Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 26 de Outubro de 2023 às 12:27

Apresentação

Aprovado pela Capes, em março de 2012, o Programa de Pós-graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) tem, entre outros objetivos, o de fornecer embasamento teórico-metodológico para integrar os conhecimentos de diferentes áreas da Ciência, visando compreender a complexidade de problemas socioambientais nos processos do desenvolvimento sustentável. Outra de suas metas é estabelecer redes de pesquisas temáticas, intra e interinstitucionalmente, visando à complementaridade na compreensão de fenômenos complexos relacionados aos objetivos de construção da sustentabilidade.

O PPGSND é o primeiro programa doutoral fora da capital do Estado e materializa um grande sonho que desembarcou junto com a UFOPA, na região do Oeste do Pará. Foram necessárias duas submissões para que o PPGSND fosse aprovado, o que veio a acontecer em 2012. A primeira turma de doutorandos, da qual saíram os primeiros doutores formados em uma Instituição sediada na região do Oeste do Pará, ingressou no programa em 2013, sendo os pioneiros e os desbravadores desta jornada, junto com um corpo docente com experiência reconhecida nacional e internacionalmente. Em dezembro de 2019 o curso já contabilizava mais de 40 egressos.

O PPGSND faz parte do programa de Ciências Ambientais da CAPES, possuindo apenas uma área de concentração com o mesmo título do programa (Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) e, a partir de 2019, passou a ser estruturado em 3 linhas de pesquisa, nomeadamente:

  1. IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DA MUDANÇA DO USO DA TERRA NA AMAZONIA
  2. RECURSOS NATURAIS, BIODIVERSIDADE E BIOPROSPECÇÃO NA AMAZONIA.
  3. GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O PPGSND tem uma grande missão a cumprir. Se por um lado ele deve primar por se tornar um agente de referência dentro da UFOPA, em termos de produção e pesquisa científica, por outro lado ele tem que promover meios e construir mecanismos para que os seus frutos vinguem na própria região. Frutos, neste sentido, são materializados tanto através da formação de capital intelectual de qualidade (os doutorados pelo programa) como através da produção de conhecimento científico que possa servir para melhorar as condições socioeconômicas da região (e.g. geração de conhecimento científico que possa ser transformado em tecnológico). Dentro destas perspectivas o curso vem buscando aprimorar seu empenho de forma a se consolidar como uma importante referência de pesquisa e de formação pós-graduada.

O  PPGSND visa propiciar uma formação onde o processo de aprendizagem seja tratado de forma autônoma e crítica, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico dos discentes como um dos objetivos fundamentais, ser por um lado, um dos vetores locais de produção do conhecimento na Amazônia e para a Amazônia e, por outro lado, ser um instrumento de articulação científico capaz de se integrar com instituições do Brasil e do mundo. Objetiva, também, capacitar para integrar conhecimentos de diferentes áreas da ciência a fim de compreender a complexidade de problemas socioambientais da Amazônia, a poder criar e desenvolver metodologias e tecnologias voltadas à resolução de problemas relacionados a gestão e apropriação dos recursos naturais. Especificamente objetiva que os discentes do PPGSND possam desenvolver competência para:

  1. Efetuar a integração de várias dimensões presentes na região, como a biodiversidade e tudo o que envolve as ciências naturais, o desenvolvimento sustentável, a inovação voltada para a realidade da população ribeirinha, o universo dos saberes tradicionais, os processos de ligação do homem com a natureza (e.g. social, econômico, histórico, ambiental, territorial) e que devem, necessariamente, dialogar em busca de resultados que ajudem a melhorar a realidade científica e socioambiental da Amazônia;
  2.  Para discutir e resolver os problemas sócios ambientais, em especial na região amazônica;
  3.  O desenvolvimento de pesquisa, docência e atuação profissional na área de Ciências Ambientais, por meio de abordagem metodológica apropriada que permita trata os problemas e os desafios socioambientais da região.