Criado em 28 de Dezembro de 2021 às 12:28

Após finalizar curso, estudantes de Engenharia de Pesca e Zootecnia da Ufopa fabricam ração para peixes

12/12/2021 - g1 Santarém e região — PA - Positiva

28 de Dezembro de 2021 às 12:28

Grupo produziu, pela primeira vez, alimento para peixes na nova fábrica de ração instalada no terreno da Universidade, em Santarém.

A fábrica de ração da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estará em pleno funcionamento somente a partir de 2022 em Santarém, no oeste do Pará, mas os estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia já produziram a primeira remessa do alimento para peixes.

O espaço, instalado em um terreno da Universidade, anexo ao Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), foi usado pelo grupo que participou, no período de 6 a 9 de dezembro, do curso de “Nutrição de peixes e fabricação de rações”, promovido pelo grupo de pesquisa Aquicultura no Baixo Amazonas, da Ufopa.

Ao final das atividades, os alunos participaram da produção da primeira ração para peixes na nova fábrica. Ministrado pelo professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Paulo Adelino de Medeiros, o curso levou aos estudantes informações quanto às necessidades nutricionais e o processo de formulação e produção de rações.

Na oportunidade, eles também participaram de atividades práticas referentes à moagem e à mistura dos ingredientes da ração de peixes formulada durante o curso.

Os primeiros testes de fabricação de rações, com ingredientes alternativos, deixaram docentes e alunos entusiasmados com as possibilidades promissoras neste campo de pesquisa e nutrição de peixes.

A fábrica de ração terá a coordenação da professora Michelle Fugimura, do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA) e do professor Gustavo Claudiano, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

“Esse ano a fábrica foi instalada em local próprio e a partir de janeiro do ano que vem estaremos operando com total capacidade, o que vai permitir o desenvolvimento dessa e de outras pesquisas”, ressalta a coordenadora da fábrica, Profa. Michelle.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/12/12/apos-finalizar-curso-estudantes-de-engenharia-de-pesca-e-zootecnia-da-ufopa-fabricam-racao-para-peixes.ghtml