Disciplinas / Atividades Obrigatórias
Seminário de Dissertação
Créditos: 2.0
Carga horária: 30h/a
Ementa: Enfatizam-se os aspectos gerais que caracterizam os objetos de estudo dos mestrandos, a partir da discussão coletiva do projeto de dissertação. Apresentação para banca específica, na forma de pré-qualificação da pesquisa.
Pesquisa em Educação
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Ciência e produção de conhecimento. Concepções e perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas de pesquisa. Campo, tema e problema de pesquisa: como e constituem e se definem. Dimensões de pesquisa em função do recorte epistemológico: pesquisa teórica, documental, de observação participante, de intervenção e pesquisa-ação. Demandas do trabalho de pesquisa: delimitação do objeto de investigação, elaboração do projeto, estratégias metodológicas, execução e apresentação de resultados. Exame de métodos e técnicas de pesquisa gerais e específicas articulados aos objetos de estudo dos pós-graduandos.
Educação e Realidade Amazônica
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Os desafios que se colocam para a formação e a atuação profissional de professores e gestores educacionais da Amazônia diante da diversidade, das questões ambientais, dos modelos de desenvolvimento, e da sustentabilidade.
Docência, Ensino e Aprendizagem
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Paradigmas de formação e o papel da universidade na ampliação, aprofundamento e atualização dos campos dos saberes e de seus modos de produção. Os desafios da carreira docente na sociedade do conhecimento e da aprendizagem. Experiências inovadoras de formação docente no âmbito internacional, nacional e regional.
Estado e Política Educacional - Linha 1
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Estuda a construção social dos direitos educativos que visam à democratização da educação, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil. Perspectivas e tendências das políticas educacionais expressas nas reformas, nos projetos e na legislação. Abrange estudos sobre Estado, políticas e gestão da educação.
Conhecimento e Aprendizagem na Educação Escolar - Linha 2
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Estudo dos processos de produção, circulação e aquisição do conhecimento e de desenvolvimento omnilateral do sujeito no âmbito da Educação Escolar. Dinâmicas formativas e processos de desenvolvimento psicocognitivo. Desenvolvimento das funções psicológicas superiores e sua relação com a apropriação do patrimônio material e intelectual humano. Relações entre pensamento empírico e pensamento teórico e suas implicações na formação intelectual.
Dimensões Educacionais Transversais para a Formação Humana - Linha 3
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Educação no contexto formal, não formal e informal. Transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: práticas educativas em diferentes contextos de aprendizagem. Cognições e práticas educativas. Habilidades de vida, educação musical, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e sua complexidade em contextos educacionais e sociais.
Atividades Programadas de Pesquisa
Créditos:
Carga horária:
Ementa:
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira
Créditos:
Carga horária:
Ementa:
Estágio Docência
Créditos:
Carga horária:
Ementa:
Exame de Qualificação
Créditos:
Carga horária:
Ementa:
Defesa de Dissertação
Créditos:
Carga horária:
Ementa:
Disciplinas Optativas
Estudos da teoria histórico-cultural
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Conceitos básicos da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Funções psicológicas superiores e sua relação com a apropriação do patrimônio material e intelectual humano. Mediação semiótica do psiquismo humano. Desenvolvimento e aprendizagem. Zona de Desenvolvimento Iminente. O meio. Pensamento e fala. Imaginação e criação. Desenvolvimento moral. O papel da escola e do professor numa proposta promotora de desenvolvimento.
Estudos culturais e educação: dimensões formativas da experiência midiática
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Gênese, conceitos e principais correntes dos Estudos Culturais. Identidades culturais entre o local e o global. Estudos Culturais na América Latina. Cultura popular: do folk ao pop. Comunicação, poder e hegemonia. Consumo, cidadania e suas interfaces. Mídias como forma e conteúdo. Narrativas midiáticas como veículo de representações, discursos e ideologias. Tecnologias digitais como estruturas de subjetivação. Mídias e tecnologias como pedagogias culturais.
Decolonianismo e formação nos contextos da cibercultura
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Reflexões sobre aspectos e manifestações hegemônicas da ciência e produção do saber nos fluxos de informação, (des)informação e contra-informação presentes na sociedade em rede, envolvendo conceitos e práticas que dialogam com experiências decoloniais buscando compreender as relações bi-multilaterais sul sul e seus reflexos para a formação humana. Debates e inquietações sobre as possibilidades contra hegemônicas e contra-culturais que possibilitem práticas formativas nos contexto da cibercultura.
Corpo, corporeidade e educação
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Estudo do fenômeno corpo/corporeidade na sociedade ocidental. Dos corpos dóceis a corporeidade. Reflexões a respeito das relações entre corpo/corporeidade e educação no trabalho docente.
Estatística e pesquisa em educação
Créditos: 3.0
Carga horária: 45h/a
Ementa: Conceitos fundamentais: variáveis, representação tabular e gráfica, principais medidas de estatística descritiva; técnicas de amostragem: probabilística e não probabilística; exame das relações: associações entre duas variáveis, correlação e regressão de mínimos quadrados; inferência estatística: testes de significância.
Pedagogia histórico-crítica e prática transformadora
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Estudo das dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica visando assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.
Pedagogia histórico-crítica: ciência, currículo e didática
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.