Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Histórico e Localização

26 de Março de 2018 às 17:07

A Ufopa foi criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009. É a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade paraense, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se prevê a ampliação do ensino superior na região amazônica.

A Ufopa surgiu da incorporação do Campus de Santarém da UFPA e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), as quais mantinham  atividades na  região Oeste paraense. A Ufopa assimilou também outras unidades da UFPA e da Ufra para a formação dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em Santarém, a Ufopa mantém suas atividades em quatro unidades: Unidade Rondon, localizada no bairro Caranazal; Unidade Tapajós, no bairro Salé; Unidade Amazônia, no bairro Fátima; e Unidade Proppit, no bairro Aparecida.

A proposta acadêmica da Ufopa está estruturada em um sistema inovador, pautado pela flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação em ciclos, constituídos de um sistema integrado de educação continuada. De acordo com o projeto pedagógico institucional, a Ufopa organiza-se em institutos temáticos e em um Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico. Organizados em programas, os institutos são responsáveis pela oferta de mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Existem atualmente na Ufopa 44 cursos de graduação com alunos vinculados, sendo 19 bacharelados  específicos, 4 licenciaturas integradas, 10 licenciaturas, 6 bacharelados interdisciplinares e 5 licenciaturas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Além disso, encontram-se em andamento os cursos de Biologia, Matemática, Sistemas de Informação, Direito, Geografia, Pedagogia e Letras, todos eles oriundos da UFPA, e o curso de  Engenharia Florestal, oriundo da Ufra. O acesso aos cursos oferecidos pela Ufopa dá-se pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão também em funcionamento na Ufopa 6 cursos de especialização, 9 cursos de mestrado e 2 de doutorado.

Sede – Campus de Santarém

Unidade Rondon

Avenida Marechal Rondon, s/nº – Caranazal
CEP 68040-070, Santarém – Pará, Brasil

Unidade Tapajós

Rua Vera Paz, s/nº – Salé
CEP 68035-110, Santarém – Pará, Brasil

Unidade Amazônia

Avenida Mendonça Furtado, 2.946 – Fátima
CEP 68040-470, Santarém – Pará, Brasil

Unidade Proppit

Av. Mendonça Furtado, 2.440 - Aparecida

CEP 68040-050, Santarém – Pará, Brasil

Campi

Campus de Oriximiná

Rodovia PA-254, 257 – Bairro Santíssimo
CEP 68270-000, Oriximiná – Pará, Brasil

 
Campus de Monte Alegre

Tv. Major Francisco Mariano S/N – Bairro Cidade Alta (antiga Escola Municipal Prof. Orlando Costa)
CEP: 68220-000 – Monte Alegre – Pará, Brasil
 

Campus de Óbidos

Av. Prefeito Nelson Souza, s/nº – Bairro Perpétuo Socorro
CEP 68250-000, Óbidos – Pará, Brasil
 

Campus de Juruti

Rua Arnaldo Pinheiro, s/nº – Bairro Maracanã, anexo ao Tribódromo
CEP 68170-000, Juruti – Pará, Brasil
 

Campus de  Alenquer

Rua Dr. Pedro Vicente, nº 270 - Bairro Luanda
CEP 68200-000 - Alenquer, Pará, Brasil
 

Campus de Itaituba

Rua Terceira, s/nº, Lote 526, Liberdade
CEP 68181-070 -  Itaituba - Pará, Brasil