Criado em 29 de Dezembro de 2021 às 17:05

28/12/2021 - Portal OESTADONET - Positiva

29 de Dezembro de 2021 às 17:05

Lista tríplice para nomeação da reitoria da UFOPA segue em tramitação no MEC
Já está tramitando há mais de uma semana no Ministério da Educação(MEC) a lista tríplice encabeçada pela atual vice-reitora, Profa. Dra. Aldenize Ruela Xavier, que já havia vencido a consulta à comunidade acadêmica, pra nomeação pelo presidente da república visando a gestão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) pelos próximos quatro anos (abril de 2022 a abril de 2026).

.Depois de passar pelos órgãos de avaliação do MEC, a lista dos três nomes mais votados pelo Colégio Eleitoral da UFOPA será para apreciação da Casa Civil

Na votação do Colégio Eleitoral, Aldenize no dia 13 de dezembro, foi eleita com 78,57% dos votos. A professora Solange Helena Ximenes recebeu 14,29% dos votos e a profa Dra. Lenise Vargas da Silva recebeu 7,14% dos votos. No total, foram 56 votantes, respeitando-se o mínimo exigido pela legislação de 70% composto por representantes docentes. A votação foi nominal por meio da manifestação de voto.

Das três candidatas, apenas a professora Lenise Vargas da Silva não participou da consulta à comunidade acadêmica, em novembro passado. A lista tríplice já foi encaminhada ao MEC e, posteriormente, conforme a Lei, avaliada pelo presidente da República, que nomeará o reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará para a gestão no período de abril de 2022 a abril de 2026.

Na consulta informal à comunidade universitária, realizada no final de novembro, a chapa ‘Novos Sonhos, formada pela professora Aldenize Xavier e Solange Helena Ximenes Rocha foi mais votada recendo um total de 1985 votos (0,405 na paridade por grupos). A chapa 1, "Evolução: Ação Ufopa", composta por Jarsen Luís Castro Guimarães (reitor) e Flávia Garcez da Silva (vice-reitora), teve 872 votos (com 0,265 na paridade por grupos). Já a chapa 3, "Ufopa para Todos", composta por Edilan de Sant’Ana Quaresma (reitor) e Carla Ramos (vice-reitora), recebeu 1925 votos (com 0,321 na paridade por grupos).

Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/21095/lista-triplice-para-nomeacao-da-reitoria-da-ufopa-segue-em-tramitacao-no-mec/