Criado em 1 de Novembro de 2023 às 13:17

SND é parceiro da 5ª Conferência Euro-Mediterrânica para a Integração Ambiental

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), é uma das instituições parceiras da quinta edição da Euro-Mediterranean Conference for Environmental Integration (5ª Conferência Euro-Mediterrânica para a Integração Ambiental – em livre tradução), que ocorrerá em formato híbrido (presencialmente e on-line), no período de 2 a 5 de outubro de 2023, no Centro de Congressos da Universidade de Calábria (campus UNICAL), em Rende, província de Cosenza, sul da Itália.

Com cerca de 400 participantes, em média, de mais de 50 países, o EMCEI 2023 visa a reunir novas contribuições de pesquisa de todas as disciplinas das ciências ambientais e da terra por cientistas de diversas origens, dando um contributo essencial para assegurar que a ciência e o conhecimento possam contribuir para a promoção de um ambiente mais sustentável para o Euro-Mediterrâneo e regiões vizinhas. Os principais objetivos são apoiar a investigação e a inovação, promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e fomentar a colaboração entre comunidades euro-mediterrânicas.

O evento será presencial, mas haverá a possibilidade de apresentação on-line, o que incentiva a submissão de trabalhos de pesquisa não apenas do domínio euro-mediterrânico, mas de todas as regiões do mundo. Nesta edição, o evento contará também com uma sessão especial sobre os impactos socioambientais das mudanças no uso da terra na Amazônia.

O prazo de envio de resumos curtos, com no máximo 350 palavras, termina no dia 31 de maio. Podem ser inscritos trabalhos de investigação em temas transversais das ciências e engenharia ambientais, com foco principal nas seguintes temáticas:

• Aplicações de engenharia para gestão ambiental;
  • Controle de processos, simulações e intensificação para gestão ambiental;
  • Ecotoxicologia, segurança ambiental e biorremediação;
  • Biotecnologia para gestão ambiental;
  • Efeitos relacionados às mudanças climáticas no meio ambiente e nos sistemas ecológicos;
  • Recursos naturais, agricultura e meio ambiente;
  • Tecnologias inteligentes para produção de energia ecológica;
  • Sensoriamento remoto e GIS para monitoramento e gestão ambiental;
  • Impactos ambientais de riscos naturais e avaliação de riscos ambientais;
  • Gestão sustentável de ambientes marinhos e costeiros;
  • Gestão sustentável do ambiente urbano, do ambiente interno e construído;
  • Ecossistemas e conservação da biodiversidade;
  • Impactos relacionados à mudança ambiental na saúde humana, animal e do ecossistema.

O evento possui ainda uma seção especial específica relacionado ao SND:

• Impactos socioambientais das mudanças no uso da terra na Amazônia.

O SND irá custear inscrições de alunos que tiverem resumos aceitos no evento.

Mais informações pelo e-mail contact@emcei.net.

Visite o site do evento: https://www.emcei.net/index.php.

EMCEI