Criado em 28 de Dezembro de 2022 às 11:34

04/12/2022 - G1 Pará — Belém - Ufopa citada

28 de Dezembro de 2022 às 11:34

Estudantes de dez municípios fazem o processo seletivo especial do Forma Pará

Candidatos realizam a prova do processo seletivo especial (Prosel) para cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Instituto Federal do Pará

Agência Pará

Neste domingo (4), mais de quatro mil estudantes que concorrem a 460 vagas de cursos de graduação ofertadas pelo Programa Forma Pará em dez municípios paraenses. Os candidatos realizam a prova do processo seletivo especial (Prosel) que vai preencher vagas de cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

O Forma Pará é um programa do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que leva cursos de nível superior aos municípios paraenses em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. O processo seletivo é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A titular da Sectet, Edilza Fontes, destaca que o certame deste domingo conclui a universalização do programa, o que significa a oferta de pelo menos um curso superior em cada um dos 144 municípios paraenses. Ela ressalta ainda que o Forma Pará superou todas as expectativas iniciais e hoje é garantido por lei.

"Lá em 2019, quando o programa começou, a nossa meta era ofertar quatro mil vagas ao longo de quatro anos. Hoje já superamos a meta e chegamos a quase 10 mil vagas ofertadas. O Forma Pará virou uma lei, o que entre outras coisas, também nos permitiu ofertar cursos de pós-graduação lato e stricto sensu", comemora.

Processo seletivo
Os candidatos realizaram uma prova composta por 35 questões de múltipla escolha e uma redação. Estudantes que tenham cursado, pelo menos, um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município em que o curso está sendo ofertado, ou que resida naquele município há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, têm um bônus de 10% na nota da prova objetiva.

O resultado definitivo está previsto para ser divulgado no site da Fadesp no dia 20 de janeiro de 2023.

Cursos e municípios onde o Prosel é realizado:

IFPA

Abaetetuba – Gestão Ambiental – 40 vagas
Belterra – Engenharia Civil – 50 vagas
Ipixuna do Pará - Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas
Irituia – Educação do Campo – 50 vagas
Prainha – Agronomia – 50 vagas
Terra Alta – Gestão Hospitalar – 50 vagas
Vigia – Engenharia Ambiental e Sanitária – 40 vagas
Ufopa

Almeirim – Direito – 50 vagas
Novo Progresso – Direito – 50 vagas