Baia, como mediador; e Síria Ribeiro, da FIT, como relatora.

Em seguida, haverá a apresentação oral dos seguintes estudos: “Desmatamento da mata ciliar na comunidade Bom-Que-Dói”; “Horta escolar em Santa Maria, Curumucuri”; “Educação ambiental no ensino-aprendizagem”; “Educação ambiental no Ensino Superior no curso de graduação de Biologia da UFOPA na cidade de Juruti”; e “A importância da higiene na escola: incentivo aos alunos de duas escolas”.

Às 14h30 ocorrerá a mesa-redonda “Sustentabilidade na Amazônia do Século XXI: teorias e práticas” e, em seguida, serão apresentados os trabalhos: “A leitura no processo ensino-aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos da quarta série do Ensino Fundamental na rede municipal e estadual do município de Juruti no ano de 2010; “Gravidez na adolescência: uma comparação nos municípios de Juruti e Terra Santa, no período de 2008 e 2009”; “Dificuldades na frequência às aulas de EJA à noite”, “Biblioteca itinerante”; e “Produção Textual”.

LInk: https://www.blogquartopoder.com.br/2010/12/ufopa-realiza-seminarios-academicos-em.html