Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Juruti

Ultima atualização em 2 de Outubro de 2023 às 15:13

Projeto Conecta 60+ leva informática básica à melhor idade de Juruti


Os avanços na ciência e na medicina trocaram a imagem que a cultura pop tem sobre ser idoso. O aumento da perspectiva de vida e o maior acesso à informação e a serviços básicos de saúde têm mudado o comportamento e o modo como o público acima de 60 anos tem interagido com os avanços tecnológicos. Estudos comprovam que dar acesso ao idoso às tecnologias digitais diminui o sentimento de exclusão social, ao passo que dá a ele mais autonomia e confiança para navegar num mundo dominado pelas mídias eletrônicas.

Com o intuito de trazer este público para mais perto da sociedade, a Ufopa Campus Juruti desenvolveu o projeto Conecta 60+, que tem o objetivo geral de capacitar o participante a utilizar as ferramentas básicas oferecidas pelo Word, Excel e Power Point, e aumentar o domínio dos senhores e senhoras sobre os conhecimentos práticos de internet.

Para a participante e professora aposentada Rosilei Pereira “...o que chamou mais a atenção foi a iniciativa do projeto, que vai capacitar, ensinar e proporcionar às pessoas que não têm possibilidade de aprender a mexer no computador; é uma grande oportunidade!”.

“Quando a minha nora compartilhou comigo, eu disse ‘vou fazer a minha inscrição’ porque eu não posso perder essa oportunidade, pois eu vejo como uma necessidade. Eu me sinto privilegiada de, nessa idade, com 70 anos, poder fazer um curso desse”, disse a senhora Diana Rezende

O projeto teve início na última quarta-feira, 27 de setembro, contou com a presença de 17 participantes em sua aula inaugural e terá a duração de dois meses, sendo conduzido no laboratório de informática da instituição pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia de Minas, sob a coordenação das Professoras Doutoras Celeste Rossi e Dayse Drielly Santana Vieira e pelo Técnico em Tecnologia da Informação Edinaldo Bastos. A iniciativa acontece justamente no período em que se comemora o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade.

/media/file/site/juruti/imagens/2023/149606af1cc708aadca7ca5b692464a8.jpg
Participantes da aula inaugural do Projeto Conecta 60+
Campus Universitário de Juruti
02 de outubro de 2023

Por Rafael Duarte