Buscar somente nesse site.

Campus Juruti

Ultima atualização em 14 de Novembro de 2023 às 10:13

Estudantes da Ufopa Juruti são aprovados para mestrado na área de solos na UFRRJ

/media/file/site/juruti/imagens/2023/200ddf211975851c0b5577d76e5c6e58.jpg

O campus Juruti da Universidade Federal do Oeste do Pará honrosamente anuncia que quatro de seus discentes do curso de Agronomia foram aprovados para mestrado acadêmico, atrelado ao Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do solo (PPGA-CS), do Instituto de Agronomia (IA) da prestigiosa e histórica Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Os estudantes Alessandra Paz de Lima, Ana Paula Rodrigues da Silva, Inês Ariane de Paiva Câncio e Frances Marques Moreira foram selecionados para compor o seleto grupo de engenheiros agrônomos que cursarão mestrado na instituição de referência internacional e de forte tradição na área agrícola. Os quatro discentes participaram como bolsistas/voluntários em projetos de pesquisa (PIBIC), extensão (PIBEX) e integrados (PEEX) durante toda a graduação no Grupo Solo-Planta, mostrando a importância de tais projetos para promoção de uma formação diversificada; eles representarão não só o município de Juruti, mas o oeste do Pará e toda a região amazônica nesse novo ciclo de suas vidas.
Pós-graduação de Excelência
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Ciência do Solo (PPGA-CS) completou 50 anos neste ano e é um dos mais tradicionais da UFRRJ, sendo atualmente um Programa de Excelência da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com Conceito 7.
O Conceito CAPES é uma avaliação periódica dos cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados). A CAPES é um órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação responsável por esse sistema de avaliação. Conceitos 6 e 7 apontam alto padrão internacional de desempenho e são os mais altos atualmente.
Sobre a UFRRJ
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem sua origem e raízes na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv), criada em 20 de outubro de 1910, focada no ensino agropecuário, inaugurada oficialmente em 1913. A atual denominação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – veio com o Decreto nº 60.731, de 1967.
Referência no ensino agronômico do país, a UFRRJ viu o fim da guerra, o começo da Guerra Fria, o término da Era Vargas, a euforia desenvolvimentista dos anos 1950 (“cinquenta anos em cinco”) e muitos marcos no ensino agrícola, tendo formado profissionais de destaque nacional e internacional. Em 20 de outubro de 2023, a UFRRJ completou 113 anos de sua criação.

Campus Universitário de Juruti
14 de novembro de 2023