Criado em 12 de Dezembro de 2023 às 17:29

Docente do PPGSND na UFOPA lidera projeto internacional de bioeconomia em colaboração com instituições do Brasil e de Portugal

12 de Dezembro de 2023 às 17:29

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da UFOPA (PPGSND) anuncia a aprovação do projeto "MODEL-Bio - Modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas às cadeias produtivas da Bioeconomia," sob a liderança do docente permanente, Celson Pantoja Lima.

O projeto foi aprovado na chamada CNPq n.º 14/2023 - APOIO A PROJETOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO tendo recebido apoio financeiro para custeio do projeto e bolsas de doutorado sanduíche no exterior e pós-doutorado no exterior.

O projeto, que destaca o comprometimento do PPGSND com pesquisas de vanguarda e colaboração internacional, tem como objetivo geral elaborar estudos de futuro para orientar modelos de transferência de tecnologia em rotas de desenvolvimento da bioeconomia. As regiões de foco incluem a Amazônia e o Nordeste do Brasil, áreas estratégicas para o avanço sustentável da bioeconomia.

O diferencial do projeto reside em sua abordagem colaborativa, envolvendo diferentes instituições. Entre as parceiras estão a Universidade de Lisboa e a Universidade NOVA de Lisboa (UNL), ambas em Portugal, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Museu de Ciência da Amazônia (Muca), o Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos – Goiás, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e o Polo de Referência em Bioeconomia do SEBRAE.

A colaboração entre estas instituições promete enriquecer o escopo do projeto, proporcionando uma perspectiva global sobre as rotas de desenvolvimento da bioeconomia. Além disso, a parceria visa fortalecer as redes regionais de inovação tecnológica brasileira, conectando grupos de excelência no exterior.

O Prof. Celson Pantoja Lima destaca a importância estratégica dessa iniciativa para o desenvolvimento sustentável, enfatizando o potencial impacto positivo nas comunidades locais e na construção de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da bioeconomia.

A UFOPA, através do PPGSND, congratula-se com o Prof. Celson Pantoja Lima e a equipe envolvida neste projeto ambicioso. Espera-se que os resultados dessa colaboração internacional contribuam significativamente para o avanço do conhecimento na área, bem como para o fortalecimento das redes de inovação tecnológica no Brasil e no exterior.