Criado em 26 de Outubro de 2023 às 19:11

PPGSND recebe primeiro doutorando indígena

O doutorando do PPGSND Lino Max Santa Tsamaren, pertencente à etnia Wampis, da Província de Condorcanqui, na Amazonia Peruana, foi aprovado no último edital do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que seleciona alunos de diferentes países para ingresso em cursos de pós-graduação.

Lino Tsamaren é formado em Economia, tem Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR e em novembro de 2022 passou a integrar o quadro discente do PPGSND, tornando-se o primeiro doutorando indígena do programa. O pesquisador possui bolsa de estudos financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O GCUB tem a missão de promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral.

O PPGSND possui destacada performance na atração de alunos estrangeiros, reunindo atualmente nove doutorandos em seu quadro discente, quase 10% do total de alunos do programa, oriundos de diferentes países (Moçambique, Colômbia e Peru). O PPGSND felicita Lino Tsamaren e espera ampliar a participação de indígenas em seu corpo discente.