Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Criado em 22 de Setembro de 2023 às 14:42

Alunos de Monte Alegre lançam guia de espécies de peixes amazônicos

Projeto foi desenvolvido em parceria com os peixeiros locais

O projeto de extensão “Elaboração de catálogo de peixes comercializados em Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará, Brasil", em atividade no Campus Monte Alegre da Ufopa, coordenado pela professora Ivana Veneza e realizado em parceria com os peixeiros da cidade, disponibilizou para consulta o livro eletrônico (e-book) Guia de Peixes comercializados em Monte Alegre.

O livro apresenta, em linguagem acessível, informações sobre seis ordens, 18 famílias e 32 espécies de peixes nativos. “Este material tem grande importância para a comunidade em geral, tanto para consumidores de peixe quanto pesquisadores e demais interessados na diversidade de recursos pesqueiros/aquícolas da Amazônia, uma vez que não havia até o momento nenhum documento que expusesse a diversidade de peixes comercializados em Monte Alegre”, informou a professora Ivana Veneza, que coordena o projeto.

Além de um registro dos peixes em si, o e-book é um valioso guia de catalogação de um dos principais itens alimentares da cultura local. “É importante relatar que, ao realizar buscas de imagens e informações de várias das espécies que constam no referido guia de peixes, em sites oficiais tais como o FishBase e o Catalog of Fishes, os resultados são muito limitados, o que faz desse material um importante veículo de informação”, completou a professora.

Sobre o projeto – O projeto de extensão "Elaboração de catálogo de peixes comercializados em Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará, Brasil", coordenado pela professora Ivana Veneza, foi criado em 2018, e desde então vem atuando em parceria com os peixeiros dos três principais pontos de venda de peixe do município de Monte Alegre (PA): Mercado de Peixe Pedro Lira (Cidade Baixa), Feira Popular e Feira Emanuel "Deus Conosco" (Cidade Alta). “Os peixeiros auxiliaram nos registros fotográficos, todos feitos exclusivamente para as publicações do projeto e com informações obtidas a partir de seu conhecimento tradicional, principalmente acerca das formas de venda e nomes populares das espécies”, explicou a coordenadora.

Sobre o guia – O Guia de Peixes Comercializados em Monte Alegre foi publicado em 22 de maio de 2023 pela editora Atena e está disponível gratuitamente aqui (PDF).

Sobre os bolsistas – Os alunos que compõem a equipe do projeto são Luan Patrick de Souza, Elciane de Freitas e Millena Campos. Eles lideraram a produção do e-book, que foi construído com outros colaboradores do projeto e alunos no âmbito de componentes de práticas integradoras de extensão. Também foram realizados eventos de apresentação da prévia do material em comunidades pesqueiras, tais como Aldeia e Curicaca. “Nessas ocasiões foi possível reunir as contribuições dos comunitários presentes e agregá-las ao e-book. Além das imagens dos peixes que são comercializados nas feiras de Monte Alegre e das informações obtidas a partir do conhecimento empírico, também foram inseridas informações científicas como biologia, hábitat e distribuição geográfica”, disse a professora.

A publicação também aponta as espécies que entram no defeso e quais delas apresentam potencial para cultivo, seja para fins de consumo alimentar humano, seja como espécies ornamentais. Para tornar o acesso ao material ainda mais amplo, bem como proporcionar maior disseminação de informações sobre as espécies de peixes amazônicos e a consequente valorização desses recursos, o discente Luan Patrick criou o site do Guia de Peixes, que pode ser acessado aqui.

O site foi indexado aos mecanismos de busca do Google em 23 de junho de 2023 e até a o início do mês de setembro já havia recebido mais de 3.500 acessos de todo o país e de países em todos os continentes.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto
22/09/2023

Capa do e-book lançado em Monte Alegre