Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 16 de Setembro de 2020 às 17:25

Histórico

Vídeo Institucional

A Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa foi criada pela Lei 12.085 de 05 de novembro de 2009, por desmembramento do campus da Universidade Federal do Pará e da Unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia.

A primeira organização administrativa da Ufopa foi instituída pela nomeação dos dirigentes para responder pelas atribuições da Instituição, publicada no Diário Oficial da União, de 11 de novembro de 2009 e no boletim Oficial de atos administrativos Ano I – Nº 1, de um de março de 2010.

A Ufopa foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior com sede no interior da Amazônia brasileira e tem bases multicampi, de modo que seu Estatuto e Regimento previam a implantação de seus campi regionais, entre os quais encontra-se o campus de Monte Alegre.

A aprovação do Estatuto Institucional, por meio da portaria nº 400/2013-SERES/MEC de 16 de agosto de 2013, estabelece oficialmente a estrutura organizacional da Instituição, da qual faz parte o campus de Monte Alegre e o Regimento Geral aprovado pela resolução Ufopa n° 55, de julho de 2014, define as principais atribuições das unidades, incluindo este campus.

O campus de Monte Alegre iniciou suas atividades educacionais em 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal, que disponibilizou parte da Escola Municipal Orlando Costa para o funcionamento da Universidade. Em 2011 começaram a ingressar servidores, de modo que a chegada dos dois primeiros servidores do campus, marca o advento da Ufopa no município, sendo eles o administrador Raimundo Ivo Ferreira da Silva e a bibliotecária Markene Mirella Costa Ferreira. Até 2014 ingressaram também Abraão Mário de Souza Costa e Waldnildo Azevedo Macedo, como técnicos em administração e Elanildo Araújo Bilhar, secretário executivo. Entre 2011 a 2017 a infraestrutura física disponibilizada para o trabalho desses servidores era apenas uma sala compartilhada com laboratório de informática da escola, que no período letivo das turmas intervalares funcionava como sala de aula juntamente com o setor administrativo. Além disso, haviam outras oito salas de aula na escola, que serviam às turmas ingressantes da Ufopa.

No período de 2010 a 2016 foram ofertados cinco cursos de graduação, exclusivamente de forma intensiva, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Os cursos disponibilizados envolviam: Licenciaturas Integradas em Biologia e Química; História e Geografia; Matemática e Física; Letras (Português e Inglês); e uma Licenciatura Plena em Pedagogia. À época, a unidade de Monte Alegre formou um total de nove turmas, sendo cinco ingressantes em 2010, uma em 2011, duas em 2012 e uma em 2013.

Em 2016, o campus contou pela primeira vez com orçamento próprio, administrado pelo servidor Raimundo Ivo, que também acumulava a função de Coordenador Local do PARFOR. Antes disso, toda a gestão orçamentária para funcionamento do campus era vinculada diretamente à sede.

Através da Resolução 160, de 25 de agosto de 2016, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (CONSEPE), o primeiro curso regular da Ufopa campus Monte Alegre foi criado e assim era requerida uma infraestrutura mínima de funcionamento. Nesse contexto, em junho de 2017, a Ufopa obteve por meio de cessão da Prefeitura Municipal (Termo de cessão de Uso Nº 001/2017 – Termo de Cessão de Uso de Bens Imóveis da Prefeitura Municipal de Monte Alegre – PMMA em favor da Universidade Federal do Oeste do Pará), toda a infraestrutura do prédio onde funcionava a Escola Municipal Orlando Costa, local onde o campus permanece atualmente.

Por meio da Portaria N° 1.003-SERES/MEC, de 22 de setembro de 2017, o primeiro curso regular do campus foi autorizado – Bacharelado em Engenharia de Aquicultura, o qual até o presente é o único.

A partir desse momento, mais servidores foram incorporados ao quadro de pessoal do campus, necessários ao início das atividades regulares e nesse contexto chegaram as primeiras professoras, Dra. Marcella Costa Radael, assumindo a diretoria do campus e coordenação do curso e Dra. Suzete Roberta da Silva. O quadro técnico também foi ampliado, com a posse de Marcelo Góes da Silva, como assistente em administração, Naiara Miranda Reis, como técnica em assuntos educacionais, Rafael Rodrigo dos Santos Miranda, como técnico em tecnologia da informação e Nazaré de Aquino Braga Menezes, como bibliotecária.

Uma série de adequações estruturais para receber o curso regular foram realizadas pela Ufopa, por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), que foi responsável pelo planejamento e implantação do layout lógico, estrutura de TI, salas administrativas e laboratórios. Os servidores prepararam o campus, uma vez que não havia terceirizados contratados para serviços gerais, organizando todos os espaços adaptados pela Sinfra, disponíveis no prédio cedido. No dia 13 de novembro de 2017 o campus de Monte Alegre inaugurava oficialmente, recebendo sua primeira turma regular.

/media/file/site/montealegre/imagens/2020/b30284b8526b217bcada8a4060881408.png

Mesa de honra da cerimônia de inauguração do Campus: João Evangelista (Secretário de Educação do Município), Airton Faleiro (Deputado Estadual), Marcella Radael (Primeira Diretora da Unidade), Raimunda Monteiro (Reitora Ufopa), Jardel Vasconcelos (Prefeito Municipal) France Vasconcelos (Presidente da Câmara de Vereadores), Marlison Pimentel (Representante Discente).

/media/file/site/montealegre/imagens/2020/30a5d9b9b173e0e07f7f346c9631c88b.png

/media/file/site/montealegre/imagens/2020/565a99cb314818ccdd344e34c4f3ff55.png

 

/media/file/site/montealegre/imagens/2020/5350c4989ecf882283f93fa8671f189b.png

Servidores do CMAL – Marcelo Góes, Rafael Miranda, Raimundo Ivo, Naiara Miranda, Raimunda Monteiro (Reitora Ufopa), Suzete Silva, Marcella Radael, Nazaré Menezes, Elanildo Bilhar, Waldinildo Marcedo, Abraão Costa.