Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 12:05

07/08/2013-O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 16:46

UFOPA recebe premiação por projeto de reutilização de garrafas PET
O Prêmio Empreendedorismo Sustentável premiou os três melhores projetos dos estudantes de graduação e pós-graduação de nove das universidades federais da região Norte do Brasil. Dentre mais 180 projetos e 18 finalistas, chamaram a atenção da banca examinadora, liderada pela UniSol, pelo ineditismo e potencial impacto das propostas. Cada um recebeu respectivamente R$ 50 mil, R$ 30mil e R$ 15 mil, pelo primeiro, segundo e terceiro colocados, além de prêmios extras que totalizaram R$100 mil reais.
Os ganhadores, por ordem de classificação, são:
1) Edkeyse Dias Gonçalves (Projeto Web Resíduo Tecnológico- WRT)
UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
2) Caio Eduardo de Moura Murtinho (ReGar Amazonia: A Reutilização de Garrafas PET em sacolas ecológicas)
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará
3) Hermes Apoena Barreiros da Silva (Empreendedorismo Feminino na Cadeia de Valor do Caranguejo-Uçá no estado do Pará)
UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
A anfitriã da noite, Profa Dra Maria Perales Mendes Silva, reitora da UFAM, enfatizou a importância do Programa Amazônia 2020, em que o Prêmio Empreendedorismo Sustentável está inserido, por significar uma mobilidade local e internacional para os alunos de graduação e pós-graduação, além do corpo docente. "Este é um momento de extrema importância, que reconhece os talentos que aqui estão. Cada um dos finalistas merece nossa admiração, respeito e incentivo. Que o Programa Amazônia 2020 sirva de incentivo pra outras iniciativas similares", afirmou a reitora.
Todos os projetos foram avaliados pela Unisol - Universidade Solidária. Represe. O Prof Dr Waldenor Moreas, co-fundador da instituição e vice-presidente do programa Inglês Sem Fronteiras do MEC, esteve presente representando a entidade. Ele lembrou uma frase da antropóloga Ruth Cardoso, "políticas sociais não se fazem só com dinheiro: é preciso ideias criativas e empresas que acreditem nelas". O professor destacou a parceria com o banco, "o Santander é a parceria mais longa do UniSol". Para ele, o estudante deve ser estimulado a ter uma visão crítica e criativa capaz de atuar de forma empreendedora. "Nossos jovens são múltiplos e cheios de criatividade. Por meio deles construiremos um mundo mais sustentável", concluiu.
"Ficamos muito satisfeitos com a primeira edição do Prêmio. Os projetos foram muito criativos e superaram nossas expectativas. Acreditamos que, vencedores ou não, eles estimulam a cultura empreendedora com ênfase na geração de renda e preservação do meio ambiente, beneficiando toda a sociedade do entorno", afirma Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil. Ainda estão previstas mais quatro edições do Prêmio até 2020.
O Prêmio faz parte do Programa Amazônia 2020, também uma iniciativa do Santander Universidades Brasil. Lançado em 2010, o Programa é uma iniciativa única de apoio às nove
universidades federais da região Norte: UFT, UFPA, UNIFAP, UNIR, UFAM, UFAC, UFRR, UFRA e UFOPA, que juntas possuem uma comunidade acadêmica com mais de 100 mil professores e alunos. Além do prêmio, a parceria também contempla a realização de 9 seminários internacionais na região, concessão de mais de 26 mil bolsas de estudos a alunos e professores e inauguração de 9 novos Espaços Digitais.
Em 2011, a Interbrand nomeou o Banco Santander como primeiro banco do mundo no ranking The Best Global Green Brands. O banco é a única empresa espanhola que aparece no estudo, onde são valorizadas algumas atividades do Santander Universidades no Brasil, como a colaboração com nove universidades para colocar em prática os projetos de proteção ambiental e apoiar as comunidades locais. Também se destaca o programa Amazônia 2020 e o desafio Santander Sustainability Challenge, que convidou os estudantes brasileiros a identificar e sugerir soluções para problemas ambientais.
Esta é mais uma iniciativa que integra o Plano de Apoio à Educação Superior (PAES) do Santander Universidades Brasil, estruturado em 4 eixos estratégicos: mobilidade, inovação e empreendedorismo, transferência tecnológica e apoios acadêmicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação superior de maneira estratégica, contribuindo com o progresso econômico e social nos 20 países onde está presente.
Podemos incluir também o último prêmio que recebemos de sustentabilidade? O Programa também ajudou nessa conquista.

Veja a matéria no site de origem