Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

I Semana Acadêmica de Engenharia de Aquicultura - UFOPA Campus Monte Alegre (I SEAQ – UFOPA)

Abertura: 12 de Julho de 2021 às 08:00

Termino: 16 de Julho de 2021 às 18:00

Local: Online

A I Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Aquicultura (SEAQ), ocorrerá no período de 12 a 16 de julho de forma inteiramente remota. O evento contará com realização de minicursos, oficina, palestras e mesas redondas que propiciarão a discussão de temas pertinentes à área de Engenharia de Aquicultura. Palestras e mesas redondas ocorrerão com transmissão ao vivo pelo YouTube, canal do Campus de Monte Alegre, das 18h às 21h; minicursos e oficina serão realizadas em salas no Google Meet, nos períodos matutino ou vespertino, dependendo do curso.

A SEAQ ocorrerá na semana em que se comemora o dia do Engenheiro de Aquicultura (14 de julho) e trás como tema Perspectivas atuais e futuras para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil. Com a realização do evento busca-se apresentar aos discentes as diversas vertentes da área, incentivando a reflexão sobre os rumos que os futuros egressos seguirão após a conclusão do curso de graduação e ainda levar aos demais profissionais da área as novidades que ocorrem nos diversos setores da aquicultura que serão abordados, oportunizando um momento de compartilhamento de conhecimento de profissionais que atuam nas áreas de conhecimento do curso, enriquecendo o aprendizado dos discentes, abrindo possibilidades de parceria, de projetos, de atividades que envolvam o curso e ainda de espaço de integração entre discentes de diferentes turmas e entre esses discentes com profissionais externos ao campus.

O evento, organizado pela coordenação de curso em conjunto com uma comissão que conta com servidores e discentes, contará com a presença de profissionais e pesquisadores de diversas regiões do país, que atuam nos mais diversos ramos da Aquicultura.

A mesa de abertura do evento terá a honrosa presença do magnífico reitor Hugo Diniz, da vice-reitora Aldenize Xavier, além do pró-reitor de cultura, comunidade e extensão Marcos Prado, da pró-reitora de ensino de graduação Solange Ximenes, do diretor de pesquisa Bruno Batista, da coordenadora do curso Marcella Radael e do representante discente Danylo Mendes.

Dentre os convidados que abrilhantam a programação, há representantes de empresas como a Embrapa Pesca e Aquicultura, DAP projetos Aquícolas e Natural Lagos, além de outras instituições como SEDAP, UFPA, UFAM, UFMG, USP, UFRPE, Universidade Tiradentes, Facto e Associação dos Agricultores e Aquicultores de Nova Olinda – Agromar. O evento estabeleceu ainda parceria com a revista Panorama da Aquicultura, que disponibilizou um cupom de desconto para os inscritos, a ser divulgado durante a programação do evento, DVDs com edições da revista para serem sorteados entre os participantes e uma assinatura anual grátis.

A organização apostou na estratégia de divulgação do evento por meio de uma página do Instagram @seaq.ufopa, na qual consta todo o detalhamento sobre o evento. A cada confirmação recebida, o convidado era publicado na página juntamente com a atividade que será ofertada por ele.

Em apenas duas semanas, a página alcançou 240 seguidores (e contando)! A programação completa, divulgada na última terça (06 de julho) no Instagram da SEAQ, pode ser consultada aqui.  Em apenas dois dias de inscrições abertas, das 200 vagas disponibilizadas, restam 80. Em relação aos minicursos, foram abertas 30 vagas para os cinco ofertados, que já se encontram totalmente preenchidas. Ainda é possível realizar a inscrição na oficina, que no momento conta com apenas 10 vagas disponíveis.

É possível se inscrever clicando aqui.

Entre os inscritos, o evento conta com um público bem diversificado, com participantes internos, dos campi regionais e institutos da sede e um número representativo de participantes externos de instituições como: UFPR, UFRPE, Unir, UFBA, UFC, UEMA, UFMA, UFMG, FURG, IDAM, IFCE, IFES, IFPR, IFPA, UFPA, UFRA, UFPI, UFRN, EMBRAPA, EMATER, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (PA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas.

A expectativa é que o evento seja um momento de compartilhamento e interação, viabilizando parcerias e abrindo caminho para que as próximas semanas acadêmicas do curso sejam cada vez mais produtivas, diversas, agregadoras e com grande impacto na construção de conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento da atividade aquícola.

Participantes:

Contatos: