UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural

Buscar somente nesse site.

Criado em 30 de Outubro de 2023 às 12:11

Equipe do Núcleo Ação Saberes Indígenas na Escola da Universidade Federal do Oeste do Pará (ASIE/Ufopa) participa de Assembleia do Povo Munduruku

No período de 24 a 27 de outubro de 2023 parte da equipe ASIE/Ufopa participou da XIX Assembleia Munduruku do Médio Tapajós, que ocorreu na Aldeia Poxo Muybu, território Sawre Muybu, Itaituba (PA). Participaram da Assembleia: Terezinha do Socorro Lira (Coordenadora Adjunta), Geraldo Dias (Formador) Honésio Dace Munduruku (Coordenador de Ação), Emerson Saw Munduruku (Formador) e Adalto Saw Munduruku (Orientador de Estudo).

Durante a Assembleia a equipe do Núcleo presente realizou roda de conversa com os professores da educação básica para fazer diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos professores indígenas, mapear as necessidades de ações formativas e elaborar uma proposta de cronograma formativo para os professores do Médio Tapajós.

Sobre o Núcleo ASIE/Ufopa – A Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013. Vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi/MEC, a ação é regulamentada pela Portaria nº 98, de 6 de dezembro de 2013 que tem como objetivo promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático, a partir dos seguintes eixos:  Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua; Letramento e numeramento em Língua Portuguesa como segunda língua; Letramento e numeramento em Línguas Indígenas ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; Conhecimentos e saberes indígenas; Artes verbais indígenas; Alfabetização científica; História e geografia dos povos indígenas; Etnomatemática.

Em 2023, sob Coordenação Geral da Prof.ª Marília Leite do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), a Ufopa aderiu ao Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, sendo a primeira universidade federal do Estado do Pará a possuir um núcleo. A instalação no núcleo foi possível após esforços do movimento indígena do oeste do Pará e da reitora Aldenize Xavier.

Em parceria com as secretarias municipais de educação dos municípios de Santarém, Itaituba e Orximiná, nesta primeira edição, o Plano de trabalho aprovado pelo MEC tem o objetivo de ofertar curso de formação continuada para 90 professores indígenas e 9 orientadores de estudos dos três territórios etnoeducacionais (Território etnoeducacional Tapajós Arapiuns, Território etnoeducacional Munduruku, e Território etnoeducacional Ixamná) abrangidos pela Ufopa, com carga horária de 180 horas/aulas para os professores alfabetizadores e 200 horas/aula para os orientadores de estudo

Em Santarém o Núcleo ASIE/Ufopa possui uma sala administrativa funcionando na Unidade Tapajós, sala 333 C.