Buscar somente nesse site.

Campus Juruti

Ultima atualização em 2 de Outubro de 2023 às 14:55

Estudante da Ufopa campus Juruti é premiada em evento nacional de mineração

Outros três trabalhos do campus também foram selecionados

De 12 a 14 de setembro de 2023, foi realizado o 11º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA) em Belo Horizonte (MG), com a participação das estudantes do curso de Engenharia de Minas do campus da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Juruti.

Com o título “Ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por mineradoras em operação no Pará”, a aluna Ádria Souza Silva foi premiada em segundo lugar na categoria estudante. A aluna premiada tratou dos desafios que grandes mineradoras encontram ao tentar promover uma economia descarbonizada em meio à região de maior biodiversidade do planeta; bem como visou mostrar as medidas adotadas por essas empresas de mineração para se adaptarem às mudanças climáticas. Ádria foi orientada pelo professor Michael Santos e teve a colaboração da estudante Joely Pinheiro.

Também foram aprovados os seguintes trabalhos pelas acadêmicas do curso de Engenharia de Minas do Campus Juruti da Ufopa:

No trabalho “As tendências tecnológicas e de inovação para a mineração, gêmeo digital; uma revisão bibliográfica", a busca por inovação tecnológica foi o que inspirou a universitária Nerliane Souza a fazer uma análise quanto à aplicabilidade da ferramenta Digital Twin (Gêmeo Digital em português) na mineração. Dentre as possibilidades que podem ser exploradas através dessa tecnologia, está a criação de cenários que permitam o monitoramento e a diminuição da variabilidade dos processos ligados ao clima, geologia do corpo de minério e desempenho de equipamentos no setor mineral.

A estudante Joely Pinheiro apresentou o trabalho “Solarização: alternativa sustentável para o controle de vegetação em taludes de mineração no baixo Amazonas”, cujo foco foi destacar as benesses do processo de solarização em detrimento ao processo de roçagem nos taludes de mineração de bauxita, onde a vegetação formada atrapalha a identificação de anomalias e a sua supressão, pela processo de roçagem, está ligada a riscos ergonômicos em trabalhadores.

“Mineração e construção civil, uma avaliação econômica de tijolo cerâmico produzido em Juruti-Pa” foi o trabalho produzido pela acadêmica Simara Nascimento. A estudante visou avaliar a produção de tijolos cerâmicos nas olarias do município de Juruti, bem como propor melhorias e auxiliar nos processos ligados a esta indústria, tão vital para o setor de construção civil regional, com vistas nos procedimentos tecnológicos e em melhores condições laborais.

O Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea acontece a cada dois anos e promove o conhecimento e a troca de informações entre os principais fazedores de ciência do setor mineral. Dos 140 trabalhos técnicos submetidos ao Congresso, 77 foram selecionados para apresentações orais e 10 para sessões pôster. Um total de 13 instituições de ensino de todo o país estiveram presentes no evento. Foram premiados três trabalhos técnicos na categoria estudante e um na categoria profissional.

/media/file/site/juruti/imagens/2023/9aa357b9d74fe36706f4890399fc574c_9V4e2ZU.jpg

Campus Universitário de Juruti

19 de setembro de 2023