Ultima atualização em 19 de Junho de 2023 às 17:07

Cursos de Geofísica e Ciências Agrárias da Ufopa recebem nota 4 do MEC

O Bacharelado em Geofísica, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias, do Instituto em Biodiversidade e Florestas (Ibef), ofertados pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém (PA), obtiveram nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

As visitas in loco foram realizadas de forma virtual pelas comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 12 a 14 de junho. Os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica dos cursos (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, os relatórios do Inep/MEC foram recebidos pela Ufopa nos dias 16 (Geofísica) e 19 de junho (Ciências Agrárias). A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco.

Bacharelado em Geofísica

• Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 3,92