Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 14 de Novembro de 2023 às 11:25

Fundações de Apoio

As fundações de apoio são organizações sem fins lucrativos que possuem registro e credenciamento com o objetivo de fornecer suporte para projetos de pesquisa, ensino, extensão. Nesse sentido, elas têm como principal missão impulsionar o desenvolvimento das instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica através de projetos de inovação, de acordo com as disposições legais estabelecidas na Lei nº 8.958/94 e no Decreto nº 7.423/10.

Essas fundações desempenham um papel fundamental na captação de recursos externos para a execução de projetos, especialmente quando as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica podem enfrentar dificuldades operacionais nesse processo. Além disso, elas oferecem suporte administrativo e financeiro para projetos mais complexos, nos quais a administração direta pela instituição beneficiada não seria eficiente o suficiente.

Em resumo, essas fundações atuam como intermediárias, facilitando a gestão e a execução de projetos, bem como a captação de recursos junto a entidades públicas ou privadas.

A Ufopa conta com as seguintes entidades devidamente autorizadas a prestar suporte aos seus projetos:

 

FIAM – FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA

 

Em 2015, a então Magnífica Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dra. Raimunda Nonata Monteiro, juntamente com outros professores e técnicos, tomaram a iniciativa de instituir uma fundação de apoio para desenvolver pesquisa, inovação tecnológica e serviços para contribuir com o desenvolvimento institucional da UFOPA. A Fundação de Integração Amazônica – FIAM, é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tutelada pela UFOPA.

 

/media/file/site/proad/imagens/2023/1f37fec99564530159a3404751742390_hw1bkuw.png

 

Portaria de credenciamento

PORTARIA CONJUNTA Nº 45, DE 29 DE ABRIL DE 2022

Consulta dos projetos celebrados com a Ufopa:

Porta da Transparência da FIAM

 

FADESP – FUNDAÇÃO DE AMPARO AO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

 

A FADESP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. A FADESP atua na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFPA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Instituto Federal do Pará (IFPA), além de outras instituições parceiras.

 

/media/file/site/proad/imagens/2023/db9d4552629bff035cd7cca88cc8c8e8.jpg

 

Portaria de credenciamento

PORTARIA CONJUNTA Nº 58, DE 22 DE ABRIL DE 2020

Consulta dos projetos celebrados com a Ufopa:

Porta da Transparência da Fadesp – acessar o menu lateral (na parte superior esquerda da página) > "projetos, convênios e contratos" > "download de documentos" > selecionar a "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ" no campo "instituição vinculada" e clicar no botão "consultar"

 

 

LISTA DE PROJETOS CELEBRADOS COM FUNDAÇÕES DE APOIO

 

Mais informações:

 

Coordenação de Contratos e Convênios – CCC/DCS • mais informações: ccc.proad@ufopa.edu.br