Área de concentração:

A área de concentração é Educação, que se pauta pela reflexão e investigação da problemática educacional como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, permitindo pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas e participação de profissionais de diferentes áreas.

Linhas de pesquisa:

As linhas de pesquisa são interdependentes, tendo como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, na perspectiva da formação de pesquisa e qualificação de profissionais que atuam na educação escolar e em outros espaços educativos, produzindo conhecimentos que contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho educacional.

Linha de Pesquisa 1 - História, Política e Gestão Educacional na Amazônia

Tematiza a história, a política e a gestão da Educação, com ênfase na realidade e na diversidade da região amazônica, mediante: 1. Pesquisas centradas na educação escolar na perspectiva histórica; 2. Investigações e análises de aspectos constitutivos das políticas públicas e das formas de organização e gestão educacional, em espaços escolares; 3. Pesquisas que examinam os processos de aquisição, implementação e avaliação das ações educacionais, tendo em vista as especificidades da Amazônia; 4. Pesquisas sobre políticas de formação de professores e desenvolvimento profissional docente no contexto amazônico.

Linha de Pesquisa 2 - Conhecimento e Formação na Educação Escolar

No mundo contemporâneo, em que se verifica intensa ampliação das formas de produção e difusão de informação e de disseminação de valor fragmentado, ganham relevo os processos de educação sistemática e intencional que, transcendendo o imediatismo e o pragmatismo, invistam no desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e das habilidades correspondentes. Com base nessa compreensão, propõe-se o estudo dos processos de produção, circulação e aquisição do conhecimento e desenvolvimento omnilateral do assunto no âmbito da Educação Escolar - da Educação Infantil à Educação Superior -, implicando: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; conteúdos escolares e currículos; avaliação; dimensões da prática pedagógica; e processos de gestão escolar. As investigações desenvolvidas por essa linha compreendem: 1. O desenvolvimento infantil escolar em suas múltiplas dimensões; 2. As relações entre leitura, escrita e conhecimento e suas garantias no processo formativo escolar; 3. A educação de surdos; 4. A educação matemática; 5. Como taxa da variação linguística no ensino escolar de Língua Portuguesa; 6. A compreensão dos processos de aprendizagem e ensino de inglês e de formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira.

Linha de Pesquisa 3 - Formação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazônia

Realiza estudos sobre as diferentes dimensões de ensino e aprendizagem, privilegiando o exame dos espaços e dinâmicas que têm por base ações educacionais organizadas e sistemáticas dentro ou fora do sistema de ensino na região amazônica. Para tanto, investe-se no estudo e na pesquisa de: 1. Propostas de aperfeiçoamento no ensino, considerando as dimensões formais e não formais de educação, abarcando temáticas como jogos, jogos, vídeos, músicas, corporeidade e outras; 2. A cognição docente e sua relação com metas e práticas docentes, desenvolvimento e aprendizado do sujeito em áreas que abarcam saúde, socialização econômica e habilidades de vida e sociais, dinâmicas e fenômenos esportivos e culturais; 3. Sentido e significado da educação em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, marcadas pela intencionalidade na ação de aprender, participar e transmitir saberes; 4. A educação musical, seus atores e espaços e os processos de ensino-aprendizagem; 5. Relações entre tecnologias de informação e comunicação (TIC) e educação. 6. Relações entre educação, saúde e cidadania, com foco nos processos de formação para a prevenção e promoção da saúde e da autonomia dos sujeitos.

Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós Graduação em Educação