Percurso Acadêmico
Descrição sintética
O Curso será ofertado regularmente garantindo ao mestrando disciplinas obrigatórias e optativas, a fim de que conclua o curso em prazo compatível com as exigências da CAPES e os objetivos do programa. Para tanto, consideram-se três eixos estruturantes, correspondentes às Linhas de Pesquisa, mas visualizando a articulação interdisciplinar:
1. Dimensão macroeducativa, englobando gestão e política educacionais; avaliação institucional; história da educação etc.;
2. Processos de produção-circulação-aquisição do conhecimento e desenvolvimento do sujeito, considerando como que isso se dá diretamente no âmbito da educação escolar: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; didática; avalição; modelos de ensino; dimensões da prática pedagógica;
3. As dimensões transversais e informais de educação e formação pessoal, incluindo tanto aspecto relevantes da educação escolar (macro e micro) como toda a educação não-escolar em diferentes níveis de formalidade.
Pensar cada uma dessas possiblidades e desenhar projetos de pesquisa de longo prazo (projeto temáticos) em que se encaixariam as pesquisas discentes é o desafio atual.
Dada a dimensão da tarefa e a necessidade do trabalho árduo e cooperativo, cada docente deve concentrar seus esforços em uma Linha de Pesquisa; do ponto de vista organizacional, tal estruturação das Linhas implica a descrição / ementa da Linha de Pesquisa, a elaboração de disciplinas, seminários, atividades formativas, a organização de núcleo de pesquisa e seleção de alunos em função da disponibilidade de vagas.
Desde modo, o percurso formativo tem a seguinte proposta:
1° Semestre:
- Disciplina obrigatória comum (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos cada).
- Disciplina da Linha de Pesquisa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
- Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
- Exame de proficiência em Língua estrangeira (exigência de integralização).
2º Semestre:
- Disciplina obrigatória comum (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos cada).
- Disciplina optativa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
- Seminário de dissertações em andamento (30h, concentradas em uma semana, totalizando 2 créditos).
- Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
3º Semestre:
- Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
- Exame de qualificação (pode ocorrer desde o fim do segundo semestre em função do desenvolvimento do projeto e do perfil da pesquisa) - exigência de integralização.
- Estágio docente – obrigatório a todos os alunos, com ou sem bolsa; podem ser dispensados aqueles que demonstrem evidente experiência em docência no ensino superior (4 créditos).
- Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
4º Semestre:
- Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
- Redação da dissertação.
- Defesa da dissertação (8 créditos correspondentes a elaboração, qualificação e defesa da dissertação).
- Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
A entrega e submissão de artigo para publicação em revista acadêmica da área é exigência para integralização do mestrado.
Os critérios de avaliação estão descritos no Regimento e levam em conta o desempenho e aproveitamento nas diversas atividades propostas ao longo do curso.