Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 25 de Janeiro de 2022 às 17:19

"Caribe amazônico": águas turvas geram preocupação em meio a alta no garimpo no Pará

19/01/2022 - O POVO - Ufopa citada

25 de Janeiro de 2022 às 17:19

"Caribe amazônico": águas turvas geram preocupação em meio a alta no garimpo no Pará


O fenômeno tem preocupado moradores e agências de turismo, uma vez que a região é um dos destinos turísticos mais procurados da Amazônia
14:35 | Jan. 19, 2022 Autor Danrley Pascoal Tipo Notícia
'Caribe amazônico': águas turvas dos rios da região gera preocupação aos moradores em meio a alta no garimpo no Pará
(foto: Erik Jennings Simões)
'Caribe amazônico': águas turvas dos rios da região gera preocupação aos moradores em meio a alta no garimpo no Pará (foto: Erik Jennings Simões)


Nos últimos meses, quem visita o distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA) tem se surpreendido negativamente com as águas turvas e barrentas das praias de areia clara que banham o Rio Tapajós. O local costumava ser uma ambiente de águas límpidas e azuladas, característica essa que rendeu o apelido carinhoso de "Caribe amazônico" ao local.


O fenômeno tem preocupado moradores e agências de turismo, uma vez que a região é um dos destinos turísticos mais procurados da Amazônia. A população teme os prejuízos econômicos que possam vir a ser causados pela falta de viajantes no distrito, além de problemas à saúde dos residentes de Alter do Chão.

"O Tapajós está morrendo! Águas barrentas, cheias de resíduos nocivos à saúde, estão sendo despejadas sem piedade alguma, em sua maioria pela mineração irregular de inúmeros garimpos ao longo do rio", disse a agência local de turismo Poraquê, em post no Instagram. Ao longo do rio Tapajós, existe o maior polo de mineração ilegal do Brasil.

 

Link: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2022/01/19/caribe-amazonico-aguas-turvas-geram-preocupacao-em-meio-a-alta-no-garimpo-no-para.html