UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 21 de Setembro de 2022 às 17:10

Alunos de Ciências Ambientais têm primeira aula de campo

alunos de ciências ambientais têm primeira aula de campo

8 de Junho de 2022 às 09:12

No dia 29, último domingo do mês de maio, 27 alunos do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais tiveram a oportunidade de realizar a 1ª aula de campo da sua graduação, após passar o período pandêmico mais crítico no final do ano passado e começo deste. A aula de campo consistiu em visitar a Floresta Nacional do Tapajós e realizar uma trilha ecológica de 8 km pelo entorno da comunidade de Jamaraquá (Belterra-PA), localizada a 70 km de Santarém. A FLONA é uma unidade de conservação de uso sustentável de grande relevância socioambiental que se situa na parte sul de Santarém, na margem direita do rio Tapajós.

Os alunos caminharam por dentro da floresta, reconhecendo plantas e seus usos, animais e outros aspetos ecológicos a partir dos conhecimentos dos 5 guias locais. O itinerário da trilha incluiu paradas emblemáticas como o caminho das árvores de Piquiá, o recanto da Samaúma gigante e o Mirador. Merece destaque especial da trilha a descida até o “igarapé do Paulo”, atração turística da comunidade pela beleza do lugar, frondosidade da vegetação e pelas águas translúcidas e refrescantes do igarapé.

A atividade fez parte do plano de ensino da disciplina de Ecologia ministrada pelo prof. Ricardo Scoles no semestre atual (2021.02).

None