Ultima atualização em 26 de Julho de 2023 às 09:33

Curso de Antropologia da Ufopa é avaliado com nota máxima pelo MEC

O Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 5, conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para a renovação de reconhecimento do curso de graduação.

Na visita in loco, realizada de forma virtual pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 5 a 7 de julho, foram avaliadas a organização didático-pedagógica (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Segundo o relatório de avaliação, o projeto pedagógico do curso (PPC) "evidencia as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão da IES, está estruturado com foco no perfil do egresso descrevendo os objetivos do curso, a estrutura curricular e estabelece a contextualização local e regional".

Na organização didático-pedagógica, a comissão avaliou que são atendidos os pressupostos necessários para a oferta do curso, destacando a clareza das políticas de ensino, pesquisa e extensão, a estrutura curricular, o perfil do egresso, as ações de apoio discente e de avaliação do curso, as tecnologias da informação e as atribuições de todos os atores para a sua plena execução.

De acordo com os avaliadores, "o espaço físico e os recursos disponibilizados para o curso são adequados as suas necessidades, possui salas de trabalho para professor em regime de tempo integral, com equipamentos e mobiliários que viabilizam as ações acadêmicas. O espaço destinado ao laboratório de informática é adequado às necessidades do curso, climatizado e compatível com número de vagas ofertadas".

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, o relatório do Inep/MEC foi recebido pela Ufopa no dia 13 de julho. A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação dos cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco.

Curso – Vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o curso de Antropologia objetiva formar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, cidadãos e profissionais sensíveis e habilitados para atuar nos contextos local, regional, nacional e transnacional, tendo em vista o princípio do respeito e da valorização da diversidade das populações humanas. É ofertado em regime integral, na modalidade presencial, no Campus Santarém, com 30 vagas anuais. A duração é de 8 semestres.

Bacharelado em Antropologia da Ufopa

• Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 5,00