Criado em 4 de Dezembro de 2023 às 09:48

PPGSND tem Projeto de Ações Afirmativas aprovado pela Capes

4 de Dezembro de 2023 às 09:48

O projeto “Ensino, pesquisa e extensão com foco em direitos culturais, gestão territorial e desenvolvimento em comunidades quilombolas”, coordenado pela Professora Luciana Carvalho, teve seu financiamento aprovado pela Capes no âmbito do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) - POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE. O projeto será conduzido pelo PPGSND em parceria com o PPGSA/UFPA, o PPGA/UFRN e o PPRER/CEFET-RJ, e terá como objetivo principal proporcionar formação de excelência em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado a estudantes e pesquisadores quilombolas. Além da concessão de bolsas, o projeto contará com recursos para promover ações de extensão em comunidades quilombolas no Pará, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte.
Iniciados em 2015 os Processos Seletivos Especiais para ingresso de quilombolas na graduação deram vazão a um quantitativo de alunos quilombolas com Ensino Superior  e posteriormente Mestrado. Com a perspectiva de educação continuada em nível de Doutorado, o Programa de Pós Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento contribui com as políticas institucionais e o desenvolvimento regional através do incentivo aos entes locais e suas habilidades, estimulando a formação para estes grupos por anos negligenciados no contexto educacional e científico.