Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:32

11/09/2017 - Ministério da Saúde - Positiva

22 de Junho de 2020 às 14:19

Universidade do Oeste do Pará oferece curso de extensão sobre Saúde Indígena

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 19h56 Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 20h05

São 90 vagas para profissionais de saúde que desejam atuar nas aldeias

Termina nesta quinta-feira (14/09) o período para inscrições no Curso de Extensão em Saúde Indígena, oferecido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Aberto à comunidade, o curso conta com 90 vagas, ofertadas em regime de cooperação com o Distrito Sanitário Indígena Guamá-Tocantins(DSAI/Guatoc), por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai-MS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa/Santarém) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, com preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço http://www.saudeindigena.comunidades.net/contatos. Para a homologação das inscrições, serão consideradas as reservas de vagas resultantes das parcerias interinstitucionais (Ufopa/Uepa/Iespes/Sesai-MS/Guatoc/Cepes), além de vagas abertas ao público em geral, por ordem cronológica de envio do formulário. Só serão aceitas inscrições com toda a documentação necessária e o resultado será divulgado já nesta sexta-feira (15/09).

Sobre o curso -  O curso ocorrerá entre os meses de setembro e novembro, simultaneamente nos campi da Ufopa, da Uepa e do Iespes. Nesta primeira abordagem, terá como foco “Profissionais de Saúde que atuam ou atuarão junto a Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas na Região Amazônica: a Importância da Qualificação”, e tem como objetivo investir na educação e formação qualificada de profissionais da saúde com foco na supressão de demandas do DSEI-Guatoc, bem como desenvolver competências aos cursistas quanto ao adequado acesso da população indígena à saúde em todos os níveis de complexidade, avançando na sustentabilidade da política de saúde indígena implantada na Amazônia.

Ao final, serão sorteados dois participantes dentre os 90 inscritos, com participação comprovada em folha de frequência e registro avaliado de atividade do curso, para um estágio voluntário junto à comunidade indígena na Aldeia Cuminapanema Zo'é.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do correio eletrônico saudeindigenaext@gmail.com ou pelo telefone (93) 2101-6506.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufopa

LInk: https://www.saude.gov.br/noticias/sesai/29535-universidade-do-oeste-do-para-oferece-curso-de-extensao-sobre-saude-indigena-sao-90-vagas-para-profissionais-de-saude-que-desejam-atuar-nas-aldeias