Percurso Acadêmico

Descrição sintética

O Curso será ofertado regularmente garantindo ao mestrando disciplinas obrigatórias e optativas, a fim de que conclua o curso em prazo compatível com as exigências da CAPES e os objetivos do programa. Para tanto, consideram-se três eixos estruturantes, correspondentes às Linhas de Pesquisa, mas visualizando a articulação interdisciplinar:

1. Dimensão macroeducativa, englobando gestão e política educacionais; avaliação institucional; história da educação etc.;

2. Processos de produção-circulação-aquisição do conhecimento e desenvolvimento do sujeito, considerando como que isso se dá diretamente no âmbito da educação escolar: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; didática; avalição; modelos de ensino; dimensões da prática pedagógica;

3. As dimensões transversais e informais de educação e formação pessoal, incluindo tanto aspecto relevantes da educação escolar (macro e micro) como toda a educação não-escolar em diferentes níveis de formalidade.

Pensar cada uma dessas possiblidades e desenhar projetos de pesquisa de longo prazo (projeto temáticos) em que se encaixariam as pesquisas discentes é o desafio atual.

Dada a dimensão da tarefa e a necessidade do trabalho árduo e cooperativo, cada docente deve concentrar seus esforços em uma Linha de Pesquisa; do ponto de vista organizacional, tal estruturação das Linhas implica a descrição / ementa da Linha de Pesquisa, a elaboração de disciplinas, seminários, atividades formativas, a organização de núcleo de pesquisa e seleção de alunos em função da disponibilidade de vagas.

Desde modo, o percurso formativo tem a seguinte proposta:

1° Semestre:

• Disciplina obrigatória comum (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos cada).
  • Disciplina da Linha de Pesquisa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
  • Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
  • Exame de proficiência em Língua estrangeira (exigência de integralização).

2º Semestre:

• Disciplina optativa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
  • Seminário de dissertações em andamento (30h, concentradas em uma semana, totalizando 2 créditos).

3º Semestre:

• Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
  • Exame de qualificação (pode ocorrer desde o fim do segundo semestre em função do desenvolvimento do projeto e do perfil da pesquisa) - exigência de integralização.
  • Estágio docente – obrigatório a todos os alunos, com ou sem bolsa; podem ser dispensados aqueles que demonstrem evidente experiência em docência no ensino superior (4 créditos).

4º Semestre:

• Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
  • Redação da dissertação.
  • Defesa da dissertação (8 créditos correspondentes a elaboração, qualificação e defesa da dissertação).

A entrega e submissão de artigo para publicação em revista acadêmica da área é exigência para integralização do mestrado.

Os critérios de avaliação estão descritos no Regimento e levam em conta o desempenho e aproveitamento nas diversas atividades propostas ao longo do curso.

Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós Graduação em Educação