UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 13 de Dezembro de 2021 às 17:06

Professor da ICTA recebe prêmio “Personalidade do Saneamento Ambiental”

O professor Israel Nunes Henrique, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), recebeu no dia 9 de dezembro o prêmio “Personalidade do Saneamento Ambiental”, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – Seção Pará. A premiação ocorreu durante o encerramento do XI Workshop da ABES 2021 – Seção Pará, evento híbrido realizado na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, em Belém (PA).

Eleito por voto popular, Israel Henrique recebeu a honraria das mãos da presidente da ABES – Seção Pará, Vanessa Melo. “Fico muito lisonjeado com a homenagem. Acho que toda Santarém também”, afirmou o docente durante a premiação. “Já tenho 20 anos na área de saneamento, mas eu ainda acho que formar pessoas, pra mim, tem sido um ganho muito grande. Tenho lutado muito com meus alunos. Tem a hora de se divertir, brincar, mas também tem a hora de falar sério sobre saneamento, então a gente tem que levar em consideração isso”.

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Israel Nunes Henrique é professor do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (BESA/Ufopa) e do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/Ufopa). Líder do Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental no Baixo Amazonas (GPSABA/Ufopa), o docente coordena o Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (LabTAR/Ufopa), atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de água, tratamento e pós-tratamento de resíduos líquidos e sólidos, saneamento e qualidade da água.