Início - Palestrantes

Palestrantes

Dr. Carlos Fernando Lemos (UFV)

Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental 2012 – atual. Doutorado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense com Sandwish na Espanha no Ministério do Meio Ambiente Espanhol - UFF/MMA-Madri (2006). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2000). Especialização em Engenharia Ambiental- UFRJ / COPPE (1993). Especialização em MBA - Masters Of Business Administration - FGV - Fundação Getúlio Vargas em Gerencia de Empreedimento em SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) 2007/2008. Graduação em Meteororologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1993). trabalhou no Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais (INPE) - Ministério Da Ciência E Tecnologia E Inovação (MCT) como pesquisador na área e previsão de tempo e climatologia. Coordenador das disciplinas curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia: 1) Meteorologia e Climatologia, 2) Monitoramento e Qualidade do ar, 3) Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 4) SIG ? Sistema de Informações Geográficas e GPS, 5) Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Ambientais e 6) Projeto Final de Curso (TCC). Professor do Mestrado Profissional do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Bambuí: Disciplinas Ministradas: Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meteorologia e Qualidade do Ar. Atua como revisor científico na Revista Brasileira de Meteorologia (RBMET), Revista Geociências - UNITAU, Revista Ciência & Natura, participou da Comunicação nacional inicial do Brasil à convenção-quadro das nações unidas (ONU-NY) sobre mudança do clima (2004), Possui mais de 81 publicações na Revista Climanálise - Aspectos Climáticos e Sinóticos no Brasil (1995- atual). Participo do Conselho Consultivo do Instituto Global Biosfera. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando nas áreas: Meteorologia, Climatologia, Cálculo De Carbono, Poluição Atmosférica, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente.

 

Me. Carlos Eduardo Silva (Sustenere Publishing Corporation)

É Sócio e Diretor da Sustenere Publishing Corporation (editora), e da EAPA International e Brasil (treinamento esportivo de aventura e ecoturismo). Atua no Grupo Ser Educacional (Faculdade UNINASSAU Aracaju) como professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. Possui Bacharelado em Administração e é graduando em Direito (Faculdade Estácio de Sergipe), Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Tiradentes), cursa Especialização em Direito Ambiental (Universidade Maurício de Nassau), é Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Serigy, Faculdade Ages, e FANESE. É palestrante e consultor independente de nível nacional com diversos artigos e livros publicados.

 

Dr. Leandro Juen (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor adjunto III do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará/campus Guamá e docente nos programas de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG), Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental), Ecologia Aquática e Pesca (UFPA) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Unemat). Foi vice-coordenador (2013 a 2015) e atualmente é coordenador do Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG). Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de ecologia e conservação avaliando como a alteração da integridade afeta a biodiversidade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e distribuição de espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Rios, Comunidades aquáticas, Macroinvertebrados, diversidade beta, diversidade e distribuição de Odonata.

 

Dr. Carlos Alberto Ferreira Rino (IBEAS)

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestrado em Engenharia Química - Faculdade de Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas (1996). Graduação em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas (1989). Tem experiência nas áreas de Gestão e Engenharia Ambiental, com ênfase em Sistemas de Gestão Ambiental - ISO 14001, Licenciamento Ambiental e Controle da Poluição Ambiental. Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS).