Ultima atualização em 26 de Setembro de 2023 às 17:22

O que são reações alérgicas e como proceder em reações agudas?

26 de Setembro de 2023 às 17:24

Reações alérgicas

As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Algumas pessoas são alérgicas a uma só substância, enquanto outras são alérgicas a várias.

Geralmente, as alergias causam espirros, olhos lacrimejantes e pruriginosos, coriza, coceira na pele e erupção cutânea. Os sintomas sugerem o diagnóstico e exames auxiliam a identificar a substância que desencadeia a alergia, mas não prevê a gravidade de uma reação futura. Todavia, é importante salientar que algumas reações alérgicas, denominadas reações anafiláticas, podem ser fatais.

Uma reação alérgica pode ocorrer de diversas formas como:

•         Desencadeada por substâncias presentes apenas durante certas estações, como pólen de árvores, grama ou de tasneira (Ex.: alergia sazonal, incluindo febre do feno);

•         Desencadeada por tomar um medicamento (alergia medicamentosa);

•         Desencadeada pela ingestão de certos alimentos (alergia alimentar);

•         Desencadeada pela inalação de poeira, pelo de animais ou mofos, alergia durante todo o ano;

•         Desencadeada pelo toque de certas substâncias, como pelo contato ao látex;

•         Desencadeada por picadas de insetos como ocorre em reações anafiláticas e no angioedema.

Reação alérgica grave (Anafilaxia)

É uma reação grave que se desenvolve minutos a horas após contato com algum desencadeante (exemplo: alimentos, picadas de inseto, medicamento, etc), nem sempre conhecido. Esta reação pode ser fatal se não reconhecida e tratada em tempo hábil.

Quais os sintomas da anafilaxia?

Na anafilaxia deve haver combinação de dois ou mais sintomas, destacados abaixo:

•         Lesões de pele e mucosas: urticária, vermelhão no corpo, coceira no corpo, inchaço de pálpebras/lábios/extremidades;

•         Alterações respiratórias: falta de ar, chiado no peito, sensação de garganta fechando, tosse, respiração ruidosa;

•         Alterações digestivas: dor na barriga, náusea, vômito, diarreia;

•         Pressão baixa, fraqueza, tontura, confusão mental, desmaio, parada cardíaca.

O que devo fazer em caso de alergia grave?

Se você sofrer de anafilaxia ou presenciar um quadro destes, ligue imediatamente para o SAMU (telefone 192) e solicite uma ambulância para uma pessoa que você acredita estar tendo uma reação alérgica grave.

Obs: Na impossibilidade da ambulância do SAMU realizar o resgate, solicite orientações à Central do SAMU sobre como proceder, e analise a melhor alternativa viável, para o momento.

Para melhor orientar a Comunidade Acadêmica, a CVSS disponibilizou um fluxo de como proceder em caso de “Prestação de Primeiros Socorros”.

A diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) dispõe de infraestrutura adequada para atendimento a emergências?

A equipe de saúde da DSQV tem a finalidade de desenvolver ações de vigilância, promoção à saúde, e avaliação técnica de questões relacionadas à saúde e à capacidade laboral dos servidores (perícia médica), portanto, não dispõe em sua infraestrutura, de condições adequadas para atender  emergências médicas que possam ocorrer na Instituição, sendo sua atuação limitada ao suporte inicial até a chegada do socorro especializado (SAMU).

No caso de uma reação alérgica grave, por exemplo, faz-se necessário o uso de adrenalina , suporte ventilatório, e outras intervenções médicas, não disponíveis na Universidade, em virtude de sua finalidade organizacional. Em resumo, reações graves requerem tratamento de emergência em uma unidade de pronto-socorro!

Há meios de prevenção?

Sim. A principal medida para prevenir a anafilaxia é bloquear o contato com os elementos que podem desencadear a reação alérgica, como alimentos, medicamentos, produtos químicos ou insetos.

É fundamental buscar apoio de um profissional médico (alergista) para investigar o caso, e receber as orientações adequadas.

Caso saiba que tem alto risco para reações alérgicas graves, conforme diagnóstico médico, não esqueça de informar as pessoas de seu círculo de convivência (familiares, amigos e colegas de trabalho), sobre sua condição, e proccedimentos necessários em caso de emergência.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Choque anafilático. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/choque-anafilatico/. Acesso em 14/09/23.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Anafilaxia - Reação alérgica grave. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/alergiped/en/alergias/anafilaxia-reacao-alergica-grave#:~:text=Se%20voc%C3%AA%20sofrer%20de%20anafilaxia,alergia%20que%20a%20pessoa%20possui. Acesso em 14/09/23.