Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 20 de Junho de 2023 às 09:05

Acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura da Ufopa - Campus Monte Alegre realizam aula prática em piscicultura comercial

No dia 15 de junho de 2023, os discentes do curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Monte Alegre-CMAL da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizaram aula prática da disciplina de Piscicultura Continental na Fazenda Dona Anália Pires, localizada no município de Alenquer. A atividade foi coordenada pelo professor Gabriel Francisco e contou com a participação de 23 discentes.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/8ca99c4c345f29868dab13fa2ca8e4d8.jpg

A Fazenda Dona Anália Pires é uma das referências na produção de alevinos na região oeste do Pará. Atualmente produz alevinos de tambaqui, pirapitinga e tambatinga, dispondo de laboratório para reprodução de peixes, viveiros para manutenção de matrizes e reprodutores, produção de alevinos e juvenis e também para a engorda. Devido ao aumento na demanda dos piscicultores por um peixe de tamanho maior para iniciar as etapas de crescimento/engorda, recentemente passou a disponibilizar não apenas alevinos, mas também juvenis.

Aproveitando a infraestrutura e a disponibilidade da equipe da fazenda, representada pelo Sr. Adalberto Pires (proprietário), a Médica Veterinária Aylana Pires, o Técnico Jeldson e o colaborador Francisco, os discentes do Curso de Engenharia de Aquicultura do CMAL – Ufopa puderam aplicar na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula, abordando temas como:  despesca de alevinos/juvenis; classificação de peixes; depuração; embalagem de peixes para o transporte em sacos plásticos; preparo de carga de peixes para o transporte em transfish; adubação de viveiros para o cultivo de peixes; manejo alimentar na alevinagem e engorda de peixes; equipamentos e estruturas para o cultivo de peixes; aspectos construtivos de viveiros; e outros manejos produtivos nas diferentes fases do cultivo.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/49edadac1fdafac9e92a0fba5d80f75b.jpg

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/20532f8ceb5dc787824f2bdc0b307d50.jpg

Ainda, marcaram presença na aula o Prefeito do município de Alenquer, Sr. Heverton dos Santos Silva; o Secretário de Pesca e Aquicultura, o Sr. Nelson; o Presidente do Sindicato Rural dos Produtores de Alenquer– SINPRA, o Sr. Elinaldo Maia; a Secretária de Planejamento, a Sra. Diely Lima; e o Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Laércio Caldeiraro. O Prefeito agradeceu pela parceria, reforçou a importância da área de aquicultura para a promoção da segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável e também colocou o município à disposição para futuras parcerias com vistas a levar aos produtores rurais da região informações sobre o cultivo de peixes.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/4b9e47d18b8da302ac2aa8cf31351f2a.jpg

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/f1af3947b822c13b3dd80ec400eae3f2.jpg

O professor Gabriel Francisco destacou que o apoio recebido do Campus Monte Alegre da Ufopa e da equipe da Fazenda D. Anália Pires foi essencial para a realização da aula prática e que atividades como essa são fundamentais para que o estudante não apenas aplique os conhecimentos obtidos durante o curso, mas também vivencie a realidade enfrentada pelos produtores. Nesse contexto, algumas demandas do produtor foram identificadas e a proposição de soluções para os problemas enfrentados foi realizada pelos alunos, sob a supervisão do docente responsável.

Link: Prefeitura de Alenquer recebe alunos da Engenharia de Aquicultura da Ufopa Monte Alegre para atividade prática