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  • História, Sociedade e Educação no Brasil/Universidade Federal do Oeste do Pará - HISTEDBR/UFOPA

    O HISTEDBR UFOPA tem suas origens em 2003. Inicialmente voltou-se para o levantamento e catalogação de fontes para a história da educação em Santarém, com a participação de estudantes do curso de pedagogia da UFPA, Campus de Santarém. Gradativamente foi ampliando suas atividades com a inserção de pesquisadores, estudantes do programa de pós-graduação em educação e de iniciação científica da UFOPA. Atualmente desenvolve atividades em duas linhas de pesquisa: Educação na Amazônia: História e Memória e Formação de Professores, Política e Gestão Educacional. O HISTEDBR/UFOPA é vinculado ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil-HISTEDBR, coordenado pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e tem como coordenador executivo nacional José Claudinei Lombardi da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

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  • Formação de Professores na Amazônia Paraense - FORMAZON

    Entre as principais repercussões desse grupo estão: 1. participação em discussões sobre as políticas municipais de educação do campo e formação de professores; 2. oferecimento de subsídios para reformulação de cursos de formação inicial e continuada de professores; 3. caracterização e análise da prática pedagógica de professores que atuam no meio rural; 4. formação de pesquisadores para atuarem nas linhas pertinentes aos projetos desenvolvidos pelo grupo; 5. formação de professores para a escola do campo; 6. participação no fórum de Educação do Campo do Baixo Amazonas

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  • Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará - GELOPA

    O Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará é uma instância que reúne professores, alunos de graduação e de pós-graduação da Ufopa, egressos e pesquisadores de outras instituições, com o fim de discutir fenômenos linguísticos, em especial os fenômenos que caracterizam o português paraense. Além disso, busca discutir a relação língua e ensino. OBJETIVO GERAL: descrever e explicar as relações gramaticais, integrando componentes sintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos identificados nos diferentes usos das línguas naturais. Objetivos específicos: identificar, descrever e analisar fenômenos em variação e mudança; identificar domínios funcionais com diferentes níveis de codificação linguística ao longo do contínuo léxico ¿ gramática; discutir a relação língua; ensino e práticas docentes.

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  • Grupo de Estudos e pesquisas em Educação de Surdos – GEPES

    O GEPES tem desenvolvido diversas atividades no ambito do ensino, da pesquisa e da extensão na UFOPA, ofertando à comunidade do Oeste do Pará a formação e o debate em torno da educação de surdos.

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  • Oficinas em cibercultura - OFICIBER

    Grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (CFI/UFOPA) e a Universidade Federal do Pará(UFPA) campus Altamira e possui projetos de pesquisa e extensão em andamento, alguns deles com apoio financeiro de agencias de fomento como CNPq e FADESP, nas área de educação e cibercultura. Os projetos envolvem temas como: interaçöes sociais nas Redes digitais de comunicação; formação de professores em tecnologias digitais; políticas governamentais para inserção das TIC nas escolas, inclusão social e digital, relação entre governo e sociedade estruturados pela cibercultura. Articula parcerias e convênios numa perspectiva em rede de pesquisadores com institutos e grupos locais, nacionais e internacionais.

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  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia - GEPEIMAZ

    Trata de discussões sobre a Educação Matemática e suas relações interdisciplinares com outros campos científicos, atuando mais especificamente em co-relação com problemáticas amazônicas. Seus objetivos específicos convergem para o debate sobre a Educação Matemática numa perspectiva interdisciplinar; a promoção de pesquisas sobre Educação Matemática nas aulas de Matemática, Física, Química, Biologia e outras disciplinas, pertencentes a outras áreas de conhecimento, que enfatizam conceitos matemáticos; produção de estratégias e materiais inovadores de Educação Matemática, tendo em vista suas contribuições para a aprendizagem da conceitos e teorias Matemáticas em disciplinas que se utilizem da Matemática.

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  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - GEPEI

    As pesquisas desenvolvidas pelo GEPEI visam contribuir para a construção da qualidade na Educação Infantil, pensando sempre no desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças de 0 a 5 anos. As atividades realizadas têm repercussões sociais, especialmente no que se refere a oferecer ao poder público um banco de dados que pode subsidiar as políticas públicas na área. Nesse sentido está realizando a pesquisa intitulada "Caracterização das instituições de Educação Infantil da Região Oeste do Pará visando atender o que está expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade". Além disso, o grupo visa fortalecer os estudos voltados à Educação Infantil no âmbito da universidade através da realização de grupos de estudos quinzenais com acadêmicos da UFOPA. O grupo também apoia ações relacionadas à formação docente. Até o momento já contribuiu com o cursos de Extensão e Pós-Graduação.

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  • Laboratório de Educação e Habilidades Sociais - LEHS

    O Grupo de Pesquisa em Habilidades Sociais e Educação desenvolve estudos e pesquisas com a finalidade de promover um corpo de conhecimentos teórico-críticos que possam subsidiar práticas em Educação e desenvolvimento humano, marcadas pelo compromisso social, com objetivo de suporte ao desenvolvimento acadêmico do escolar e outros profissionais envolvidos no processo.

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  • Grupo de Pesquisa Cognições e Práticas Formativas Educacionais em Espaços Escolares e não escolares

    Realizar estudos sobre as diferentes alternativas de ensino, privilegiando situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno a formação do conteúdo cognitivo, mediante o exame dos espaços não-formais, que tem por base tentativas educacionais organizadas que podem acontecer dentro ou fora do sistema formal de ensino de diferentes propostas. Abarca temáticas como jogos, games, vídeos, músicas, corporeidade e outros; a realização de pesquisas centradas na cognição docente e na relação desta com as metas e práticas docentes, com o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em áreas que abarquem a socialização econômica e as habilidades de vida/sociais, envolvendo o sentido e significado da educação em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, marcadas por uma intencionalidade na ação de aprender, participar e transmitir trocas de saberes. Foca ainda a Educação Musical, seus múltiplos atores e espaços e os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem nesses ambientes.

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  • Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática – GEPEMM

    Diante da emergente sociedade tecnocientífica do século XXI, de rápidas transformações socioculturais, os objetivos educacionais para o ensino de ciências e de matemática não podem mais se concentrar na aprendizagem conceitual. Além de conceitos, os estudantes precisam adquirir competências que os possibilitem investigar e tomar decisões críticas cientificamente fundamentadas. Nesse cenário, é cada vez maior a necessidade de letramento científico, ou seja, um processo de conscientização, de reflexão, de objetivação, de ação de indivíduos ou da comunidade que leve à mudança da condição individual e coletiva por meio do conhecimento científico, matemático e tecnológico. Decerto que essa necessidade exige a proposição de alternativas educacionais inovadoras. Enquanto abordagem educacional, o objetivo da modelagem matemática é gerar ambientes de aprendizagens nos quais os próprios estudantes possam desenvolver modelos matemáticos para analisar e para propor soluções a problemas reais. Nesse direcionamento, a modelagem matemática comporta diversas possibilidades didáticas ou variados ciclos de modelagem no ensino-aprendizagem. É uma abordagem dinâmica ao envolver atividades experimentais, simulações computacionais, novas tecnologias tais como robótica e realidade aumentada. O resultado é que o estudante pode tornar-se ativo e desenvolver competências para o letramento científico. Visando a investigar a modelagem matemática como abordagem educacional em ciências e matemática na Amazônia, no início do ano de 2019 começou a ser desenvolvido o projeto de ensino/pesquisa/extensão Laboratório Educacional de Modelagem Matemática (LEMM) junto ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), sob coordenação dos professores Ednilson Souza e Ricardo Mafra. Com o desenvolvimento do Projeto LEMM e rápida ascensão acadêmica, houve a necessidade de criar um grupo de estudos e pesquisas com o intuito de fomentar discussões sobre modelagem matemática no ensino de ciências e de matemática na região amazônica, especialmente do oeste paraense. Assim, em meados do ano de 2019, os professores do ICED/UFOPA Ednilson Souza e Emerson Sousa criaram o Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática (GEPEMM).

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  • Educação, Raça e Etnicidade na Amazônia - GEREA

    O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, raça e Etnicidades na Amazônia (GEREA) realiza investigações temáticas que mobilizam abordagens interdisciplinares a partir das categorias raça/etnia, gênero, sexualidade e territorialidade no campo da educação e das instituições escolares. Compreende atualmente duas linhas de pesquisa: 1. Educação, raça, gênero e sexualidades e 2. Educação, política, territorialidades e etnicidades. Reúne estudantes de graduação e professores colaboradores. Está abrigado no Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED-UFOPA).

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  • Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação - LINCCE

    O Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/UFOPA) busca conhecer e investigar as interfaces entre cultura digital e educação, refletindo sobre os limites e as possibilidades decorrentes dessa relação no que tange aos processos de ensino-aprendizagem escolares e não-escolares. Atuando no âmbito da graduação e pós-graduação, o LINCCE abrange temas como: Midia-educação; Análise de narrativas e discursos em linguagens e produtos midiáticos; Estudos culturais; Experiências e contextos educacionais não-formais mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação; Letramentos midiáticos, digitais e transmidia.

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  • Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia – ISSEAM

    O Grupo ISSEAM reúne pesquisadores que buscam compreender as transformações da sociedade em direção a superação das desigualdades examinando, do ponto de vista sociológico, as origens dessa desigualdade, os instrumentos de controle e as práticas de superação e suas implicações nas sociedades indígenas e não indígenas no contexto amazônico no campo educacional, jurídico e sociológico envolvendo também estudos sobre o papel reprodutivo ou libertador da escola estatal na sociedade atual. O Grupo resulta de encontros promovidos desde 2012 em reuniões, um Colóquio em Educação Indígena em 2015, um Seminário sobre Educação e Conjuntura Política em 2017 e um ciclo de debate sobre Filosofia, Educação e Ciência em 2018, produzindo artigos em revistas locais e nacionais e participando de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.

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  • Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola – LELIT

    Investiga processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem de leitura-escrita nas dimensões da educação escolar: busca avançar a compreensão dos modos como, no âmbito da educação escolar, da educação básica à educação superior, se produz, se faz circular e se adquire o conhecimento, especialmente aquele que se realiza como próprio do humano-genérico, em relação direta com a formação dos indivíduos, em sua relação com a leitura-escrita. Os trabalhos em desenvolvimento vinculados ao grupo de pesquisa exploram os seguintes temas: alfabetização; biblioteca escolar; leitura e formação escolar; literatura infantil; leitura e produção de texto; leitura de estudo e formação universitária; norma e variação linguística ¿ implicações para o ensino.

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  • Laboratório de Pesquisa em Crianças e Infâncias Amazônidas – LAPCIA

    O LAPCIA objetiva realizar estudos que evidenciem as diversas infâncias vividas por crianças na Amazônia Brasileira, identificando os contextos e elementos presentes nestes, que estão relacionados ao desenvolvimento das crianças. Especificamente, os estudos buscam compreender os processos desenvolvimentais amparados nas premissas: 1) crianças vivem em contextos específicos: investigam-se contextos físicos e sociais como cidades, florestas e rios, abrigos, acampamentos de refugiados e contextos de imigração); 2) elementos presentes no ambiente auxiliam/dificultam o desenvolvimento: a música, a brincadeira, o movimento e a natureza são investigados nessa perspectiva. O GP está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, ambos na Universidade Federal do Oeste do Pará. Mantém parceria com o grupo de estudos MIRIM - Crianças, Infâncias e Natureza, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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  • Grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA

    Desde 2004, quando foi criado o grupo de pesquisa PRAXIS na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), as pesquisas priorizam a compreensão do pensamento e da prática docentes no âmbito da "sala de aula" na educação superior e básica, identificando possíveis práticas inovadoras na Amazônia brasileira. Analisa as políticas públicas para a formação inicial e permanente, principalmente na área de políticas de formação de professores e gestores das áreas de educação e saúde, confrontando o discurso dos documentos oficiais, os currículos e a prática docente numa perspectiva crítica de educação. Propõe também uma revisitação ao pensamento de Paulo Freire, a partir de seus princípios teórico-metodológicos, verificando sua presença no processo de descolonização nas práticas educativas no Brasil e no exterior. Em 2020 passa a funcionar na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como PRAXIS UFOPA, dando ênfase a Educação para a Sustentabilidade como eixo transversal aos objetos de estudo.

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  • Grupo de Ensino e Aprendizagem Significativa em Exatas - GEAE

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Localização

Universidade Federal do Oeste do Pará
Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós Graduação em Educação

Endereço

Avenida Marechal Rondon, s/n - Campus Rondon
Prédio H, 3º Andar, sala PPGE/UFOPA
Bairro Caranazal
CEP 6.8040-070
Santarém - Pará - Brasil